No âmbito do Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Nelas, cujo tema geral é “As Voltas do Dão”, na semana de 17 a 21 de janeiro foi realizada uma Visita de Estudo que envolveu os alunos do Jardim de Infância e do 1º CEB.

Os alunos dos Jardins de Infância e do 1º e 2º Anos visitaram alguns fontanários, o depósito e o reservatório de água, inserido no subtema “Na Rota dos Fontanários”. O 3º e 4º Anos conheceram e adquiriram informações relativas à história dos monumentos locais, inserido no subtema “Às Voltas Com o Património”.

Foi uma iniciativa da equipa do PCE/Artes do Centro Escolar de Nelas que envolveu os professores titulares de turma, professores de apoio educativo, assistentes operacionais, presidente da Junta de Freguesia de Carvalhal Redondo e entidades da Câmara Municipal de Nelas, na pessoa do doutor Sérgio Espírito Santo e engenheiro Gonçalo Laranjeira.

Esta atividade foi extremamente enriquecedora para todos os intervenientes, uma vez que foram adquiridos conhecimentos e que despertou interesse em preservar, valorizar e divulgar o património local.

Todas as turmas evidenciaram interesse, agrado e aprendizagens com esta visita, como podemos constatar pelos testemunhos orais e escritos.

“Antigamente as pessoas não tinham torneiras com água e as pessoas tinham de ir buscar a água às fontes.” Jardim de Infância de Vilar Seco

“No edifício da Câmara Municipal de Nelas já esteve instalado desde 1912 a 1926 o Regimento de Cavalaria 7.” 4º A CE

“A estátua ao Escanção “Por Bem Servir” é a única no país, na Europa e talvez no mundo.” 4º A CE

“Na estátua do Escanção ficámos a saber que ele traz pendurado num fio uma tambuladeira, que servia para provar vinho” 3º A CE

“Aprendemos a data em que Nelas passou a concelho, através da fonte centenária…” 3º B CE

“Ficámos a saber pormenores de alguns monumentos que ainda não conhecíamos.” 4º B CE

“Nesta visita aprendemos muitas coisas, mas acima de tudo a valorizar a nossa história e as nossas tradições.” 3º A CE

“Gostámos de ver as casas onde foi a Prisão e o Tribunal.” EB1 de Vilar Seco

 

No dia 8 de fevereiro, alunos e professores do 4º ano do Centro Escolar, realizaram uma visita ao Planetário de Torredeita. Esta visita teve como objetivo um aprofundamento do tema "Astros" da disciplina de Estudo do Meio. Como resultado final os alunos , na sala de aula,elaboraram maquetes do Sistema Solar.

No âmbito da temática a desenvolver pelo Pré Escolar e 1º CEB ao longo deste ano letivo alusiva à sensibilização para a preservação do ambiente associado à implementação da política dos "5Rs" , foram realizados os enfeites de Natal do Centro Escolar.

Desta forma mostra-se e sensibiliza-se para a importância da reciclagem através da transformação de pacotes de leite em motivos natalícios, o que resultou num efeito final muito bonito. Agradecimento a todos quantos colaboraram nesta atividade - alunos, professores, e assistentes operacionais.

Aproveitando a quadra natalícia faz-se ainda a sensibilização para uma campanha de recolha de "Tampinhas" que reverterá para a aquisição de material de apoio para o Daniel, que frequenta o Jardim de Infância de Nelas.

 Votos de Boas Festas

A empresa Alves Bandeira, S.A., sedeada em Casal Comba - Mealhada, encontra-se a desenvolver gratuitamente desde 2016 um projeto na área escolar - Responsabilidade Social, contando desde já com a participação em mais de 150 escolas, abrangendo até ao momento mais de 7000 alunos. Neste sentido teríamos todo o gosto em proceder ao mesmo no vosso agrupamento de escolas      

O projeto é destinado ao 1º e 2º ciclo, e tem como objetivo enriquecer os conhecimentos dos alunos nas seguintes vertentes:

  • A origem do Petróleo
  • Reciclagem
  • Segurança Rodoviária

A ação tem a duração de 1h 30m (aproximadamente 30 alunos por sessão) e  é composta pelo seguinte programa:

 - Boas Vindas da equipa Alves Bandeira;

- Formação sobre Segurança Rodoviária (Vídeo + explicação pós vídeo + jogo interativo em quadro magnético);

- Formação sobre a Origem do Petróleo e as suas componentes (explicação + vídeo + visualização de amostras dos produtos combustíveis (as diversas cores);

- Formação sobre a Reciclagem (vídeo + explicação pós vídeo + jogo interativo em quadro magnético;

 - Fotografia de grupo com o Albi;

 - Presença da mascote Albi; 

- Oferta da fotografia dentro da capa Albi Escolas + KIT escolar oferecido pelo Albi.

O departamento do 1º Ciclo abraçou este projeto e teve a visita da Equipa Albi durante os dias 17, 18 e 19 de Outubro. Os alunos participaram de forma muito empenhada.

 

No âmbito do Projeto Cidadania e Desenvolvimento, deu-se inicio à reciclagem nas Escolas do 1º Ciclo de Nelas.

Foram pintados, decorados e identificados ecopontos, os quais foram colocados no recreio da escola, a fim de incentivar os alunos a separar e reciclar o lixo feito nos intervalos.

Também foram elaborados cartazes alertando para o benefício da reciclagem.

Neste momento, os alunos têm-se mostrado colaborativos, e motivados. Já se nota a preocupação em manter o recreio limpo colocando o lixo no respetivo ecoponto. São os próprios alunos os guardiões da Reciclagem.

De referir que nas salas de aulas, o processo da reciclagem do papel e plástico está a ser implementado, dispondo cada sala os seus ecopontos.

Algumas imagens da atividade:

 

 

O Comunicar em Segurança é um projeto em parceria com a Fundação PT policia de Segurança publica.

Foram debatidas as regras de segurança na Internet. Contamos com a precisa colaboração do Voluntário da Fundação PT, o senhor António Silva que de uma forma simples e extraordinária dinâmica cativou os alunos para essa temática.  Em nome dos alunos e professores  o meu agradecimento.

 O Coordenador de departamento Armando Morais

Inserido nas comemorações natalícias do AE NELAS, ficam aqui algumas fotos da Árvore de Natal que embeleza a entrada do Centro Escolar de Nelas, realizada com material reciclado. Sendo da autoria do prof. João Luís Correia, contou com a colaboração na sua elaboração dos alunos, docentes e assistentes operacionais deste estabelecimento escolar, tendo sido recicladas mais de 20000 folhas de revistas para se obter este magnífico aspeto.  

A todos eles, um grande bem haja.
 

No dia 13 de Outubro, as crianças do Jardim de Infância e os alunos do 1º CEB do Centro Escolar assinalaram o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, participando no exercício de simulação de prevenção do risco sísmico denominado "A Terra Treme".

A sensibilização para a data começou por ser realizada na 4ª feira anterior com os alunos da turma de Proteção Civil, onde foi partilhada a informação mais importante sobre o assunto com todos os alunos do 1º CEB, ressalvando a mensagem dos 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo - BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

Ficam algumas fotos das atividades realizadas:

Realizaram-se no passado dia 11 de Novembro as Feiras de Outono e os Magustos em algumas das Escolas e Jardins de Infância do Agrupamento, festejando-se a época outonal e a tradicional vivência do S. Martinho.

Esta é uma das muitas actividades que anima as experiências escolares e que valoriza as tradições como complemento dos saberes pedagógicos, onde toda a comunidade educativa é convidada a participar. Assim, professores, crianças, pais/encarregados de educação, assistentes operacionais e muitos outros parceiros envolveram-se na realização desta festa e foram o garante do seu sucesso, não só pelo trabalho realizado como pela presença confirmada.

De salientar a grata colaboração da Câmara Municipal com a cedência das barraquinhas que ajudou a criar o ambiente e facilitou na logística da disposição do espaço de feira.

A todos quantos estiveram envolvidos nesta actividade os nossos maiores agradecimentos.

Ficam algumas fotos das Feiras de Outono do Centro Escolar, de Santar e de Folhadal para relembrar a actividade – as fotos da Feira de Outono de Vilar Seco estão publicadas no FacebooK – eb1vilar