Uma vez mais a Escola Secundária de Nelas estará presente na sessão nacional do Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário

Ensino públimagem_net_cartaz_PJSico e privado: que desafios?” foi o tema do projeto Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, uma iniciativa da Assembleia da República, que tem como principais objetivos promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas da atualidade.

Concluídas as atividades relativas à primeira fase do concurso, a nível da escola, realizou-se no dia 10 de março a Sessão Distrital, segunda fase do projeto que decorreu no Auditório do Instituto Superior Politécnico, onde estiveram representadas 24 escolas, que elaboraram o Projeto de Recomendações do distrito de Viseu, e elegeram as quatro escolas para representarem este círculo eleitoral na Sessão Nacional: (Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira; Escola Secundária Latino Coelho, Lamego; Escola Secundária de Vila Nova de Paiva; e Escola Secundária de Nelas).

A Escola Secundária de Nelas participou e esteve representada, nesta fase, pelos alunos Augusto Silva e Diogo Camões, na qualidade de deputados efetivos, e pela aluna Mariana Pais como deputada suplente. Estes alunos foram eleitos e irão representar o círculo eleitoral de Viseu na Sessão Nacional a realizar em Lisboa nos dias 25 e 26 de Maio.

foto_parlamento

E ASSIM SE CONSTRÓI O FUTURO

Combate imagem_net_cartaz_PJBao Insucesso Escolar”- tema pertinente pela sua atualidade, merecendo, por parte de todos nós, cidadãos europeus, uma reflexão profunda para encontrarmos respostas urgentes e adequadas. A participação da Escola Secundária de Nelas no programa Parlamento dos Jovens cativou logo os alunos pela pertinência do tema prop
osto e pelo seu carácter desafiador! Após a inscrição da nossa escola pelas professoras responsáveis, Sandra Póvoa e Manuela Campos, e consequente divulgação do Projeto pela comunidade estudantil, surgiram duas listas, constituídas por dez elementos cada, a candidatarem-se à Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens. Nesta, realizada no dia 16 de janeiro, tomaram posse os deputados eleitos e procedeu-se à eleição da Mesa da Sessão Escolar, com debate de propostas, elaboração do Projeto de Recomendação da Escola e eleição dos deputados à Sessão Distrital. Os deputados efetivos eleitos foram os alunos Manuel Borges da Silva (9.º B) e Francisca Mendes (9.º B), e a deputada suplente foi a Rute Monteiro.

O nosso aluno Edgar Almeida conseguiu ser eleito Presidente da Mesa da Sessão Distrital. Esta realizou-se no dia 9 de março, em Vouzela, onde o Edgar esteve à altura do acontecimento. Nesta fase, participaram 22 escolas de todo o distrito de Viseu, envolvendo um total de 66 deputados (44 efetivos e 22 suplentes).

Ler mais: PARLAMENTO DOS JOVENS 2014/2015 – ENSINO BÁSICO

O deputado Hélder Amaral, eleito pelo CDS-PP no círculo eleitoral de Viseu, dinamizou o debate sobre os temas deste ano do Parlamento dos Jovens – “Ensino Público e Privado: Que desafios?” para o Ensino Secundário e “ (In)Sucesso Escolar” para o Ensino Básico -, realizado na escola sede do Agrupamento.

A intervenção do deputado começou com uma breve descrição das funções de deputado e do funcionamento da Assembleia da República.

Seguiu-se o debate propriamente dito, ocasião para os candidatos a deputados esgrimirem argumentos a favor das propostas de medidas que constituem o programa das respetivas Listas. Foi também a altura para lançamento de novas ideias sobre o tema que poderão ser utilizadas na melhoria das propostas já apresentadas. Para além do debate acerca dos temas em questão houve ainda oportunidade para reflectir sobre a actualidade política e social. De entre estes, destaco a municipalização da educação, a corrupção e as questões em torno das coligações de governo e da governabilidade do país.questões em torno das coligações de governo e da da governabilidade do país.Foi uma boa sessão em torno do tema que estava em debate - "ensino público e privado: que desafios" - mas que também passou por outros temas da atualidade política e social.

Ler mais: Deputado Hélder Amaral com os candidatos a deputados do Parlamento dos Jovens

Dando continuidade à participação, bem sucedida, nas sessões anteriores do Hemiciclo – Parlamento dos Jovens, a escola, tomará parte no programa “Parlamento dos Jovens”, uma iniciativa institucional da Assembleia da República, realizada com a colaboração do Ministério da Educação, através das respectivas Direcções Regionais de Educação e com a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto através do Instituto Português da Juventude. A dinamização /organização está a cargo da professora de EMRC.
O programa tem os seguintes objectivos:
Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;
Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político;
Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
Os temas para debate, no Ensino Secundário e no 3º Ciclo do Ensino Básico, no ano lectivo 2009/2010 são, respectivamente “A República” e “A Educação Sexual”.
Tal como o modelo preconiza e após a constituição de listas subscritoras de um conjunto de recomendações, internas à Escola, e respectiva eleição, os alunos eleitos participarão numa sessão distrital, apresentando aí o seu projecto de recomendação ao escrutínio eleitoral para eventual participação na etapa seguinte – Nacional.