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Dois projetos do Curso Profissional de Mecatrónica são finalistas do projeto Wanted da CIM Dão Lafões, com os projetos "Smart Garbage Trash" e "Genius D - A Fralda Inteligente".
Participaram neste evento cinco projetos, com alunos do Curso acima referido, bem como alunos do Curso de Programação com as seguintes soluções: BOOK RENTING, o Armário I4 e a aplicação MakeURise.
A apresentação final dos projetos será realizada nos dias 1 e 2 de junho, no Instituto Politécnico de Viseu (IPV), em Viseu.
O projeto Wanted, organizado pela CIM Dão Lafões, tem como objetivo principal criar uma geração de jovens capacitados para enfrentar os desafios da atualidade. Ao longo do curso, os alunos foram estimulados a desenvolver a sua criatividade e a detetar problemas ou necessidades existentes no mercado. O resultado desse processo foi a geração de ideias de negócio inovadoras, que culminaram nos projetos "Smart Garbage Trash" e "Genius D - A Fralda Inteligente".
O projeto "Smart Garbage Trash" propõe a criação de um sistema inteligente de recolha de lixo. A ideia é utilizar sensores e tecnologia de comunicação para otimizar a gestão do lixo, promovendo a reciclagem e reduzindo o impacto ambiental.
Já o projeto "Genius D - A Fralda Inteligente" visa desenvolver uma fralda inteligente para acamados. A fralda seria equipada com sensores que monitorizam a humidade e a temperatura e PH, além de possuir recursos de deteção de necessidades fisiológicas e de prevenção de assaduras na pele de quem tem problemas de comunicação.
A apresentação final dos projetos no IPV será uma oportunidade para os alunos demonstrarem o trabalho realizado ao longo do curso e os resultados alcançados com os seus projetos. Além disso, o evento também servirá como uma montra para que potenciais investidores e parceiros possam conhecer as ideias inovadoras e o potencial de negócio dos projetos desenvolvidos pelos finalistas.
Link dos vídeos dos Projetos: Book Renting; Genius D - A Fralda inteligente; MAKEURISE; Armário i4; We cant Trash it
Realizou-se, no dia 27 de março, uma palestra sobre Empreendedorismo, dinamizada pelos docentes da disciplina de Área de Integração, tendo sido convidado para orador, o Engenheiro Ricardo Borges, consultor estratégico em algumas PME´s da região e com funções de controlo financeiro e apoio à gestão na EDP.
Esta atividade trabalhou um dos domínios da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, Empreendedorismo, seguindo as aprendizagens essenciais da disciplina supracitada.
A intervenção do palestrante foi no sentido de dar a conhecer aos alunos projetos e iniciativas para apoio ao empreendedor e a concretização de iniciativas com valor empresarial, criando um espaço de reflexão sobre o impacto que atitudes de empreendedorismo podem ter no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos.
Os participantes, nomeadamente, alunos, docentes e elementos da Direção mostraram-se colaborantes, interessados e participativos.
Entre os dias 14 de Outubro de 2022 e 13 de Janeiro de 2023, os alunos do curso profissional de Animador Sociocultural estiveram envolvidos no projeto ForestFM, promovido pelo Instituto Politécnico de Viseu e Universidade do Porto, com a colaboração do Jornal do Centro, tendo como objetivo envolver os jovens na divulgação de boas práticas para a prevenção de incêndios rurais através da criação de conteúdos para um programa de rádio. Este projeto teve as seguintes ações:
- sessões semanais, em sala de aula, com formadores das instituições organizadoras, para enquadramento e desenvolvimento do projeto
- saídas de campo para realização de entrevistas e recolha de sons
- preparação e realização de uma entrevista a um especialista na área da proteção civil e combate a incêndios
- criação e edição de blocos de notícias e de spots de divulgação
- construção de um programa de rádio com todos os elementos criados pelos alunos
Está ainda previsto um encontro com todos os alunos envolvidos neste projeto a nível regional em data a acordar.
Consideramos que foi um projeto muito válido para a aprendizagem de competências nas áreas da criação de textos, recolha e tratamento de informação e expressão oral.
Nelas, 20 de Janeiro de 2023
A Docente,
Ana Morgado
No dia 24 de novembro, os alunos do ensino secundário do curso profissional técnico de mecatrónica das turmas 10ºC, 11ºC e 12ºC participaram no evento Pense Indústria 4.0 promovido pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro assistindo a uma palestra sobre Robótica onde ficaram a conhecer as principais características e aplicações dos robôs colaborativos quer em ambiente industrial quer em ambiente doméstico no Instituto Superior de Tecnologia em Coimbra. Ainda tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios onde os alunos do ISEC estudam e participam em vários projetos no âmbito da robótica, mecânica e eletrotecnia.
No dia 14 de maio de 2022 realizou-se o Concurso Municipal de Ideias de Negócio do município de Nelas. O projeto vencedor deste município foi o VMPS - Vemos o mundo por si, dos alunos António Laranjeira, Simão Pereira e Gabriel Camões, do Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica - 11ºC e onde os alunos ganharam o 1° e 2° lugar.
Pode consultar mais informações e algumas fotografias do evento na página do Facebook do Wanted Viseu Dão Lafões, para tal CLIQUE AQUI.
Encontra-se em exposição, na Biblioteca Municipal de Nelas, o material gráfico, produzido pelos alunos, em nome individual ou em grupo, referente ao concurso “Dia Internacional da Mulher”, tendo saído vencedores os seguintes alunos dos Cursos Profissionais Técnicos de Design de Comunicação Gráfica:
1.º lugar - Bárbara Mota (10.º ano);
2.º lugar - Inês Borges e Joana Azoia (11.º ano);
3.º lugar - Clementina Couto e Diana Salvador (11.º ano).
Tratou-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Nelas, dirigida aos alunos dos cursos Profissionais de Técnico de Design de Comunicação Gráfica que contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Nelas e que agora pode ser apreciada, sob a forma de exposição, no átrio na Biblioteca Municipal António Lobo Antunes.
A exposição estará patente até 9 de abril 2022, no horário da Biblioteca Municipal: segunda a sexta-feira, das 9:00 às 18:00 horas, sábados, das 14:30 às 18:00 horas.
A realização do concurso teve como objetivo a elaboração de um cartaz, banner e marcador de acordo com as especificações definidas em regulamento próprio.
A CMN, na pessoa da Dr.ª Paula Vitória, responsável pela BM ALA, agradeceu todo o empenho da equipa do Agrupamento de Escolas de Nelas, nomeadamente dos alunos, da professora Beatriz Lopes e da Direção, enaltecendo a qualidade dos trabalhos apresentados.
No âmbito do projeto Rosto Com(Vida) cujo objetivo é levar a temática da Saúde Mental a todos os ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas de Nelas, os alunos do 10º D do Curso Profissional de Animação Sociocultural dinamizaram, no dia 2 de março, uma atividade destinada aos alunos da turma do 1º B, do Centro Escolar de Nelas.
Na sua intervenção, os alunos do Curso Profissional fizeram a leitura e representação da história infantil “O pequeno Preocupossauro”, de Rachel Bright e Cris Chatterton, através de um teatro de sombras que estimulou as crianças para um momento de diálogo sobre a narrativa, ao longo do qual foram exploradas questões, tais como: O que nos faz sentir medo? Onde sentimos os medos? Qual a diferença entre os medos reais e os medos imaginários?
O entusiasmo e as respostas das crianças fizeram as delícias de todos os envolvidos, alunos e professoras.
Gratos pela dedicação disponibilizada para esta atividade! Fica a promessa de se repetir a experiência com outras turmas do mesmo ciclo de ensino.
Este foi mais um projeto que resultou da parceria entre o CLDS Nelas 4you e o Agrupamento de Escolas de Nelas. Foi desenvolvido pelos alunos do 10º C no âmbito do domínio Educação Ambiental, na componente da Cidadania e Desenvolvimento, através de uma articulação interdisciplinar que, por sua vez, articula com um eixo de intervenção do CLDS Nelas 4you.
O desafio colocado aos alunos foi a realização de uma reportagem com base numa entrevista aos seus pais sobre as práticas sustentáveis que já praticam e as que poderão vir a praticar em sua casa ou no seu local de trabalho, permitindo uma transição para uma economia circular. A participação dos pais no projeto manifestou o seu envolvimento nas preocupações e formação dos seus educandos, potenciando, também, uma reflexão sobre este assunto tão essencial à nossa vida e à vida das gerações vindouras, assim como o diálogo entre as duas gerações, o que virá a ter consequências positivas nas suas ações diárias.
Participaram neste projeto os professores de Área de Integração, de Português e de Oficina Gráfica, resultando um produto final – um e-book que condensa as reportagens produzidas pelos alunos participantes e que pode ser consultado AQUI.