O Agrupamento de Escolas de Nelas torna pública a abertura de concurso para a oferta de escola do horário de 14h semanais - Matemática (Grupo 500), para consultar o aviso de abertura de concurso CLIQUE AQUI.

Lista ordenada de concurso para a oferta de escola do horário de 14h semanais - Matemática (Grupo 500) - CLIQUE AQUI

O Agrupamento de Escolas de Nelas torna pública a abertura de concurso para a oferta de escola do horário de 20h semanais - Informática (Grupo 550), para consultar o aviso de abertura de concurso CLIQUE AQUI.

Lista ordenada de concurso para a oferta de escola do horário de 20h semanais - Informática (Grupo 550) - CLIQUE AQUI

REUNIÕES COM PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Estimados Encarregados de Educação!

Em momento de regresso às aulas, o Agrupamento de Escolas de Nelas está a organizar um conjunto de iniciativas para acolher da melhor forma possível e dar as boas-vindas aos seus alunos no início do ano letivo de 2022/2023, clarificando/relembrando as normas definidas para continuar a assegurar ambientes seguros nas suas escolas.

A Direção

Para consultar o calendário das reuniões com pais/encarregados de educação, CLIQUE AQUI

 

Abertura de procedimento concursal de provimento para o lugar de Diretor/a do Centro de Formação da Associação de Agrupamentos de Escolas (CFAE) EduFor, que inclui os Agru­pamentos de Escolas de Canas de Senhorim, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva.
Informa-se que se encontra aberto, pelo prazo de 1 O dias úteis, contados a partir do dia ime­diato ao da publicação no Diário da República, concurso para o cargo de Diretor/a do Centro de Formação da Associação de Agrupamentos de Escolas (CFAE) EduFor, doravante designado por EduFor, com sede na Escola Secundária Felismina Alcântara, em Mangualde.

Documentos a consultar:
Aviso n.0 15151/2022
Anexo I - Critérios de Avaliação
Regulamento do procedimento concursal para diretor/a do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) EduFor

O Agrupamento de Escolas (AE) de Nelas irá receber, entre os dias 27 e 30 de junho, o artista Nuno Pólvora do Teatro Nacional de São Carlos – OPArt, numa Residência Artística (R-A) que vai procurar desmistificar a Ópera, mostrando “o que está atrás do pano”. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) que envolve os alunos e professores do 4.º A do Centro Escolar de Nelas. O Projeto desenvolve-se ao longo da semana e culminará com uma apresentação pública aberta à comunidade, no dia 30 de junho, no Cineteatro Municipal de Nelas, pelas 18:00 horas.
O PEEA é desenvolvido pela Equipa de Educação Artística da Direção-Geral da Educação, em articulação com os Embaixadores do Programa distribuídos pelo país, que, junto das escolas, têm como missão enriquecer a abordagem da Educação Artística contextualizada na Organização Curricular através de ações de formação, projetos, colaborações e parcerias com diferentes entidades. Através de iniciativas como as R-A, pretende-se transformar as vivências em sala de aula, através de experiências culturais e educativas marcantes e, assim, contribuir para a formação integral dos alunos. Esta residência artística resulta de uma candidatura apresentada pelo AE de Nelas à edição das R-A 2022 e conta com a colaboração ativa, e essencial, da Autarquia local na concretização deste Projeto destinado às crianças do primeiro ciclo do ensino básico, com o objetivo de integrar as práticas artísticas no dia-a-dia dos alunos.

Em 2022, a matrícula e a renovação de matrícula são realizadas no Portal das Matrículas: https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt.

É necessário utilizar o Portal das Matrículas nas seguintes situações:
• Matrícula, pela primeira vez, na Educação Pré-Escolar e no 1.o ano de escolaridade;
• Renovação de matrícula, na transição para o 5.o, 7.o, 10.o e 12.o anos de escolaridade;
• Renovação de matrícula, na transição para os outros anos de escolaridade, sempre que
pretenda ou seja necessária:
− A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
− A alteração de encarregado de educação;
− A mudança de curso ou de percurso formativo;
− A escolha de disciplinas.

Para consultar o documento completo, CLIQUE AQUI

Este Plano tem por base o programa de digitalização para as escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020), que prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas, cujo principal objetivo é alicerçar a integração transversal das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de outras ferramentas digitais nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e no exercício de cidadania.

O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), concebido para ser implementado no Agrupamento de Escolas de Nelas, pretende ser um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, definindo estratégias e ações que permitam a exploração do potencial do digital, integrando-o de forma holística na organização. 

Para uma melhor integração da Comunidade Escolar neste plano de ação, a equipa PADDE do A.E.Nelas desenvolveu uma página web, para que, desta forma, se faça chegar a todos ferramentas essenciais no E@D e partilha de recursos digitais desenvolvidos e utilizados para este fim, podendo esta ser consultada aqui.

Vamos parar… percorrendo os lugares e os caminhos dos sons.

Vamos deixar-nos tocar pelas sonoridades que nos rodeiam.

Vamos contemplar, saborear, permitir-nos convocar pelos odores circundantes e eflúvios  das paisagens sonoras da T(t)erra. Da nossa terra.

Vamos escutar.

Vamos ESCUTAR… os Sons da T(t)erra e o ponto de partida será na sexta-feira, dia 18 de fevereiro, quando tivermos connosco o Dr Luís Antero, paisagista, documentarista e arquivista sonoro, artista residente do Agrupamento de Escolas de Nelas, no âmbito do Projeto Cultural de Escola/ Plano Nacional das Artes, para uma formação de “apresentação aos alunos de noções básicas sobre escuta atenta e criativa de paisagens sonoras […] gravação e edição sonora”(Luís Antero, sic.).