Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) são unidades educativas sedeadas em escolas, tendo por objectivo geral contribuir para o desenvolvimento qualitativo do processo educativo. Desenvolvem as suas actividades nos domínios do apoio psicopedagógico, do apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa e da orientação escolar e profissional. Assim, os SPO organizam acções dirigidas para situações individuais, para grupos específicos ou para toda a comunidade educativa, tendo em vista promover e melhorar as condições de aprendizagem e vivência escolar.
No âmbito do apoio psicopedagógico, as acções passam por identificar causas do insucesso escolar, propondo medidas, colaborar com o Núcleo de Apoio Educativo na detecção de alunos com necessidades especiais, sua avaliação, estudo das intervenções adequadas e respectivo acompanhamento e desenvolvimento de programas de promoção do desenvolvimento do aluno a diversos níveis. Em termos do apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa, os SPO colaboram com os órgãos de gestão da escola e articulam a actividade com outros serviços da comunidade e com os pais e encarregados de educação. No 3º ciclo do ensino básico, compete também ao SPO exercer a sua actividade no domínio da orientação escolar e profissional, desenvolvendo programas de orientação a nível de grupo ou individual, realizar acções de informação escolar e profissional dirigidas aos alunos e aos encarregados de educação e a promover o contacto dos alunos com o sistema educativo e formativo e com o mundo do trabalho.
A intervenção do SPO pode ser solicitada por qualquer elemento da escola (professores, alunos, funcionários) ou pelos pais e encarregados de educação.