- Aluno do AENelas na Hungria -

A organização das Olimpíadas Portuguesas de Biologia está a cargo da Ordem dos Biólogos, em colaboração com a Agência Nacional Ciência Viva, e em parceria com a Direção Geral de Educação.

Neste ano letivo, o nosso Agrupamento foi brindado com a notável participação do nosso aluno Raul Carvalho Sofia. Com efeito, a sua participação foi brilhante: ficou apurado nas 1.ª e 2.ª eliminatórias, que tiveram lugar na Escola Secundária, bem como na 3.ª eliminatória, a qual decorreu na Universidade do Algarve.

A docente responsável pela participação do aluno neste concurso, e sua professora de Biologia e Geologia dos 10.º e 11.º anos, Maria de Lurdes Silva Albuquerque, aceitou, de imediato, acompanhar o Raul neste desafio. E o resultado foi admirável! O Raul conseguiu o segundo lugar na 3.ª eliminatória, e, assim, tem a honra de representar o nosso País nas Olimpíadas Internacionais de Biologia, na Hungria.

A docente salienta que este concurso contou com a participação de milhares de alunos, mas apenas oito conseguiram o título de Olímpicos: os primeiros quatro classificados vão participar nas Olimpíadas Internacionais de Biologia, na Hungria; os restantes quatro, nas Olimpíadas Ibero-Americanas, na Bolívia.

Parabéns à família, a todos os professores que intervieram no seu percurso escolar, em especial à professora que o acompanhou neste processo, e ao nosso Agrupamento.

Mas, o maior e mais merecido louvor vai para Raul Sofia, um aluno exemplar nas várias dimensões: atitudes, valores, competências, conhecimento e curiosidade científica.

O Raul Sofia brilhou no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, onde foi grandemente aplaudido, colocando o nome do nosso Agrupamento no sítio onde gosta de estar.