As alunas Andreia Marques Sá Bento e Íngride Paloma Pais Leite, do 6º D, da Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida obtiveram o 3º lugar e receberam uma menção honrosa na Prova Nacional dos Eco - Cozinheiros 2017 que decorreu no dia 29 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, em Caldas da Rainha no âmbito do Concurso Alimentação Saudável e Sustentável, promovido pelo Programa Eco-Escolas. Este concurso visou a elaboração, pelos alunos, de ementas saudáveis que pudessem ser implementadas nas Cantinas Escolares.

Como o trabalho das alunas venceu, numa primeira fase, o concurso interno da escola, o mesmo foi enviado para a Plataforma do Eco-escolas. Posteriormente, a escola foi convidada a participar na fase regional, tendo ficado apurada para a participação na Prova Nacional.

No papel de Eco-Cozinheiras as alunas apresentaram uma ementa saudável Primavera / Verão composta por sopa de feijão-verde, um prato de peru grelhado com batata cozida acompanhado com uma salada colorida. A ementa terminava com uma salada de fruta “barquinhos de meloa” e uma limonada com hortelã. Como veem, uma ementa simples, saborosa e nutricionalmente completa, que pode ser confecionada na cantina da escola!!!!

Desde já um especial agradecimento às alunas, aos Encarregados de Educação, à Câmara Municipal - pelo apoio e cedência do transporte, à Direção do Agrupamento e aos professores envolvidos.

Aqui ficam algumas fotografias da Prova Nacional dos Eco-Cozinheiros de 2017, realizada no dia 29 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, em Caldas da Rainha.