Relembrar a obra-prima de Eça de Queirós Os Maias não necessita de um pretexto, contudo, a professora de Português do 11º ano, Margarida Teixeira, quis, de certa forma, homenagear este escritor genial a propósito dos 130 anos da 1ª edição da obra, que ainda hoje se mantém atual.

Desafiou os alunos e propôs-lhes a recriação do famoso episódio “Jantar do Hotel Central” onde, sob o olhar crítico e acutilante do escritor, se expõe a sociedade portuguesa de finais do século XIX, através de personagens inesquecíveis como Ega, Alencar, Dâmaso, Carlos e tantos outros.

Aqui está o resultado. Uma viagem inesquecível ao ambiente aristocrata da Lisboa da época, vivida na primeira pessoa, sentida intensamente e com muito humor e diversão.

Os meus agradecimentos sinceros a todos quantos colaboraram para que este projeto chegasse a bom porto.

À BE na pessoa do professor Bibliotecário, Bruno Cardina; à professora Gracinda do Carmo, sempre incansável e cuja ajuda foi inestimável nos contactos para conseguir o guarda-roupa, adereços, etc. e também à sua preciosa colaboração na decoração do espaço. O meu agradecimento também à professora Fátima Cunha que amavelmente forneceu as flores para os arranjos florais e ajudou também na decoração do espaço.

Outros colaboradores:

Empréstimo do guarda roupa: D. Maria Odília Pais da Associação do Cimo do Povo; professora Elisabete Pimentel do Agrupamento de Escolas da Meda; D. Fernanda Minhoto; professora Joana Marques e ainda a professora Isabel Saraiva que ajudou nos adereços e no guarda roupa.

Cedência do espaço para troca de roupa: D. Isabel Carvalho que, além da cedência do espaço junto à sua piscina, ainda permitiu aos alunos um bom mergulho no fim da noite que tão quente estava nesse dia.