Nos dias 22 e 23 de fevereiro tivemos em Nelas a Calliope Theatre Company com as peças Romeo and Juliet, destinada aos alunos do ensino secundário, e The Missing Queen, representada em duas sessões assistidas pelos alunos que frequentam o segundo e o terceiro ciclo do ensino básico.

Em todas as sessões os alunos foram chamados a participar, facto que deu uma maior dinâmica ao espetáculo. Os alunos tiveram a oportunidade de contactar com falantes nativos de língua inglesa, que tiveram o cuidado de falar devagar, usar a linguagem corporal/gestual e uma dicção clara, tendo em conta a diversidade da audiência. As peças deram o mote para se falar um pouco da história e cultura inglesa.

Em jeito de avaliação, quando questionados acerca do que mais gostaram, os alunos mencionaram os atores, a sua pronúncia e expressividade, a interação com o público e os momentos divertidos. Embora a maioria dos alunos tenha considerado as peças adequadas ao seu nível de aprendizagem da língua inglesa, alguns referiram serem demasiado acessíveis e com um tipo de linguagem demasiado infantil – sobretudo os alunos mais velhos, com bastantes conhecimentos de Inglês. Claro está que o oposto também se verificou, e houve mesmo alunos a afirmar “Oh professora, não percebi nada mas gostei muito!”, situação que foi posteriormente em sala de aula, onde as professoras esclareceram alguns aspetos não compreendidos.

Consideramos que, na globalidade, houve uma boa recetividade por parte dos alunos. Será, com certeza, uma experiência a repetir.