A equipa do EPS propõe para sinalizar o Dia Mundial da Alimentação uma actividade criativa – Arte com os Alimentos – que consiste na realização de uma composição harmoniosa, com a utilização de alimentos (frutas e/ou legumes). A ideia é que cada turma de Pré Escolar e de 1º CEB, realize um trabalho coletivo que será exposto no Centro Escolar na tarde do dia 16/10/15, para visita de toda a comunidade escolar (pais, família, amigos, professores, assistentes operacionais, animadoras,…).

cartaz

Numa parceria entre o Centro de Formação Edufor e o programa Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Nelas, decorreram no Auditório multiusos da C.M.N, nos dias 23 e 30 de maio, as “I Jornadas da Saúde”.

A sessão de abertura destas Jornadas contou com a presença da Srª Diretora do Agrupamento e do Sr Presidente da Câmara que saudou a iniciativa, afirmando que a mesma vai de encontro aos projetos que este município vem apresentando à comunidade.

A Escola, como educadora e promotora de saúde, visa capacitar o cidadão para uma inserção ativa e transformadora do seu meio. Assim, a concretização destas Jornadas assentou na implementação de atividades promotoras da educação para a saúde e de sensibilização para a adoção de estilos de vida saudáveis, através de uma abordagem transversal e multidisciplinar. Integraram-se no Projeto Educação para a Promoção da Saúde que procura desenvolver uma forte componente prática no sentido de mobilizar ativamente os membros da comunidade educativa, neste caso, o pessoal docente.

     As atividades propostas foram operacionalizadas em articulação com outras estruturas da Escola e da Comunidade, nomeadamente o Centro de Formação Edufor, Planycorpo Fisioterapia, farmácia Faure, Centro Hospitalar Tondela-Viseu, e UCC, que lidam constantemente com os nossos jovens e suas problemáticas.

Desde já agradecemos a colaboração de todos os conferencistas bem como a participação de todos os formandos.

Brevemente estarão disponíveis algumas fotografias desta atividade...

A Equipa do Projeto EPS, os professores de EMRC e a Equipa da Biblioteca Escolar lançaram um desafio radical aos alunos dos 5º, 6º e 7º ano.

No passado dia 18 de março realizou-se o Rally dos Afetos, cujo tema era o “Abraço”.

Os alunos resolveram vários desafios na Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida e em vários pontos das ruas de Nelas.

E, como era a Semana da Leitura, os alunos leram frases sobre a importância da leitura, às pessoas da comunidade local.

Citando o Papa Francisco : “Os jovens têm que sair e se fazer valer, sair a lutar pelos seus valores”.

Foi com este propósito que se criou o Rally dos Afetos.

Deixamos aqui um agradecimento muito especial à Equipa da UCC e à Escola Segura por toda a colaboração.

Ficam, aqui, alguns registos fotográficos.

Integrado nas atividades de coadjuvância de Estudo do Meio, os alunos do 3º ano do Agrupamento visitaram, durante o mês de março, o Museu do Quartzo.

A divulgação científica do património mineiro e geológico, bem como o conhecimento do aproveitamento do seu potencial são aspetos importantes a ter em conta.

Assim, com esta visita pretendeu-se a consolidação, aplicação e amplificação de conhecimentos no âmbito das Ciências.

Ficam, aqui, alguns registos fotográficos.

              A Equipa do Projeto EPS candidatou-se, no início do ano letivo, ao Programa “Cuida-te”, coordenado pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude).

Fomos selecionados para o Teatro Debate “Nem muito simples, nem demasiado complicado”.

Os alunos do 9º ano, não só assistiram ao Teatro Debate, como participaram ativamente no Teatro e no Debate, cuja temática central era a Educação Sexual e os Afetos.

A experiência foi muito enriquecedora, uma vez que contámos com a presença de atores profissionais.

As imagens falam por si…

            Sob o lema “Sonhar é preciso, criar é natural, dinamizar e divulgar é a nossa ligação ao Mundo”, a Equipa do Projeto EPS, em colaboração com o Professor Raposo e um grupo de alunos do ensino articulado da música, brindaram os idosos com um bom momento musical.

            Os professores que integram o Projeto EPS consideram importante a ligação da Escola à Comunidade, e, a solidariedade e a partilha foram os nossos objetivos com os séniores, nestes cantares das janeiras nos Lares de S. Domingos, em Algeraz e S. Miguel, em Nelas.

Ficam aqui alguns registos fotográficos.

O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral alargou a emissão do cheque dentista até aos 15 anos, ou seja aos nascidos em 1999.

Assim, no passado, dia 7 de janeiro, a equipa do Projeto EPS promoveu um rastreio oral, aos jovens nascidos nesse ano, em parceria com a UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade), na qual contámos com a colaboração da médica dentista da Unidade, de uma enfermeira e de duas estagiárias, as quais, desde já agradecemos a disponibilidade.        

Ficam alguns registos fotográficos.

             No passado dia 10 de dezembro, os professores que integram o Projeto EPS (Educação para a Promoção da Saúde), em parceria com a UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade), promoveram, nas turmas do 4º ano, do Centro Escolar de Nelas, a Ação “Higiene Postural”.

O objetivo desta Ação foi debater a importância de uma boa postura, assim como tomar consciência dos malefícios do peso a mais nas suas mochilas.

Nesta Ação contámos com a colaboração da enfermeira Márcia Neto e de duas enfermeiras estagiárias.

Ficam, aqui, alguns registos fotográficos …

            Durante o mês de dezembro, os professores que integram o Projeto EPS (Educação para a Promoção da Saúde), em parceria com a UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade), promoveram, nas turmas do 5º ano, a Ação “O meu corpo e Eu”.

O objetivo desta Ação foi debater temas relacionados com alterações que ocorrem na adolescência, fase tão importante das suas vidas, e, desta forma, desenvolver nos alunos competências para saber lidar com essas mesmas transformações.

Nesta Ação contámos com a colaboração da enfermeira Augusta Larcher e com duas enfermeiras estagiárias.

Ficam, aqui, alguns registos fotográficos …

No passado dia 3 de dezembro, comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

A equipa da BE, em conjunto com a equipa do Projeto EPS, não quis deixar passar a data sem refletir um pouco sobre a temática.

Assim, e, integrado no Projeto “a Ler +”, alguns dos nossos alunos do 5º ano lerem dois poemas, na sala de professores da EBFA, acompanhados pelos alunos do ensino articulado da música, onde tocaram uma bela melodia.

Para quem não esteve presente, seguem os dois poemas, para que possam refletir também, pois somos todos iguais, na diferença…

Algumas fotografias desta atividade:

Ler mais: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência…

No passado dia 7 de novembro, no edifício multiusos da Câmara Municipal de Nelas, alguns Pais/Encarregados de Educação dos nossos alunos, principalmente Pais de alunos dos 1º e 2º ciclos refletiram sobre a “Segurança na Internet”. Para tal, contámos com a preciosa ajuda dos agentes da Escola Segura.

Esta Ação foi uma iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento, em parceria com o Projeto EPS e a Biblioteca Escolar.

Durante as duas semanas seguintes, o Projeto EPS, promoveu esta temática, nas aulas de Educação para a Cidadanias dos 5º e 6º anos.

A internet pode oferecer vários riscos para as crianças e jovens.

Se hoje a internet já é fundamental na nossa vida, daqui a alguns anos ela será indispensável. Assim, ensinar a lidar com a internet e seus inconvenientes deve começar na infância, seja na escola ou em casa. As crianças e os jovens precisam de ser educadas, no sentido de lidar da melhor forma com esta tão preciosa.

Os organizadores da Ação agradecem, desde já, aos elementos da Escola Segura que contribuíram para que a atividade fosse possível.

Alguns registos fotográficos desta atividade: