Olga Carvalho, reconduzida em 10 de julho de 2017 no cargo de Diretora do Agrupamento de Escolas de Nelas, vai tomar posse das suas funções para o novo mandato 2017-2021, no próximo dia 13 de dezembro (quarta-feira), pelas 18h00, na sala multiusos da Escola Secundária de Nelas.

 

A tomada de posse integra-se numa sessão aberta do Conselho Geral em que tomarão posse, igualmente, o Subdiretor e os Adjuntos da Diretora.

 

 O Presidente do Conselho Geral

Luís Carreiró

 

Faça da sua e nossa escola uma “ESCOLA SOLIDÁRIA”

 

Mais uma vez se vai realizar a “Campanha de Solidariedade e Feira a Custo Zero”, integrada no Plano Anual de Atividades, sob o lema “A solidariedade (re) constrói.”

Este ano o produto da campanha será distribuído pelas famílias afetadas pelos incêndios, em rede com as instituições Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Nelas, que, no terreno, identificam as necessidades. A campanha de recolha de bens decorrerá entre os dias 1 e 15 de dezembro. Precisamos de livros “velhos”, desatualizados e fora de uso, que serão entregues para reciclagem e convertidos em alimentos. Precisamos de açúcar, massa, enlatados, cereais, bolachas, óleo, azeite, com prazos de validade alargados. Precisamos de pequenos eletrodomésticos.

 Ajude o seu educando a ser solidário.

Bem-haja!

 Entregue. Dê. Em todas as escolas do Agrupamento há locais de receção para os donativos.

Ano letivo 1017-2018

Note bem: se for surpreendido por um fantasminha na noite do dia trinta e um de outubro, não se assuste. O malandrete terá fugido das exposições que estarão patentes a partir do dia trinta, nas escolas do 1º e do 2º ciclos, com trabalhos dos alunos de Inglês. A criançada já deitou mãos à obra. “Don’t worry. It’s Halloween”.  

E mais: até vai haver prémios.

E mais: sabia que…

“O Halloween, ou Hallowe’en, tem a origem numa tradição muito antiga, o Samhain. O Samhain, Samain ou Samhuinn (um termo de origem gaélica que significa “o fim do verão”), marcava o início do inverno, o fim das colheitas e o início do novo ano celta que, de acordo com calendário gregoriano adotado no século XVI, se comemorava a 1 de novembro. Era a celebração mais importante do antigo calendário celta e, apesar de ter sido substituído no século VII, é ainda hoje relembrado por toda a Europa sob a forma de diferentes tradições e costumes que perduram até aos nossos dias. Desde tempos imemoriais que o período está associado aos fantasmas, espíritos e à morte.

Tradicionalmente, durava três dias, coincidindo atualmente com as celebrações católicas da Vigília de Todos os Santos (noite de 31 de outubro), Dia de Todos os Santos (1 de novembro) e Dia dos Fiéis Defuntos (2 de novembro).”

                                                              In observador.pt/especiais/verdadeira-historia-halloween

       As alunas Andreia Marques Sá Bento e Íngride Paloma Pais Leite, do 6º D, da Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida obtiveram o 3º lugar e receberam uma menção honrosa na Prova Nacional dos Eco - Cozinheiros 2017 que decorreu no dia 29 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, em Caldas da Rainha no âmbito do Concurso Alimentação Saudável e Sustentável, promovido pelo Programa Eco-Escolas. Este concurso visou a elaboração, pelos alunos, de ementas saudáveis que pudessem ser implementadas nas Cantinas Escolares.

halloween_topoDia das Bruxas ou Halloween é celebrado todos os anos na noite de 31 de outubro, um pouco por todo o mundo, mas especialmente em países como os Estados Unidos da América, Irlanda, Canadá e Reino Unido.   As bruxas, os gatos pretos os morcegos, as aranhas e as velas são alguns dos elementos e símbolos associados a esta data, de origem pagã, no povo celta, há dois mil anos e que que festejava no seu calendário o fim do verão, o início do Ano Novo e as boas colheitas tidas. A comemoração original chamava-se Samhain, que significa "fim de verão".

Realizou-se no dia nove de junho o Interescolar do 8º ano, no Bioparque de Carvalhais, S. Pedro do Sul.

Participaram nesta atividade os alunos de E.M.R.C. do 8º ano dos Agrupamentos de Escolas de Nelas e Carregal do Sal.

A atividade iniciou-se já, no segundo período, com o "Jogo do Amigo Secreto" e que culminou com este dia radical, onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer os seus amigos, praticar alguns desportos radicais e, como o tempo ajudou, ainda se disfrutou da piscina.

Esta atividade, inseriu-se na dinâmica da disciplina de E.M.R.C., tendo em vista o crescimento integral dos alunos. Pretendeu-se levar os discentes a compreender a importância das regras da vida em grupo/comunidade, a reconhecer e respeitar o outro como um semelhante e a assumir uma atitude de respeito perante a natureza e tudo o que os rodeia.

Brevemente estarão disponíveis algumas fotografias desta atividade.