A Escola Secundária de Nelas respondeu ao convite do Ministério da Educação, em colaboração com a Federação Nacional de Associações de Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário, nos dias 15 e 23 de janeiro  e 7 de fevereiro de 2018, pondo todos os alunos das turmas da Escola a refletirem sobre o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A ação realizou-se em 4 momentos distintos, como estava previsto:

 1.º Inscrição da Escola - feita pela Direção do AENelas;

 2.º Organização da Assembleia de Alunos (15 de janeiro): professores apresentaram o documento  Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e, com base nos powerpoints disponibilizados na plataforma http://area.dge.mec.pt/diadoperfil/, discutiram-se situações que poderão ajudar a viabilizar, no dia-a-dia, o que está consagrado no referido documento. Desta reflexão surgiram palavras-chave, frases e desenhos-síntese do que, segundo os alunos, deve ser a escola do século XXI, quais os seus pilares e as suas práticas.

 3.º Assembleia de Representantes de Alunos (23 de janeiro): Na sala 19, dois alunos por turma e os respetivos delegados e subdelegados, orientados pelo presidente da Associação de Estudantes, Manuel Borges da Silva, foram colocados a refletirem na base das seguintes situações:

    i) Se eu fosse diretor(a), o que mudaria na escola para que esta se tornasse melhor, para que todos os alunos aprendessem de acordo com os seus interesses e necessidades e pudessem atingir o perfil?;

    ii) Se eu fosse professor(a), como organizaria as minhas aulas para que todos os alunos aprendessem e o “Perfil dos alunos” fosse alcançado?

Os alunos, em grupos de 4/5 alunos, discutiram ambas as questões e registaram-nas em folha própria, de modo a debater com qualidade o assunto no momento e em sessão posterior, aquando da preparação das conclusões a expor no Conselho Pedagógico e no Conselho Geral.

 4.º Fórum de Escola (7 de fevereiro e ...): 4 alunos (dois do 3.º CEB + 2 do Ensino Secundário), eleitos no dia da Assembleia de Representantes de Alunos, acompanhados pelo Presidente da Associação de Estudantes, estiveram no Conselho Pedagógico para, entre os professores, divulgarem o que, segundo eles, é fundamental que aconteça para que o Perfil seja um documento efetivo, realístico e ajustado à realidade da escola atual. Esta apresentação há de igualmente acontecer em Conselho Geral, logo que este reúna.

 E assim vamos erguendo a escola, pedra a pedra, buscando um destino que não há de ter fim. É assim o conhecimento... uma caminhada de envolvimento focados sempre no mais além. Há que caminhar com todos em busca de tudo e do todo.