RI_ViseuNo passado dia 24 de fevereiro, no âmbito da Disciplina de História, os alunos das 4 turmas do 9º ano realizaram uma visita de estudo ao Regimento de Infantaria 14 (RI14), com a denominação histórica de Infantes de Viriato, uma unidade da Estrutura Base do Exército Português aquartelada na cidade de Viseu. Atualmente o regimento tem como encargo operacional o de organizar, treinar e manter um dos batalhões de infantaria da Brigada de Intervenção.

Nesta visita os alunos foram acompanhados pelos professores:

Prof.ª Lurdes Coelho
Prof.º Luís Cunha

Prof.ª Sandra Póvoa

Prof.º Aníbal Xavier

Pelas 10 horas, iniciou-se uma visita guiada ao quartel general , a qual se iniciou com uma apresentação deste espaço, mostrando-nos as viaturas (nomeadamente a Pandur), a divisão do quartel, a cantina, o campo de treino, o estacionamento das viaturas, a enfermaria e a capela.

No RI14 está implementado um museu, que os alunos, através de uma visita guiada pelo 2º Cabo Rodrigues, puderam visitar. Este museu redimensiona a História do Exército desde as Guerras Peninsulares passando pela 1.ª Guerra Mundial, até à atualidade. Neste espaço pode-se ainda conhecer, a história do Regimento de Infantaria N.º 14, como foi fundado e como veio a permanecer no local onde está situado. Observámos também vários objectos de interesse, como:

• Vários tipos de fardamento e a sua evolução ao longo do tempo;

• Armamento e equipamento (AK47, Uzi, MG47, MADSEN, LUGER 9 mm,…);

• Bandeiras, guiões e algumas fotografias antigas.

Os alunos e professores acompanhantes tiveram a possibilidade de entrarem na Pandur e de serem informados do seu funcionamento e utilidade.

Seguidamente, os alunos dirigiram-se ao Palácio do Gelo onde almoçaram e passearam indo, de seguida, ao cinema para a visualização de um filme cultural, relacionado com a disciplina em causa, designado de “A Grande Muralha”.

A visita de estudo terminou, por volta das 17:00 horas, com a chegada dos alunos a Nelas.

Em suma, esta viagem teve um papel fundamental na formação dos alunos, uma vez que deu a conhecer a História do Regime da Infantaria 14, proporcionando um maior conhecimento e ajudando na compreensão de alguns assuntos específicos da disciplina de História. Esta visita de estudo teve objectivos que foram atingidos na sua totalidade.

É de salientar a forma exemplar e ordeira, por parte dos alunos, ao longo de toda a visita.