Relembrar a obra-prima de Eça de Queirós Os Maias não necessita de um pretexto, contudo, a professora de Português do 11º ano, Margarida Teixeira, quis, de certa forma, homenagear este escritor genial a propósito dos 130 anos da 1ª edição da obra, que ainda hoje se mantém atual.

Desafiou os alunos e propôs-lhes a recriação do famoso episódio “Jantar do Hotel Central” onde, sob o olhar crítico e acutilante do escritor, se expõe a sociedade portuguesa de finais do século XIX, através de personagens inesquecíveis como Ega, Alencar, Dâmaso, Carlos e tantos outros.

Aqui está o resultado. Uma viagem inesquecível ao ambiente aristocrata da Lisboa da época, vivida na primeira pessoa, sentida intensamente e com muito humor e diversão.

Os meus agradecimentos sinceros a todos quantos colaboraram para que este projeto chegasse a bom porto.

 À BE na pessoa do professor Bibliotecário, Bruno Cardina; à professora Gracinda do Carmo, sempre incansável e cuja ajuda foi inestimável nos contactos para conseguir o guarda-roupa, adereços, etc. e também à sua preciosa colaboração na decoração do espaço. O meu agradecimento também à professora Fátima Cunha que amavelmente forneceu as flores para os arranjos florais e ajudou também na decoração do espaço.

Outros colaboradores:

Empréstimo do guarda roupa: D. Maria Odília Pais da Associação do Cimo do Povo; professora Elisabete Pimentel do Agrupamento de Escolas da Meda; D. Fernanda Minhoto; professora Joana Marques e ainda a professora Isabel Saraiva que ajudou nos adereços e no guarda roupa.

Cedência do espaço para troca de roupa: D. Isabel Carvalho que, além da cedência do espaço junto à sua piscina, ainda permitiu aos alunos um bom mergulho no fim da noite que tão quente estava nesse dia.

- Ateliê de Serigrafia Pochoir -

- Iniciativa: Professores do grupo 600 do AENelas
- Destinatários: Professores, alunos (9.º ano e cursos profissionais), funcionários
- Local: Escola Secundária de Nelas
- Dia: 21/05/2019
- Âmbito: Desenvolvimento do gosto pela arte.
- Conselho: Visualizar o vídeo abaixo.
 

 

No dia 3 de junho de 2019, no âmbito da iniciativa “Tribunal de Porta Aberta”, esteve presente, na Escola Secundária de Nelas, a Senhora Doutora Juíza, Sílvia Magalhães, desenvolvendo uma sessão informativa sobre Justiça e cidadania ativa e responsável.

Através do importante testemunho de uma Juíza de Direito, os alunos das turmas do 11.º B2 e 12.° C, tiveram a possibilidade de conhecer alguns aspetos e algumas curiosidades sobre o funcionamento da Justiça em Portugal. Ouviram, também, o testemunho de uma pessoa determinada, esforçada e corajosa que, debaixo de um traje negro, a Beca, é um ser humano com angústias, incertezas e fragilidades.

 A sessão decorreu num ambiente agradável e motivador, tendo a Doutora Sílvia respondido às dúvidas e curiosidades dos alunos, incentivando-os a trabalharem para serem cidadãos ativos, esclarecidos, responsáveis, completos e felizes.

No final da sessão, os alunos foram convidados a experimentar a Beca. Todos se surpreenderam com o peso da mesma. Apesar disso, muitos saíram da sessão ainda mais convencidos de quererem enveredar pelo Curso de Direito!

Muito obrigado, Doutor Sílvia!

Os alunos Afonso Maria Sousa Figueiredo Dias Rocha, Beatriz Coimbras Rocha e José Miguel Maltez Xavier, do 8.º A, participaram na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, que se realizou nos dias 6 e 7 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa, como deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu.

132 deputados de 66 escolas eleitas nas Sessões Distritais e Regionais, acompanhados pelos seus professores e pelos jornalistas candidatos ao Prémio Reportagem, representaram mais de 109 000 alunos de 512 escolas participantes de todo o país, bem como de escolas portuguesas dos círculos da Europa e de Fora da Europa, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade.

No dia 6, organizados em quatro Comissões, os jovens deputados apreciaram os 22 projetos de recomendação sobre "Alterações Climáticas: Salvar os Oceanos", dos diferentes círculos eleitorais (do continente, das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, da Europa e de Fora da Europa).

No dia 7, a sessão de abertura contou com intervenções do Presidente da Assembleia da República, Dr. Eduardo Ferro Rodrigues, do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Dr. Alexandre Quintanilha, e da Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Dr.ª Alexandra Leitão.

O Afonso, a Beatriz e o José representaram, com enorme sentido de responsabilidade, não só o Agrupamento de Escolas de Nelas, mas também o círculo eleitoral de Viseu, que os elegeu.

Merecidos parabéns para quem tão abnegadamente se empenhou!

As alunas Mariana Matias dos Santos e Vera Lúcia Costa Torres, do 11.º B, de Línguas e Humanidades, estiveram presentes, nos dias 20 e 21 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa, na sessão nacional do Concurso Euroscola 2018/19, representando o distrito de Viseu.

O projeto é gerido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com a Assembleia da República e o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

Concorreram 77 escolas de todo o país e foram apresentados, perante o júri nacional, 19 trabalhos subordinados ao tema “Eleições Europeias 2019: assumir responsabilidades e escolher o futuro”.

A Mariana e a Vera obtiveram um honroso quinto lugar, tendo representado, com grande dignidade e empenho, não só o Agrupamento de Escolas de Nelas, mas todo o distrito de Viseu.

Muitíssimos parabéns às nossas dignas representantes! É assim que se faz o caminho… caminhando!

- Aluno do AENelas na Hungria -

A organização das Olimpíadas Portuguesas de Biologia está a cargo da Ordem dos Biólogos, em colaboração com a Agência Nacional Ciência Viva, e em parceria com a Direção Geral de Educação.

Neste ano letivo, o nosso Agrupamento foi brindado com a notável participação do nosso aluno Raul Carvalho Sofia. Com efeito, a sua participação foi brilhante: ficou apurado nas 1.ª e 2.ª eliminatórias, que tiveram lugar na Escola Secundária, bem como na 3.ª eliminatória, a qual decorreu na Universidade do Algarve.

A docente responsável pela participação do aluno neste concurso, e sua professora de Biologia e Geologia dos 10.º e 11.º anos, Maria de Lurdes Silva Albuquerque, aceitou, de imediato, acompanhar o Raul neste desafio. E o resultado foi admirável! O Raul conseguiu o segundo lugar na 3.ª eliminatória, e, assim, tem a honra de representar o nosso País nas Olimpíadas Internacionais de Biologia, na Hungria.

A docente salienta que este concurso contou com a participação de milhares de alunos, mas apenas oito conseguiram o título de Olímpicos: os primeiros quatro classificados vão participar nas Olimpíadas Internacionais de Biologia, na Hungria; os restantes quatro, nas Olimpíadas Ibero-Americanas, na Bolívia.

Parabéns à família, a todos os professores que intervieram no seu percurso escolar, em especial à professora que o acompanhou neste processo, e ao nosso Agrupamento.

Mas, o maior e mais merecido louvor vai para Raul Sofia, um aluno exemplar nas várias dimensões: atitudes, valores, competências, conhecimento e curiosidade científica.

O Raul Sofia brilhou no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, onde foi grandemente aplaudido, colocando o nome do nosso Agrupamento no sítio onde gosta de estar.

A Escola EB Fortunato de Almeida, em representação do nosso Agrupamento, esteve presente na finalíssima de badminton, no âmbito do desporto escolar. Esta fase decorreu na Escola Secundária de Carregal do Sal, no dia 14 de maio, e juntou os melhores praticantes de badminton da CLDE de Viseu, depois de estes terem passado por três concentrações de apuramento.

A Escola EB Fortunato de Almeida apurou 5 atletas para esta fase, nos escalões de Infantis A e Infantis B, que, com todo o empenho e dedicação, dignificaram o Clube do Desporto Escolar e conseguirem levar o nome do nosso Agrupamento ao pódio. Este feito foi conseguido pela Inês Francisco, do 5º C, no seu primeiro ano como praticante de Badminton.

Parabéns a todos os atletas!