Reading With Ease and Fun

            Em 2019/20 o Agrupamento de Escolas de Nelas participa num novo Projeto Erasmus +, graças ao Centro de Formação Edufor, que convidou este grupo de escolas para ser o centro das dinâmicas deste projeto.

            A leitura e a escrita são o ponto de partida de todas as aprendizagens escolares e ao longo da vida. Quando este meio - as letras, as palavras, as frases… – está comprometido, todo o processo se torna difícil e gerador de desmotivação e de insucesso.

            O REF-2 propõe-se formar professores em novas dinâmicas de intervenção na leitura e escrita, partilhar boas práticas tidas em vários países e dinamizar momentos diversificados que tenham como centro a nossa língua, para que a leitura se torne (+) fácil e divertida. E com ela, todo o processo de aprendizagem.

            Vá acompanhando este projeto e… PARTICIPE!

A Lousitânea (Liga dos Amigos da Serra da Lousã) em parceria com a Fundação Benfica, está a desenvolver uma atividade  que consiste numa ação de educação ambiental intitulada "Faz da Tua Escola um Viveiro” , inserida num projeto de prevenção e sensibilização para riscos em vários ambientes. Este projeto consiste na criação de um espaço de viveiro com espécies autóctones, o carvalho-negral  (Quercus pyrenaica) e o carvalho-alvarinho (Quercus robur), nas escolas e alargando também às famílias das crianças.

Num verdadeiro exercício de Cidadania ativa, em tempo de regresso às aulas, no início do 2ºperíodo, todos alunos do 2º ciclo da Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida, assistiram a palestras da responsabilidade da GNR, Comando Territorial de Viseu destacamento Mangualde, que abordou a temática “Tecnologias - Novas Dependências – Alertas para os efeitos físicos e mentais das novas tecnologias.”

Ano após ano a “Campanha de Solidariedade e Feira a Custo Zero”, integrada no Plano Anual de Atividades, por iniciativa da CDT2º ciclo é uma realidade. O lema “Da minha mão para a tua - ajudar quem precisa e o Planeta poupar”, este ano marcado pelas preocupações associadas às alterações climáticas, a cidadania foi ação e a escola uma “ESCOLA SOLIDÁRIA”.

Esta atividade de Natal foi realizada nos 7.º e 8.º anos, no âmbito dos DAC, envolvendo as disciplinas de Espanhol, Francês e Inglês.

Os alunos elaboraram mensagens de gratidão, nas três línguas estrangeiras.

Na EB 2,3 Dr. Fortunato de Almeida, foram utilizados "post it" com a finalidade da construção de um painel coletivo com todos os contributos individuais, em exposição na biblioteca escolar. Essas mensagens foram, também, registadas em vídeo com os alunos que quiseram deixar o seu testemunho.

Na Escola Secundária, os alunos redigiram mensagens em correio eletrónico, que foram posteriormente expostas em pequenos postais de Natal junto à sala de cada turma.