Quatro docentes dos Agrupamentos de Escolas de Mangualde, Nelas, Sátão e Vila Nova de Paiva estão atualmente a participar num curso de formação internacional empreendedor, sob o título "Entrepreneurial skills for 21st Century". O curso, realizado de 4 a 8 de março, no IDEC, em  iraeus, Atenas, na Grécia, como parte do Projeto Erasmus+ TEACH4EU, coordenado pelo Centro de Formação EduFor.
Este projeto, cujo nome reflete a união entre a formação docente no estrangeiro e seu impacto no desenvolvimento e desempenho profissionais, tem como objetivo fundamental promover uma mudança nas metodologias de ensino-aprendizagem. Além disso, busca fomentar a escola inclusiva, aprimorar as competências em línguas estrangeiras e fortalecer ou promover a identidade europeia.
O curso de formação, que reúne profissionais de cinco países, demonstrando como um ambiente de aprendizagem privilegia não apenas os módulos abordados, mas também a valorização da diversidade profissional, linguística e cultural, bem como pela partilha e reflexão mútuas.
Este evento representa um facilitador crucial na aquisição de competências empreendedoras na educação, vitais dadas as demandas enfrentadas pelas escolas e professores. Tais competências permitirão uma abordagem multinível das necessidades e características dos alunos, bem como a implementação de práticas inovadoras de ensino e avaliação. Além disso, promoverá o uso de novas metodologias de apoio à aprendizagem e inclusão, visando uma melhoria significativa no sucesso educativo dos alunos e o combate ao abandono escolar.
A participação neste curso de formação internacional representa um investimento valioso na educação dos docentes portugueses, capacitando-os com ferramentas e abordagens inovadoras para enfrentar os desafios do século XXI na sala de aula.

Integrado no Projeto Erasmus + Bridging the Gap: Boas Práticas para uma Gestão Integrada do Currículo (n.º 2019-1-PT01-KA101-060330), as docentes de francês do AENelas Lurdes Figueiredo e Ana Maria Almeida frequentaram um curso estruturado em Digne-Les-Bains (França), de 27 de junho a 1 de julho de 2022. Esta formação, na qual participaram 5 professoras alemãs, 5 italianas, 1 franco-jordana e 5 portuguesas, intitulada “Activités créatives au service de l’oral et de l’écrit en langue française” (Réseau Canopé) permitiu aliar a prática da língua francesa ao desenvolvimento de competências digitais úteis ao processo de ensino-aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento nos alunos de competências, tais como a criatividade, a comunicação e a colaboração.
Este curso proporcionou, de igual forma, a exploração de lugares emblemáticos da região de Haute-Provence, o contacto com diversas realidades educativas e a troca de experiências didático-pedagógicas.
Segue a ligação ao livro digital sobre a formação. Foi, indubitavelmente, uma atividade de crescimento profissional em contexto europeu, pelo que as referidas docentes agradecem o convite do Centro de Formação EduFor para integrar este projeto.
# bridgingthegapedufor
#edufor

Para aceder ao livro digital sobre a formação, CLIQUE AQUI.

Na semana de 20 a 24 de junho, eu, José Chamiço, parti rumo a Istambul, Turquia, no âmbito do projeto Erasmus KA1, course, coordenado pelo Centro de Formação Edufor, “Learn in museums” Mobilidade de Pessoal Docente para Ensino e Formação, que teve a duração de 30 horas.
O Curso “Learn in museums” teve como objetivo uma aprendizagem informal e interdisciplinar, através da interação com as coleções e com os espaços  especificamente desenhados. As suas visitas organizadas / estruturadas permitiram, sem dúvida, uma aprendizagem efetiva que mantém os aprendentes /alunos indissociados da cultura, religião, da sociedade, da arte, da história, da gastronomia e da ciência.
O grupo inicialmente incluía 8 professores: um croata, dois espanhóis e cinco portugueses. Como apenas os professores portugueses frequentaram o curso, não houve grande troca de ideias e aprendizagens. Contudo, tudo isso foi colmatado, pois tanto a Coordenadora, Ozgu Ozbay e como a Formadora / Instrutora Nazrim Alizade, formada em História de Arte, foram incansáveis ao proporcionarem-nos várias visitas guiadas, que nos enriqueceram quer profissionalmente quer pessoalmente.

Projeto Erasmus+ KA1, n.º 2019-1-PT01-KA101-060330

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1, as professoras Carla Lopes, Conceição Fareleira e Paula Almeida, deslocaram-se a Pádua, em Itália, tendo frequentado o curso Project and Competence Based Learning: innovative and effective methods and tools, juntamente com outras colegas dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim e Mangualde, cujas escolas estão, também, associadas ao Centro de Formação Edufor.

A formação decorreu de 24 a 28 de maio e nela participaram também professores de outros países: Lituânia, Eslováquia, Espanha e Chipre. Os participantes começaram por se apresentar aos presentes, bem como as suas escolas e localidades de origem, para um contacto com realidades diversas. Ao longo desta formação foram abordadas diversas ferramentas educativas, conceitos e metodologias de aprendizagem, como por exemplo o Book Creator, uma ferramenta onde pudemos criar um exemplo de um e-book,e metodologias como a Aula invertida.

No encerramento desta formação os participantes tiveram oportunidade de realizar uma visita guiada à cidade, tendo usufruído de um momento cultural e de convívio. No regresso, cabe às professoras participantes realizarem um momento de disseminação desta formação, onde irão partilhar com os colegas as atividades realizadas e as suas perspetivas sobre as mesmas e a realidade dos restantes países, na sua vertente educativa.