Entre os dias 14 de Outubro de 2022 e 13 de Janeiro de 2023, os alunos do curso profissional de Animador Sociocultural estiveram envolvidos no projeto ForestFM, promovido pelo Instituto Politécnico de Viseu e Universidade do Porto, com a colaboração do Jornal do Centro, tendo como objetivo envolver os jovens na divulgação de boas práticas para a prevenção de incêndios rurais através da criação de conteúdos para um programa de rádio. Este projeto teve as seguintes ações:

- sessões semanais, em sala de aula, com formadores das instituições organizadoras, para enquadramento e desenvolvimento do projeto

- saídas de campo para realização de entrevistas e recolha de sons

- preparação e realização de uma entrevista a um especialista na área da proteção civil e combate a incêndios

- criação e edição de blocos de notícias e de spots de divulgação 

- construção de um programa de rádio com todos os elementos criados pelos alunos

Está ainda previsto um encontro com todos os alunos envolvidos neste projeto a nível regional em data a acordar.

Consideramos que foi um projeto muito válido para a aprendizagem de competências nas áreas da criação de textos, recolha e tratamento de informação e expressão oral. 

Nelas, 20 de Janeiro de 2023
A Docente,
Ana Morgado

No âmbito da rubrica PALAVRAS AO LUAR, do Grupo de Educação Especial, os Professores Helena Vasconcelos e Tadeu Celestino promoveram e irão codinamizar a tertúlia "Inclusão somos todos nós", com a presença do atleta paralímpico Mário Trindade (campeão da Europa de atletismo, 100 metros, Berlim 2018) e da sua companheira de vida, Teresa Oliveira, no dia 1 de fevereirodas 17:30 às 18:30, na Escola Secundária de Nelas.

A presença de todos contribuirá para celebrarmos a igualdade e a diferença. Numa palavra: INCLUSÃO.

Esta ação tem como público-alvo os PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO. Para aceder ao link de inscrição na ação, CLIQUE AQUI (até dia 31 de janeiro). 

Bem hajam.
O Grupo de Educação Especial

2.º momento de Formação

Decorreu, no dia 10 de janeiro de 2023, o segundo evento agendado sob a designação “I Encontro da EMAEI do AENELAS sobre Perturbações do Neurodesenvolvimento”, este ano dedicado a duas perturbações que, frequentemente, coocorrem e que têm uma elevada prevalência no nosso Agrupamento: PEA – Perturbação do Espectro do Autismo – e PHDA – Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Este segundo momento, dedicado a uma junção teórico-prática sobre a PEA, teve como público-alvo Professores do nosso Agrupamento, tendo contado com 40 participantes.

A Formação foi dinamizada pela Dra. Nicole Dias, Psicóloga Clínica, Consultora da APPDA-Viseu e Cofundadora do Centro ABA.

Com um público muito motivado e participante, as 3 horas de formação (ACD) puderam cumprir o propósito de contribuir para a capacitação de Professores em questões relacionadas com a PEA, de um ponto de vista teórico-prático. No dia 8 de fevereiro, haverá a continuação desta formação, em mais 4 horas acreditadas.

Um agradecimento é devido a todos os Professores que estiveram presentes, à Dra. Nicole Dias e à Dra. Prazeres Domingues.

3.º momento de Formação

Decorreu, no dia 10 de janeiro de 2023, o terceiro evento agendado sob a designação “I Encontro da EMAEI do AENELAS sobre Perturbações do Neurodesenvolvimento”, este ano dedicado a duas perturbações que, frequentemente, coocorrem e que têm uma elevada prevalência no nosso Agrupamento: PEA – Perturbação do Espectro do Autismo – e PHDA – Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Este segundo momento, dedicado à PHDA, teve como público-alvo Professores do nosso Agrupamento, tendo contado com 20 participantes.

A Formação foi dinamizada pelo Dr. Paulo Santos, Pedopsiquiatra, Coordenador da Equipa de Psiquiatria infantil · Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

Com um público muito motivado e participante, as 2 horas de formação puderam cumprir o propósito de contribuir para a capacitação de Professores em questões relacionadas com a PHDA, de um ponto de vista teórico-prático.

Um agradecimento é devido a todos os Professores que estiveram presentes e um sentido agradecimento devemos todos ao Dr. Paulo Santos.

16 DE DEZEMBRO DE 2022

Com o objetivo de proporcionar aos jovens atividades desportivas de qualidade, dando enfoque à vertente formativa, a Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com a Divisão do Desporto Escolar, desenvolveram o Projeto “Basquetebol 3X3 nas Escolas”.
Assim, a escola Dr. Fortunato de Almeida, numa organização conjunta do grupo de Educação Física, realizou no dia 16 de dezembro o “Torneio de Basquetebol 3X3”.
Os praticantes mostraram-se bastante empenhados e motivados, revelando o seu gosto pela prática desta modalidade.

No dia 13 de dezembro realizaram-se Cenários de Aprendizagem/Laboratório Aberto, em  seis salas onde se desenvolveram atividades  interativas, mais especificamente, a Sala de Atividades Experimentais com diversas experiências orientadas pelos alunos do Clube de Ciência Viva; a Sala de Língua estrangeira e Humanidades com jogos de memória; a Sala das Expressões com atividades práticas em plasticina, pintura, contornos; a Biblioteca com jogos de desafio (loto); a Sala de Competências Digitais com robots, aplicações digitais como o Scratch, o Wakelet (diversos jogos educativos) e o Genially (imagem interativa com personalidades da Ciência dos século XVIII e XIX),  a Sala de jogos e desafios matemáticos. Para a abertura destes espaços estava prevista a atuação de alunos com canções integradas no Projeto Sing de World, que por questões técnicas não se pôde realizar, pelo que, em alternativa, se projetou a gravação destas canções. No final das atividades um grupo de alunos, sob a orientação do Professor de Educação Física, apresentou uma coreografia com uma música de Natal.

Através da concretização destas atividades foi possível promover a realização de experiências e técnicas, instrumentos e formas de trabalho diversificados;  estimular a curiosidade e o espírito de observação, bem como promover o conhecimento científico e a integração de saberes, tornando as aprendizagens mais significativas tendo em vista o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Nelas, 19 de dezembro 2022

Excertos das gravações do DVD de Natal do Agrupamento de Escolas de Nelas realizadas no Auditório Multiusos da Câmara Municipal de Nelas nos dias 21 e 22 de novembro de 2022 no âmbito do projeto "Sing the World" da Clave de Soft - Música, Educação e Cultura. Este vídeo é apenas uma amostra do trabalho realizado nos dois dias de gravação, não estando por isso presentes a totalidade dos alunos, professores e educadores que participaram no projeto.

Clique na imagem para visualizar o vídeo.

 

Foi no Agrupamento de Escolas de Nelas, no dia 31 de outubro, que os alunos e professores organizaram um concurso com sapatos, botas e até chapéus de bruxa feitos em casa com ajuda dos pais, ou até mesmo sozinhos...

Para visualizar o texto escrito por um aluno do 6º ano, CLIQUE AQUI


 

 

Estão a decorrer, ao longo do mês de novembro, as atividades da "Oficina do Óscar" realizadas no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), em articulação com o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Biblioteca Municipal. Estas atividades  têm como lema  "Na Oficina do Óscar todos arregaçamos as mangas e metemos a mão na massa"  aliando  Alimentação, Cultura e Arte.

Algumas imagens desta atividade:

a distribuição de uma peça de fruta, maças e peras, e frases apelativas sobre como ter uma alimentação saudável.

Foi assim que a Escola Básica 2,3 Fortunato de Almeida (5º e 6º ano), comemorou o dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. Esta atividade foi dinamizada no âmbito da AFC (2º ciclo), onde se pretendeu promover o cuidado com todos nomeadamente ao nível da alimentação saudável. Com estas atividades pretendeu-se não só promover a literacia alimentar e nutricional, mas também a aquisição de hábitos alimentares e físicos saudáveis e a sustentabilidade.

Uma atividade a repetir certamente!

Sabias que… As Nações Unidas escolhem todos os anos um tema associado ao dia Mundial da Alimentação? Este ano esse tema é “não deixes ninguém para trás”. Neste sentido, contamos contigo para que, juntamente connosco, não deixemos ninguém para trás. Juntos na construção de um mundo melhor e mais fraterno!