Abertura de procedimento concursal de provimento para o lugar de Diretor/a do Centro de Formação da Associação de Agrupamentos de Escolas (CFAE) EduFor, que inclui os Agru­pamentos de Escolas de Canas de Senhorim, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva.
Informa-se que se encontra aberto, pelo prazo de 1 O dias úteis, contados a partir do dia ime­diato ao da publicação no Diário da República, concurso para o cargo de Diretor/a do Centro de Formação da Associação de Agrupamentos de Escolas (CFAE) EduFor, doravante designado por EduFor, com sede na Escola Secundária Felismina Alcântara, em Mangualde.

Documentos a consultar:
Aviso n.0 15151/2022
Anexo I - Critérios de Avaliação
Regulamento do procedimento concursal para diretor/a do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) EduFor

Integrado no Projeto Erasmus + Bridging the Gap: Boas Práticas para uma Gestão Integrada do Currículo (n.º 2019-1-PT01-KA101-060330), as docentes de francês do AENelas Lurdes Figueiredo e Ana Maria Almeida frequentaram um curso estruturado em Digne-Les-Bains (França), de 27 de junho a 1 de julho de 2022. Esta formação, na qual participaram 5 professoras alemãs, 5 italianas, 1 franco-jordana e 5 portuguesas, intitulada “Activités créatives au service de l’oral et de l’écrit en langue française” (Réseau Canopé) permitiu aliar a prática da língua francesa ao desenvolvimento de competências digitais úteis ao processo de ensino-aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento nos alunos de competências, tais como a criatividade, a comunicação e a colaboração.
Este curso proporcionou, de igual forma, a exploração de lugares emblemáticos da região de Haute-Provence, o contacto com diversas realidades educativas e a troca de experiências didático-pedagógicas.
Segue a ligação ao livro digital sobre a formação. Foi, indubitavelmente, uma atividade de crescimento profissional em contexto europeu, pelo que as referidas docentes agradecem o convite do Centro de Formação EduFor para integrar este projeto.
# bridgingthegapedufor
#edufor

Para aceder ao livro digital sobre a formação, CLIQUE AQUI.

Na semana de 20 a 24 de junho, eu, José Chamiço, parti rumo a Istambul, Turquia, no âmbito do projeto Erasmus KA1, course, coordenado pelo Centro de Formação Edufor, “Learn in museums” Mobilidade de Pessoal Docente para Ensino e Formação, que teve a duração de 30 horas.
O Curso “Learn in museums” teve como objetivo uma aprendizagem informal e interdisciplinar, através da interação com as coleções e com os espaços  especificamente desenhados. As suas visitas organizadas / estruturadas permitiram, sem dúvida, uma aprendizagem efetiva que mantém os aprendentes /alunos indissociados da cultura, religião, da sociedade, da arte, da história, da gastronomia e da ciência.
O grupo inicialmente incluía 8 professores: um croata, dois espanhóis e cinco portugueses. Como apenas os professores portugueses frequentaram o curso, não houve grande troca de ideias e aprendizagens. Contudo, tudo isso foi colmatado, pois tanto a Coordenadora, Ozgu Ozbay e como a Formadora / Instrutora Nazrim Alizade, formada em História de Arte, foram incansáveis ao proporcionarem-nos várias visitas guiadas, que nos enriqueceram quer profissionalmente quer pessoalmente.

O Agrupamento de Escolas (AE) de Nelas irá receber, entre os dias 27 e 30 de junho, o artista Nuno Pólvora do Teatro Nacional de São Carlos – OPArt, numa Residência Artística (R-A) que vai procurar desmistificar a Ópera, mostrando “o que está atrás do pano”. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) que envolve os alunos e professores do 4.º A do Centro Escolar de Nelas. O Projeto desenvolve-se ao longo da semana e culminará com uma apresentação pública aberta à comunidade, no dia 30 de junho, no Cineteatro Municipal de Nelas, pelas 18:00 horas.
O PEEA é desenvolvido pela Equipa de Educação Artística da Direção-Geral da Educação, em articulação com os Embaixadores do Programa distribuídos pelo país, que, junto das escolas, têm como missão enriquecer a abordagem da Educação Artística contextualizada na Organização Curricular através de ações de formação, projetos, colaborações e parcerias com diferentes entidades. Através de iniciativas como as R-A, pretende-se transformar as vivências em sala de aula, através de experiências culturais e educativas marcantes e, assim, contribuir para a formação integral dos alunos. Esta residência artística resulta de uma candidatura apresentada pelo AE de Nelas à edição das R-A 2022 e conta com a colaboração ativa, e essencial, da Autarquia local na concretização deste Projeto destinado às crianças do primeiro ciclo do ensino básico, com o objetivo de integrar as práticas artísticas no dia-a-dia dos alunos.

Projeto Erasmus+ KA1, n.º 2019-1-PT01-KA101-060330

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1, as professoras Carla Lopes, Conceição Fareleira e Paula Almeida, deslocaram-se a Pádua, em Itália, tendo frequentado o curso Project and Competence Based Learning: innovative and effective methods and tools, juntamente com outras colegas dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim e Mangualde, cujas escolas estão, também, associadas ao Centro de Formação Edufor.

A formação decorreu de 24 a 28 de maio e nela participaram também professores de outros países: Lituânia, Eslováquia, Espanha e Chipre. Os participantes começaram por se apresentar aos presentes, bem como as suas escolas e localidades de origem, para um contacto com realidades diversas. Ao longo desta formação foram abordadas diversas ferramentas educativas, conceitos e metodologias de aprendizagem, como por exemplo o Book Creator, uma ferramenta onde pudemos criar um exemplo de um e-book,e metodologias como a Aula invertida.

No encerramento desta formação os participantes tiveram oportunidade de realizar uma visita guiada à cidade, tendo usufruído de um momento cultural e de convívio. No regresso, cabe às professoras participantes realizarem um momento de disseminação desta formação, onde irão partilhar com os colegas as atividades realizadas e as suas perspetivas sobre as mesmas e a realidade dos restantes países, na sua vertente educativa.