Vivemos tempos difíceis, tempos desconcertantes em todo o mundo. Mas temos um passado, uma herança, uma cultura. Temos escritores como Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago que escreveram o que sentiam, o que lhes ia na alma. Foi com base na poesia destes três escritores que o Sond’Ar-te Eletric Ensemble criou um projeto para manter viva esta cultura e realizou um concerto – «Diz-concerto» -, no dia doze de abril, em direto para todas as escolas do país, online, em tempo real, que cruzou as duas artes – poesia e música. Este evento resultou de uma colaboração entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação.

Foi com base neste «Diz-concerto» que os professores de Área de Integração e de Português criaram um Domínio de Autonomia Curricular (DAC), concebendo um projeto interdisciplinar que possibilitou a promoção de aprendizagens dos alunos do 10.º C do Agrupamento de Escolas de Nelas. Nesta turma, que integra dois cursos – Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica e Curso Profissional de Técnico de Design de Comunicação Gráfica -, a temática comum do projeto desenvolvido foi a escrita. Em Área de Integração, a professora leciona o tema “De Alexandria à era digital – a difusão do conhecimento através dos seus suportes”, transmitindo aos alunos a invenção da escrita que ocorreu por volta de 3500 a.C. pelo povo Sumério, no sul da Mesopotâmia, sendo que o seu suporte eram placas de argila. Porém, com o decorrer do tempo, aconteceram grandes avanços e os suportes da escrita evoluíram, passando pelo papiro, pelo pergaminho, pelo papel usado pelos escritores supracitados e, hoje, temos as novas tecnologias – computadores, telemóveis, tablets, meios digitais que foram usados neste concerto pelos intérpretes espetaculares que executaram os textos musicais de uma forma exemplar e inovadora e, por isso, contemporânea. Aliás, após o concerto, Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes, disse que “temos de ser capazes de reinventar para passar [a cultura] às gerações futuras” e nós “fazemos parte desta tarefa infinita”. Foi também o que fizeram os compositores Daniel Martinho, Sofia Sousa Rocha e Ângela da Ponte. Fizeram uma construção cultural que deu vida aos escritos, às poesias, à arte de trabalhar as palavras. Eles deram uma nova roupagem e dimensão à palavra escrita, emprestando-lhe novas sonoridades através de instrumentos tão tradicionais quanto a flauta, o clarinete, o piano, o violino, o violoncelo e tão inovadores quanto a eletrónica, o elemento novo do presente que se juntou ao “antigo”.

           

AVISO

INSCRIÇÕES – https://jnepiepe.dge.mec.pt

Todos os interessados devem consultar:

Sítio da DGE/JNE: https://www.dge.mec.pt/informacoes-1

Portal da Direção-Geral do Ensino Superior: https://www.dges.gov.pt/pt

Deliberação n.º 336-A/2021-Diário da República n.º 65/2021, 3º Suplemento, Série II de 2021-04-05 - Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Fixa os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2021-2022.

 

Encontra-se aberto, até ao próximo dia 9 de abril de 2021, o procedimento concursal comum de recrutamento para o preenchimento de 1 (um) posto de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para a carreira e categoria de assistente operacional e constituição de reserva de recrutamento interna para o mesmo posto de trabalho, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo, tendo em vista assegurar necessidades transitórias para o Agrupamento de Escolas de Nelas.

Aviso de abertura do concurso para Assistente Operacional

Aviso (extrato) n.o 5517/2021

Ata (definição de critérios)

ANO LETIVO 2020/21

Estimados alunos

Estimados encarregados de educação

Em primeiro lugar, desejamos que se encontrem todos bem de saúde.
Seguidamente, comunica-se que, como foi já veiculado na comunicação social, o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, uma estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19, nos termos da qual definiu as seguintes datas para retoma das atividades em regime presencial:  

15 de março - Educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico

05 de abril - 2º e 3º ciclos

19 de abril - Ensino Secundário

Neste regresso ao regime presencial, cumpre reforçar a necessidade de manutenção de todos os cuidados no que respeita ao cumprimento das normas estabelecidas para o funcionamento do ano letivo 2020/2021., nomeadamente  as medidas de prevenção da infeção, como o distanciamento, o uso de máscara, a ventilação dos espaços ou as medidas de higiene e etiqueta respiratória, visando uma retoma mais segura das atividades educativas e letivas presenciais”. Para consultar o documento completo CLIQUE AQUI.

Os alunos dos cursos profissionais ouvem falar sobre a primeira entrevista de emprego

Foi no dia 23 de fevereiro, pelas 14,30 horas, que os alunos do 12.º ano dos cursos profissionais de Técnico de Mecatrónica e de Técnico de Design Gráfico (12.º C) tiveram mais uma oportunidade de assistir e participar numa sessão de formação, de sensibilização e de esclarecimento. Desta vez foi sobre a forma como agir e como se comportar numa situação em que, inevitavelmente, todos vão vivenciar e que causa muita ansiedade – a primeira entrevista de emprego/trabalho.

A transição de estatutos, de aluno para colaborador de uma empresa, não é fácil. Quem já passou por ela sabe que se sente muita insegurança, muito nervosismo, muita ansiedade e algum receio.

Informação

ANO LETIVO 2020/2021 – 2.º Período 


Exmos Encarregados de Educação,

Estimados alunos,

 

Em primeiro lugar, desejamos que se encontrem todos bem de saúde.

 

Seguidamente, comunica-se que, nos termos do art. 3.º do Decreto n.º 3-D/2021, de 29 de janeiro, a partir do dia 8 de fevereiro de 2021 as atividades educativas e letivas de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário são suspensas em regime presencial, sendo retomadas em regime não presencial, nos termos do disposto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020, de 20 de julho.

Tal como determinado nesta Resolução, o Agrupamento de Escolas de Nelas definiu o Plano de Transição dos regimes presencial, misto e não presencial, ​ que deverá ser do conhecimento de todos (professores, alunos e encarregados de educação), sem prejuízo de algumas alterações que surjam de propostas dos departamentos curriculares, tendo em vista a melhor operacionalização possível.

Estando o início das aulas não presenciais previsto para a próxima semana, a partir de ​8 de fevereiro​, CLIQUE AQUI para relembrar as orientações a seguir no E@D.

INFORMAÇÃO À COMUNIDADE EDUCATIVA

ANO LETIVO 2020/21

 

Exmos Senhores Encarregados de Educação

Conforme decidido no Conselho de Ministros de dia 21 de janeiro, em virtude da evolução da pandemia, as atividades letivas e educativas, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, estão suspensas do dia 22 de janeiro até ao dia 5 de fevereiro.

 Neste contexto, e de acordo com as orientações emanadas pela DGESTE, informa-se que: CLIQUE AQUI