Nos dias 26 e 29 de novembro, os alunos da ESN e da EBFA comemoraram o Dia Mundial da Ciência com experiências, observações ao microscópio, demonstrações de robótica feitas pelos alunos do Curso Profissional de Mecatrónica, e visitas a exposição de poliedros, matemáticos famosos e ilusões óticas. Os alunos puderam apreciar o modo como a ciência é construída, bem como manipular algumas ferramentas essenciais ao seu desenvolvimento.

As atividades motivaram bastante toda a comunidade escolar, manifestada pela sua participação e envolvência nos diferentes momentos.

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais congratula-se e agradece a participação de todos. Obrigada!

Visualize também algumas imagens desta atividade.

Alunos do 2º CEB da EBFA surpreenderam com doces assustadores

No dia 31 de Outubro os alunos de Inglês do 2º CEB celebraram o “Halloween”, no refeitório da EBFA, com doces criativos e muita animação.

       Tratou-se de um concurso, no âmbito da disciplina de Inglês, comemorando o “Halloween” enquanto celebração anglo-saxónica, tendo os alunos planeado, confeccionado, apresentado e saboreado um vasto e diversificado conjunto de doces: bolos, gomas, gelatinas inspirados em cemitérios, túmulos, fantasmas, dedos, cérebros, gatos pretos, vassouras voadoras, aranhas…

            Também os alunos do 3º ciclo puderam degustar e apreciar os melhores e mais arrepiantes doces que o refeitório algum dia apresentou.

            Os alunos envolvidos aguardam, com grande expectativa, os resultados do concurso, que premeia a turma mais criativa e os trabalhos especialmente tenebrosos.

Estão de parabéns os jovens participantes, as suas famílias, bem como as professoras de Inglês e demais colaboradores.

Brevemente estarão disponíveis algumas fotografias desta atividade.

A festa da corrida chegou mais uma vez ao Agrupamento! Estão abertas as inscrições para o Corta-Mato Escolar que se irá realizar no dia 21 de novembro (quarta-feira), a partir das 09:00h no espaço exterior da Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida.

As inscrições poderão ser feitas junto dos professores de Educação Física, através do formulário que poderão abrir AQUI!
 
Ou no código QR presente nos cartazes de divulgação,
 
 
Desafia os teus limites. PARTICIPA!
 
(nota: apenas poderão fazer uma inscrição: junto dos professores ou no formulário online)

A empresa Alves Bandeira, S.A., sedeada em Casal Comba - Mealhada, encontra-se a desenvolver gratuitamente desde 2016 um projeto na área escolar - Responsabilidade Social, contando desde já com a participação em mais de 150 escolas, abrangendo até ao momento mais de 7000 alunos. Neste sentido teríamos todo o gosto em proceder ao mesmo no vosso agrupamento de escolas      

O projeto é destinado ao 1º e 2º ciclo, e tem como objetivo enriquecer os conhecimentos dos alunos nas seguintes vertentes:

  • A origem do Petróleo
  • Reciclagem
  • Segurança Rodoviária

A ação tem a duração de 1h 30m (aproximadamente 30 alunos por sessão) e  é composta pelo seguinte programa:

 - Boas Vindas da equipa Alves Bandeira;

- Formação sobre Segurança Rodoviária (Vídeo + explicação pós vídeo + jogo interativo em quadro magnético);

- Formação sobre a Origem do Petróleo e as suas componentes (explicação + vídeo + visualização de amostras dos produtos combustíveis (as diversas cores);

- Formação sobre a Reciclagem (vídeo + explicação pós vídeo + jogo interativo em quadro magnético;

 - Fotografia de grupo com o Albi;

 - Presença da mascote Albi; 

- Oferta da fotografia dentro da capa Albi Escolas + KIT escolar oferecido pelo Albi.

O departamento do 1º Ciclo abraçou este projeto e teve a visita da Equipa Albi durante os dias 17, 18 e 19 de Outubro. Os alunos participaram de forma muito empenhada.

 

No âmbito do Projeto Cidadania e Desenvolvimento, deu-se inicio à reciclagem nas Escolas do 1º Ciclo de Nelas.

Foram pintados, decorados e identificados ecopontos, os quais foram colocados no recreio da escola, a fim de incentivar os alunos a separar e reciclar o lixo feito nos intervalos.

Também foram elaborados cartazes alertando para o benefício da reciclagem.

Neste momento, os alunos têm-se mostrado colaborativos, e motivados. Já se nota a preocupação em manter o recreio limpo colocando o lixo no respetivo ecoponto. São os próprios alunos os guardiões da Reciclagem.

De referir que nas salas de aulas, o processo da reciclagem do papel e plástico está a ser implementado, dispondo cada sala os seus ecopontos.

Algumas imagens da atividade:

 
 
No âmbito da Semana da Alimentação e do Domínios de Autonomia Curricular (DAC) do 6ª ano de escolaridade, temos o privilégio de no dia 25 de outubro, contar com a presença do conceituado Chef Diogo Rocha, consideremos um dos Chefs de referência nacional e responsável pela cozinha do restaurante Mesa de Lemos e que nos irá falar um pouco sobre o seu livro “Hoje Diogo Rocha” bem como a importância de cozinhar com  produtos locais. 
Fica o convite a quem quiser estar presente.
     
 
No dia 15 de outubro,  e de forma a comemorar a Semana da Alimentação, teve como convidado especial o Chef Luís Almeida, chef responsável pelos restaurantes “Dux Palace” e q.b. Bistro, em Viseu. 
Os alunos do 6ºA tiveram a possibilidade de aprender como se confecciona uma maravilhosa “hamburger de salmão”, logo pela manhã. Antes, e na biblioteca escolar os alunos da mesma turma, tiveram a possibilidade de fazer uma pequena entrevista ao Chef onde foram colocadas perguntas muito úteis e que dentro em breve vamos disponibilizar na newsletter da BE.