No dia 12 de março realizou-se um simulacro de incêndio na Escola Secundária de Nelas, cujo objetivo serviu para testar os procedimentos de emergência da estrutura interna de segurança, tempos de resposta dos Bombeiros, bem como a evacuação dos vários edifícios.

O simulacro foi organizado pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Proteção Civil e contou com a participação dos Bombeiros Voluntários de Nelas. O cenário que serviu de suporte ao simulacro foi a ocorrência de um incêndio no laboratório de Química, no r/c do bloco de aulas, colocando em risco todos os ocupantes daquele edifício. Em resultado do incêndio, “confirmou-se” uma vítima com queimaduras e inalação de fumos e, durante a evacuação, uma segunda vítima, que caiu nas escadas que dão acesso ao ponto de encontro. Foi notória a colaboração de toda a comunidade escolar envolvida e, no final, foi reconhecida a importância da realização do exercício, com vista à agilização de processos, criação de rotinas e identificação situações passíveis de correção. O balanço foi, por isso, bastante positivo.