No dia 22 de abril de 2022, dois alunos do 11.º ano, Afonso Maria Sousa Figueirinha Dias da Rocha e José Miguel Maltez Xavier, representaram a Escola Secundária de Nelas, na fase Regional das Olimpíadas de Física 2022, em regime presencial, na Faculdade de Física da Universidade de Coimbra. Um dia intenso de provas Teóricas e Experimentais, visitas ao Museu Machado de Castro, ao Jardim Botânico e à zona mais antiga da cidade. Despedimo-nos da cidade dos estudantes com a entrega dos prémios. E trouxemos connosco a medalha de prata ganha pelo José Miguel Maltez Xavier.

Esta fase apurou para a Fase Nacional. Parabéns aos alunos pela maturidade e empenho dedicado à Ciência e, em especial, à Física.

No dia 28 de maio o José Miguel Maltez Xavier voltou à Faculdade de Física da Universidade de Coimbra para mais um desafio: superar a fase Nacional e seguir rumo à fase Internacional. Atingido este objetivo, vislumbra-se o Japão através do Projeto Quark!. Uma vez mais, o AENelas esteve bem representado. Quanto orgulho e satisfação!

Obrigado José, obrigado pais, obrigado professores.

No dia 14 de maio de 2022 realizou-se o Concurso Municipal de Ideias de Negócio do município de Nelas. O projeto vencedor deste município foi o VMPS - Vemos o mundo por si, dos alunos António Laranjeira, Simão Pereira e Gabriel Camões, do Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica - 11ºC e onde os alunos ganharam o 1° e 2° lugar.

Pode consultar mais informações e algumas fotografias do evento na página do Facebook do Wanted Viseu Dão Lafões, para tal CLIQUE AQUI.

No passado dia 5 de maio, alunos do 9.º, 10.º e 11.º anos da Escola Secundária de Nelas participaram na 9.ª Edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa 2022. Este projeto, iniciado na Direção-Geral da Educação (DGE), no ano letivo de 2012/2013, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa (AE Aurélia de Sousa) e a Associação de Professores de Português (APP), visa incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Ora, este ano, as Olimpíadas coincidiram com o Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído pela Unesco em 2019 e celebrado pela primeira vez em 2020. Achamos que é uma boa forma de conhecermos e aprofundarmos os nossos conhecimentos acerca da língua mãe!

Dos cerca de 60 alunos que participaram na prova, passou à segunda fase do escalão B (Ensino Secundário) a aluna Matilde Carvalho Sofia, do 10º Ano, que irá agora representar a Escola, em Coimbra, no dia 31 de maio. Parabéns!

Sendo a  Literacia para os Media um dos objetivos do nosso Projeto Educativo, não só a leitura dos vários  géneros  jornalísticos é feita em sala de aula, como também incentivamos os nossos estudantes a praticar a escrita desses mesmos géneros. Respondendo ao desafio lançado pela professora de Português, a nossa aluna, Margarida Monteiro do 10.°B, quis dar a conhecer a Banda Filarmónica de Santar, na qual toca fagote. Nasceu assim esta reportagem, que venceu o concurso Jornalistas em Rede, parceria do jornal Público e RBE.