Os alunos que integram o Projeto Investir na Capacidade (PIC) de Nelas, assim como alunos que estão a desenvolver projetos individuais no âmbito do PIC-STEM (Erasmus+), estiveram no Encontro Nacional do PIC, no dia 12 de maio, no Porto. Neste Encontro foram também representados os PIC do Porto, de Gaia, de Leiria, de Pedrouços e de Oeiras. Os pais que o desejaram (e/ou puderam) marcaram também a sua presença.

Deste Encontro, destacamos a partilha de experiências entre os PIC e a Conferência da Professora Doutora Zenita Guenther. Agradecemos a forma como fomos recebidos pelo PIC anfitrião – o do Porto -, salientando aqui a forma como a Professora Doutora Helena Serra (Presidente do Conselho Geral da APCS) acolheu todos os participantes.

Esta foi a penúltima atividade do PIC 6 (2017/18).

Podem consultar o último livro do PIC, já publicado, para conhecerem as atividades do PIC 5 e algumas do PIC 6: https://www.edufor.pt/aenelas-pic/imagens/Livro_PIC5.pdf.

No dia 27 de abril, os alunos dos cursos profissionais Técnico de Proteção Civil e Técnico de Logística, funcionários da Câmara Municipal de Nelas e alguns presidentes e representantes de Juntas de Freguesia do concelho, visitaram o Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF), que constitui a mais importante estrutura dedicada à investigação experimental dos incêndios florestais existente na Europa. É promovido pelo Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da ADAI (Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial) que, desde 1985, desenvolve investigação aplicada em vários temas relacionados com o comportamento do fogo e a segurança pessoal.

O LEIF situa-se no Aeródromo da Lousã e dispõe de equipamentos de ensaio, tais como: estruturas de simulação do comportamento do fogo em encostas e em desfiladeiros; túnel vertical para estudo de partículas incandescentes; gerador de vórtices ou turbilhões de fogo; estrutura de ensaio de sistemas de proteção de viaturas de Bombeiros; etc.

Sob a orientação do Dr. Jorge Raposo, a visita iniciou-se com a visualização de um vídeo e introdução teórica sobre os incêndios florestais. De seguida, foi feita uma demonstração de vários ensaios experimentais, com incidência no comportamento extremo do fogo (comportamento eruptivo, tornados de fogo, projeções, entre outros). Visitou-se o Laboratório de Estudos de Combustíveis Mortos e, no final, observou-se um equipamento/estrutura de proteção para as viaturas de combate a incêndio florestal, que está a ser desenvolvido no LEIF.

A visita foi extremamente interessante e, pelo facto de ter proporcionado uma aprendizagem mais prática, correspondeu às espetativas de todos os participantes.

Algumas fotografias desta atividade.

Inscrições abertas. Podem inscrever-se equipas constituídas por 4 alunos + 1 adulto até 25 maio, junto do Professor de Educação Física ou neste LINK
ALINHAS?
 
 
Visualize também o vídeo promocional desta atividade:
 

Nos dias 13 e 14 de abril realizou-se, em Tomar, o VIII Encontro Nacional de alunos do Ensino Secundário inscritos na disciplina de EMRC. Este ano participaram cerca de 1800 alunos vindos de 69 escolas de todo o país. O tema do Encontro “Desa(r)ma-te.

À chegada os alunos foram recebidos com uma enorme animação, música e danças. Seguiu-se o jantar, porco no espeto.  Ao fim de nos alimentarmos iniciámos, em grupo, um passeio noturno pelas ruas da cidade de Tomar até ao Convento de Cristo, onde nos esperava um concerto religioso nas escadarias do Convento. Por volta das 24 horas foram encaminhados para o local de dormida, no Pavilhão da Escola Jácome Ratton.

No dia seguinte, por volta das 8h30 foi distribuído o pequeno almoço, seguindo-se um Peddy Paper pela cidade de Tomar. Visitámos o museu dos fósforos e o museu do azulejo. Após esta atividade foi distribuído o almoço e seguiu-se um concerto de encerramento do Encontro.  Chegou a hora de regressarmos e dirigimo-nos para os respetivos autocarros iniciando o caminho para casa.  Poderão ver alguns momentos por nós vividos nas seguintes páginas:

https://www.youtube.com/watch?v=2nOi3hh1OAU

https://www.youtube.com/watch?v=rxwShw2NbcM&t=81s

TEORIAS E PRÁTICAS SOBRE APRENDIZAGEM: OS PROJETOS PIC, STEM FOR ALL SEASONS E OUTRAS PROPOSTAS

A proposta de alteração do Decreto-Lei n.º 3/2008 centra-se no conceito de «escola inclusiva», propondo o abandono do conceito de «Educação Especial», ou, no mínimo, uma alteração profunda do mesmo. A tónica é o enfoque nas necessidades de todos os alunos, partindo-se do princípio de que há outras necessidades para além das necessidades educativas especiais.

Esta Ação de Formação é focada neste todo, no contínuo de alunos cujas aprendizagens percorrem a Curva de Gauss, com a tónica em teorias e práticas voltadas para os extremos deste continuum assim como para a aprendizagem no geral. Ressalta também como grande objetivo desta Formação uma reflexão sobre a importância do trabalho colaborativo.

Este Congresso conta com nomes de referência no panorama da aprendizagem nacional e internacional.

O Congresso está acreditado (12 horas) para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial na Área de Formação B - Prática pedagógica e didática na docência. Os participantes que não desejem acreditação terão um certificado de participação.

Inscriçõeshttp://www.edufor.info/formacao/index.asp?id=06_1718_T1

Visite o site de divulgação do Congressohttps://mfffalmeida1.wixsite.com/congressopicstem

Hoje, dia 1 de março de 2018, celebra-se o Dia Mundial da Proteção Civil. Também conhecido por Dia Internacional da Proteção Civil, é uma data global instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC). Foi escolhido o dia 1 de março, uma vez que foi neste dia que entrou em vigor a Constituição daquela organização.

O objetivo deste dia é sensibilizar toda a população para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência, acidente grave ou catástrofe.

A proteção civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente.

Alunos do Curso Profissional Técnico de Proteção Civil

No dia 3 de junho, os alunos que integram a Fase de Projetos Individuais do PIC5 (Projeto Investir na Capacidade, 5.ª edição) do Agrupamento de Escolas de Nelas, projetos que decorrem no âmbito do Projeto Erasmus + STEM For All Seasons, estiveram na Serra do Perdigão (Vila Velha de Ródão), numa sessão particular com a Equipa do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), numa atividade organizada por esta Instituição, denominada NOVO ATLAS EUROPEU DO VENTO.

Proj_Stem_ativ


Dias 8-12 de maio

Quatro professoras do Agrupamento de Escolas de Nelas que integram o Projeto Erasmus + STEM for All Seasons estiveram na Grécia, naquela que foi a segunda formação no âmbito deste projeto (a primeira formação foi na Irlanda).

    O objetivo deste projeto é a construção de materiais para alunos dos 4 aos 12 anos, no âmbito das STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática).

    Saiba mais sobre este projeto em http://www.stemforallseasons.eu/

STEM_Grecia

No dia 15 de maio, os alunos do Curso Profissional  de Técnico de Design Gráfico, do 10.º ano, turma D, deslocaram-se a Viseu, onde visitaram a tipografia Viseense. Estes tiveram oportunidade de observar todas as fases relativas ao processo impressão offset de objetos gráficos e tomaram conhecimento da sua história, que se funde com a história da tipografia em Viseu pelo facto de se tratar da tipografia mais antiga da cidade. Os alunos também visitaram o gabinete de Design e Impressão Direta e a Sala de Acabamentos da referida tipografia.

RI_ViseuNo passado dia 24 de fevereiro, no âmbito da Disciplina de História, os alunos das 4 turmas do 9º ano realizaram uma visita de estudo ao Regimento de Infantaria 14 (RI14), com a denominação histórica de Infantes de Viriato, uma unidade da Estrutura Base do Exército Português aquartelada na cidade de Viseu. Atualmente o regimento tem como encargo operacional o de organizar, treinar e manter um dos batalhões de infantaria da Brigada de Intervenção.

De forma a expandir os conhecimentos, por meio de atividades extracurriculares, no dia 24 de novembro, os alunos do 10º,11º e 12º ano do Curso Profissional de Mecatrónica do Agrupamento de Escolas de Nelas realizaram uma visita de estudo técnica à EMAF-16ª Feria Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Industria, decorreram na EXPONOR em Matosinhos.

Algumas fotografias desta atividade: