EM CURSO_

placeholder image

7ª edição do Concurso LeVA

Está a decorrer nas escolas do 1.º CEB, o concurso Leitura em Voz Alta de forma a apurar os 3 finalistas e representantes do 3º ano ao 6º ano, que este ano extraordinariamente terá um o formato com o recurso ao online.
Dentro em breve teremos mais informações para que todos possam assistir em casa no dia 11 de abril, dia da abertura do Festival Literário de Nelas.

+ info

PARA OUVIR_

Artboard%202

Louco como Eu

Escritores desvendam o seu processo criativo e confessam o que gostariam de perguntar a outros autores. Conversas de loucos que acreditam, contra tantas evidências, que passar horas e horas em redor de palavras é tão útil que pode mudar o mundo.
Projeto dinamizado pela BE da Fundação Lapa do Lobo para ouvir no Spotify.  



ouvir

DESTAQUE_

https://www.facebook.com/municipio.nelas/videos/889235018475494/?t=0

Festival Literário de Nelas

De 11 a 17 de abril, irá realizar-se o Festival Literário de Nelas com o tema - Liberdade em Pessoa. Este ano devido ao enquadramento vivido, terá um maior no online onde se destacam encontros com escritor Jerónimo Pizarro e José Carlos Completo. Haverá ainda a final do Concurso Leitura em Voz Alta, bem como o já costume encontro de escritores “Sair da Gaveta” na FLL. Ficam aqui elencadas algumas atividades onde se irá ler, cantar e até pintar Pessoa.

+ info


Abdulrazak Gurnah


DESTAQUE DO MÊS_

Abdulrazak Gurnah [1948-]

Abdulrazak Gurnah nasceu em 1948 e cresceu na ilha de Zanzibar, no Oceano Índico, mas chegou a Inglaterra como refugiado no final da década de 1960. Após a libertação pacífica do domínio colonial britânico em dezembro de 1963, Zanzibar passou por uma revolução que, sob o regime do presidente Abeid Karume, levou à opressão e perseguição de cidadãos de origem árabe; massacres ocorreram. Gurnah pertencia ao grupo étnico atingido e depois de terminar os estudos foi forçado a deixar a sua família e fugir do país, então formado República da Tanzânia. Tinha dezoito anos. Só em 1984 foi possível voltar a Zanzibar, permitindo-lhe ver o seu pai pouco antes da sua morte. Até à recente reforma, Gurnah foi Professor de Inglês e Literaturas Pós-coloniais na Universidade de Kent em Canterbury, com foco principalmente em escritores como Wole Soyinka, Ngugi wa Thiong'o e Salman Rushdie.

Saber + 

NOVIDADES NAS BIBLIOTECAS_

1507 1
Pergunta ao teu pai
Davide Cali

Biblitoeca CEN

1507 1
Idiotas úteis e inúteis

Ricardo Araújo Pereira 

Biblioteca ESN 
O Museu
O som da montanha

Yasunari Kawabata

Biblioteca ESN
O Museu-dos-Misterios
O leitor do comboio 

Jean-Paul Didierlauren

Biblioteca ESN
AE NELAS | 2021