Respondendo ao desafio do Sr. Ministro da Educação sobre a implementação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, desenhou-se na Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida, um programa de atividades, organizadas de modo a possibilitar a participação de todos.

Como o Perfil dos Alunos configura o que se pretende que os jovens alcancem no final da escolaridade obrigatória, mobilizaram-se todos os anos em torno de atividades interdisciplinares, diferenciadas e complementares, cujo foco principal foi apresentar o documento aos alunos, apoiar a descodificação da terminologia utilizada e refletir e apresentar soluções concretas de organização da escola e do ensino que visem a consecução desse Perfil.

Nas turmas de 5º e 7º ano articularam-se as atividades com os projetos em implementação no âmbito do Projeto de Flexibilidade e Autonomia Curricular. Nas turmas de 6º ano a disciplina de Educação para a Cidadania foi o polo aglutinador e dinamizador das atividades, envolvendo os Diretores de turma e disciplinas de que são docentes.

Aos debates e reflexões que ocorreram em contexto de sala de aula, orientados por vários docentes, apoiados em apresentações e ou outro material selecionado e construído para o efeito, juntou-se a produção e exposição de material iconográfico e textual, manuscrito ou impresso, organizado em murais temáticos (5º e 7º ano). O trabalho realizado nas turmas do 6º ano traduziu-se na construção de uma escada, cujos blocos/ patamares representam o caminho a percorrer ao longo de toda a escolaridade, no aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e a viver com os outros e o aprender a ser. Nas turmas do 8º ano deu-se primazia ao debate em torno da temática.

Medir o impacto destas intervenções não é tarefa fácil. O interesse e a participação de muitos alunos que já revelam mais facilidade nas competências comunicativas auguram um futuro auspicioso. Constituiu-se em mais um momento de aprendizagem. Resta que todos se consciencializem do caminho a percorrer e como o fazer, para que seja possível atingir os objetivos individuais e coletivos.

Algumas fotografias dos trabalhos desenvolvidos...