No passado dia 14 de março, comemorou-se o “Dia do π (pi)” – aquele número interminável que se obtém, dividindo o perímetro da circunferência pelo diâmetro. A natureza infinita do pi é parte do seu fascínio.

       Esta data, comemorada desde 1988, não foi esquecida no Agrupamento de Escolas. Na Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida, foram expostos os trabalhos elaborados pelos alunos sobre a História e evolução do número de casas decimais descobertas deste número fascinante; elaborados e distribuídos marcadores de livros com curiosidades sobre o π; apresentado à comunidade escolar um PowerPoint com factos históricos e curiosidades; e ainda, exposto um “estendal”, apresentando o valor de π, formado por algarismos, elaborados pelos alunos, em material reciclável.

       Estas atividades tiveram um envolvimento muito bom por parte dos alunos do 3º ciclo.

            Na Escola Secundária, a data foi assinalada com exposição colorida do valor de p, com as suas primeiras setenta casas decimais.

 

No passado dia 8 de fevereiro, os alunos do 10ºe 11ºano dos cursos de CT e CSH, participaram numa viagem de estudo ao Porto, cujo programa incluía a visita ao Porto de Leixões, o que aconteceu durante a manhã.

Após o almoço, os alunos de CT visitaram e realizaram atividades no Planetário, enquanto os alunos de CSH visitaram o Palácio da Bolsa e percorreram a pé o centro da cidade, onde puderam ver as obras de reabilitação urbana, monumentos emblemáticos com destaque para o mercado Ferreira Borges, a livraria Lelo, a estação de S. Bento, culminando com a travessia no tabuleiro superior da Ponte D. Luís até Vila Nova de Gaia.

A atividade decorreu de acordo com o planificado e cumpriu os objectivos propostos.

No dia 8 de fevereiro, alunos e professores do 4º ano do Centro Escolar, realizaram uma visita ao Planetário de Torredeita. Esta visita teve como objetivo um aprofundamento do tema "Astros" da disciplina de Estudo do Meio. Como resultado final os alunos , na sala de aula,elaboraram maquetes do Sistema Solar.

No dia 13 de março de 2019, os alunos do 10º ano, turmas A  B1 e B2 ,tiveram oportunidade de assistir, em Viseu,  à peça de teatro "Farsa de Inês Pereira" de Gil Vicente, pela companhia ACTUS. Os alunos conviveram e divertiram-se.

Aprender através do humor, é sempre uma receita de sucesso!