No dia 14 de maio de 2022 realizou-se o Concurso Municipal de Ideias de Negócio do município de Nelas. O projeto vencedor deste município foi o VMPS - Vemos o mundo por si, dos alunos António Laranjeira, Simão Pereira e Gabriel Camões, do Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica - 11ºC e onde os alunos ganharam o 1° e 2° lugar.

Pode consultar mais informações e algumas fotografias do evento na página do Facebook do Wanted Viseu Dão Lafões, para tal CLIQUE AQUI.

No passado dia 5 de maio, alunos do 9.º, 10.º e 11.º anos da Escola Secundária de Nelas participaram na 9.ª Edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa 2022. Este projeto, iniciado na Direção-Geral da Educação (DGE), no ano letivo de 2012/2013, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa (AE Aurélia de Sousa) e a Associação de Professores de Português (APP), visa incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Ora, este ano, as Olimpíadas coincidiram com o Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído pela Unesco em 2019 e celebrado pela primeira vez em 2020. Achamos que é uma boa forma de conhecermos e aprofundarmos os nossos conhecimentos acerca da língua mãe!

Dos cerca de 60 alunos que participaram na prova, passou à segunda fase do escalão B (Ensino Secundário) a aluna Matilde Carvalho Sofia, do 10º Ano, que irá agora representar a Escola, em Coimbra, no dia 31 de maio. Parabéns!

Em 2022, a matrícula e a renovação de matrícula são realizadas no Portal das Matrículas: https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt.

É necessário utilizar o Portal das Matrículas nas seguintes situações:
• Matrícula, pela primeira vez, na Educação Pré-Escolar e no 1.o ano de escolaridade;
• Renovação de matrícula, na transição para o 5.o, 7.o, 10.o e 12.o anos de escolaridade;
• Renovação de matrícula, na transição para os outros anos de escolaridade, sempre que
pretenda ou seja necessária:
− A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
− A alteração de encarregado de educação;
− A mudança de curso ou de percurso formativo;
− A escolha de disciplinas.

Para consultar o documento completo, CLIQUE AQUI

Este Plano tem por base o programa de digitalização para as escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020), que prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas, cujo principal objetivo é alicerçar a integração transversal das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de outras ferramentas digitais nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e no exercício de cidadania.

O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), concebido para ser implementado no Agrupamento de Escolas de Nelas, pretende ser um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, definindo estratégias e ações que permitam a exploração do potencial do digital, integrando-o de forma holística na organização. 

Para uma melhor integração da Comunidade Escolar neste plano de ação, a equipa PADDE do A.E.Nelas desenvolveu uma página web, para que, desta forma, se faça chegar a todos ferramentas essenciais no E@D e partilha de recursos digitais desenvolvidos e utilizados para este fim, podendo esta ser consultada aqui.

Vamos parar… percorrendo os lugares e os caminhos dos sons.

Vamos deixar-nos tocar pelas sonoridades que nos rodeiam.

Vamos contemplar, saborear, permitir-nos convocar pelos odores circundantes e eflúvios  das paisagens sonoras da T(t)erra. Da nossa terra.

Vamos escutar.

Vamos ESCUTAR… os Sons da T(t)erra e o ponto de partida será na sexta-feira, dia 18 de fevereiro, quando tivermos connosco o Dr Luís Antero, paisagista, documentarista e arquivista sonoro, artista residente do Agrupamento de Escolas de Nelas, no âmbito do Projeto Cultural de Escola/ Plano Nacional das Artes, para uma formação de “apresentação aos alunos de noções básicas sobre escuta atenta e criativa de paisagens sonoras […] gravação e edição sonora”(Luís Antero, sic.). 

Para assinalar a famosa tradição do Halloween do dia 31 de outubro, nos Estados Unidos da América e na Reino Unido, os alunos dos 7º e 8º anos de Inglês, da Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida, na semana de 24 a 25 de outubro, realizaram atividades alusivas ao tema, nomeadamente: exploração do powerpoint ”Let´s celebrate Halloween!” e de excertos audiovisuais acerca desta tradição, audição da canção “ Ghostbusters”, realização de atividades lúdicas de ampliação de vocabulário, efetuaram um “cryptogram”, um jogo do Bingo, palavras cruzadas e “procurar” as diferenças. Foi com muito entusiasmo  que os alunos procuraram realizar as atividades.