No dia 25 de maio, pelas 12.25 horas, foi hasteada a Bandeira Verde do Eco-Escolas pelo décimo segundo ano consecutivo na Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida.         

         A cerimónia decorreu junto ao portão principal da Escola, onde os alunos do 6ºC apresentaram as 11 frases do Eco-Código da Escola.

Devido à situação pandémica em que nos encontramos, não foi possível a participação de todas as turmas neste evento tão importante.

Bandeira Verde simboliza o bom trabalho desenvolvido pela Escola na área ambiental. A nossa escola foi galardoada com a Bandeira Verde  devido ao trabalho realizado por toda a Comunidade Escolar, em particular pelos alunos, em defesa do Ambiente e da sustentabilidade do nosso Planeta.

Um bem-haja a todos que contribuíram para a conquista deste Galardão.

Equipa Eco-Escolas 

Álvaro Silva
Belmira Coito 
Maria João Ordaz

Duas alunas da Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida assumiram o perfil de Eco cozinheiras na Prova Regional Centro, que se realizou na Escola de Hotelaria e Turismo em Coimbra, no dia 20 de abril, no âmbito do Concurso Alimentação Saudável e Sustentável, dinamizado pelo Programa Eco-Escolas.

Este concurso visava a elaboração, pelos alunos, de ementas saudáveis que pudessem ser implementadas na Cantina Escolar. Assim, o trabalho das alunas Marta e Rute, alunas do 6º C, venceu, numa primeira fase, o concurso interno, tendo sido posteriormente, a escola convidada a participar na fase regional. Aqui, as jovens estudantes, no papel de Eco cozinheiras, apresentaram uma ementa saudável Primavera / Verão composta por sopa de espinafres, um prato de peru grelhado com arroz de legumes acompanhado com uma salada colorida. A ementa terminava com uma salada de fruta e um sumo natural de pêra. Como veem, bem natural!!!!

Desde já um especial agradecimento às alunas, professores envolvidos, Encarregados de Educação e Direção do Agrupamento.

Algumas fotografias desta atividade:

hastear_bandeiraNo dia 22 de abril (Dia da Terra), realizou-se a Cerimónia do Hastear da Bandeira Verde do Programa Eco-Escolas referente ao trabalho desenvolvido no ano letivo anterior. A cerimónia decorreu durante o intervalo das dez horas no átrio principal da escola onde foram apresentadas as frases do Eco-Código da nossa escola e culminou com o hastear da Bandeira junto ao portão.

A Bandeira Verde simboliza o bom trabalho desenvolvido pela escola na área ambiental. Tal só tem sido possível com a participação de todos: alunos, professores, assistentes operacionais, outros funcionários da escola, pais, câmara, etc.

Um Bem-Haja a todos que contribuíram para a conquista deste Galardão.

Equipa Eco-Escola

Belmira Marques e Aida André