Visita de Estudo pelo Património
No âmbito do Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Nelas, cujo tema geral é “As Voltas do Dão”, na semana de 17 a 21 de janeiro foi realizada uma Visita de Estudo que envolveu os alunos do Jardim de Infância e do 1º CEB.
Os alunos dos Jardins de Infância e do 1º e 2º Anos visitaram alguns fontanários, o depósito e o reservatório de água, inserido no subtema “Na Rota dos Fontanários”. O 3º e 4º Anos conheceram e adquiriram informações relativas à história dos monumentos locais, inserido no subtema “Às Voltas Com o Património”.
Foi uma iniciativa da equipa do PCE/Artes do Centro Escolar de Nelas que envolveu os professores titulares de turma, professores de apoio educativo, assistentes operacionais, presidente da Junta de Freguesia de Carvalhal Redondo e entidades da Câmara Municipal de Nelas, na pessoa do doutor Sérgio Espírito Santo e engenheiro Gonçalo Laranjeira.
Esta atividade foi extremamente enriquecedora para todos os intervenientes, uma vez que foram adquiridos conhecimentos e que despertou interesse em preservar, valorizar e divulgar o património local.
Todas as turmas evidenciaram interesse, agrado e aprendizagens com esta visita, como podemos constatar pelos testemunhos orais e escritos.
“Antigamente as pessoas não tinham torneiras com água e as pessoas tinham de ir buscar a água às fontes.” Jardim de Infância de Vilar Seco
“No edifício da Câmara Municipal de Nelas já esteve instalado desde 1912 a 1926 o Regimento de Cavalaria 7.” 4º A CE
“A estátua ao Escanção “Por Bem Servir” é a única no país, na Europa e talvez no mundo.” 4º A CE
“Na estátua do Escanção ficámos a saber que ele traz pendurado num fio uma tambuladeira, que servia para provar vinho” 3º A CE
“Aprendemos a data em que Nelas passou a concelho, através da fonte centenária…” 3º B CE
“Ficámos a saber pormenores de alguns monumentos que ainda não conhecíamos.” 4º B CE
“Nesta visita aprendemos muitas coisas, mas acima de tudo a valorizar a nossa história e as nossas tradições.” 3º A CE
“Gostámos de ver as casas onde foi a Prisão e o Tribunal.” EB1 de Vilar Seco
![]() |