Estão a decorrer, ao longo do mês de novembro, as atividades da "Oficina do Óscar" realizadas no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), em articulação com o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Biblioteca Municipal. Estas atividades  têm como lema  "Na Oficina do Óscar todos arregaçamos as mangas e metemos a mão na massa"  aliando  Alimentação, Cultura e Arte.

Algumas imagens desta atividade:

a distribuição de uma peça de fruta, maças e peras, e frases apelativas sobre como ter uma alimentação saudável.

Foi assim que a Escola Básica 2,3 Fortunato de Almeida (5º e 6º ano), comemorou o dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. Esta atividade foi dinamizada no âmbito da AFC (2º ciclo), onde se pretendeu promover o cuidado com todos nomeadamente ao nível da alimentação saudável. Com estas atividades pretendeu-se não só promover a literacia alimentar e nutricional, mas também a aquisição de hábitos alimentares e físicos saudáveis e a sustentabilidade.

Uma atividade a repetir certamente!

Sabias que… As Nações Unidas escolhem todos os anos um tema associado ao dia Mundial da Alimentação? Este ano esse tema é “não deixes ninguém para trás”. Neste sentido, contamos contigo para que, juntamente connosco, não deixemos ninguém para trás. Juntos na construção de um mundo melhor e mais fraterno!

Este ano, o Agrupamento de Escolas de Nelas, aderiu ao Projeto “Sing the World” com o tema “Canções de Natal”.
Este projeto envolve alunos do desde o pré-escolar, 1º e 2º ciclos, alguns alunos do 7º ano e professores do Agrupamento.
Entre os dias 21 e 22 de novembro irão realizar-se as gravações para o DVD “Canções de Natal” e no dia 7 de dezembro, no Cine -Teatro de Nelas, a partir das 20 horas e 30 minutos, irá realizar-se o espetáculo de lançamento do DVD.
Junte-se a nós! Vamos começar a celebrar o Natal!

É já no próximo dia 16 de novembro de manhã que se realizará o tradicional Corta-Mato Escolar do Agrupamento. É necessário que te inscrevas e que o tempo esteja de feição. Caso o tempo não o permita, o Corta-Mato será adiado para o dia 23 de novembro. Participa, vais sentir-te bem!
Segue o cartaz e o percurso do Corta-Mato.

CARTAZ PERCURSO do CORTA-MATO

 Para te inscreveres CLICA AQUI.

O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-REDES em parceria com a Direção-Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, de crianças do Ensino Básico, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais.

Consulte o regulamento da 3.ª edição da Academia Digital para Pais AQUI.

Para consultar o CARTAZ desta iniciativa AQUI.

A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows 'Eve ou All Hallows' “Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, na tradução para o português. O Halloween vem de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2.000 anos, chamado Samhain.” É uma celebração observada em vários países, principalmente no mundo anglófono.

https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/halloween-descubra-as-origens-significado-e-outras-curiosidades-sobre-a-data

Alunos, famílias, professores de Inglês, o Laboratório de Artes e a Biblioteca Escolar do 1º e do 2º ciclos trabalham, já, na dinamização da atividade, nesse ano subordinada ao tema “Witches Shoes Contest”.

Além de prémios para os melhores trabalhos, haverá uma exposição nas escolas respetivas, dos estranhos e lúgubres sapatos, que entrarão pelo seu pé nas escolas do 1º ciclo e a Básica Dr Fortunato de Almeida, na noite do dia 31 de outubro.

Participa!

REUNIÕES COM PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Estimados Encarregados de Educação!

Em momento de regresso às aulas, o Agrupamento de Escolas de Nelas está a organizar um conjunto de iniciativas para acolher da melhor forma possível e dar as boas-vindas aos seus alunos no início do ano letivo de 2022/2023, clarificando/relembrando as normas definidas para continuar a assegurar ambientes seguros nas suas escolas.

A Direção

Para consultar o calendário das reuniões com pais/encarregados de educação, CLIQUE AQUI

 

Abertura de procedimento concursal de provimento para o lugar de Diretor/a do Centro de Formação da Associação de Agrupamentos de Escolas (CFAE) EduFor, que inclui os Agru­pamentos de Escolas de Canas de Senhorim, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva.
Informa-se que se encontra aberto, pelo prazo de 1 O dias úteis, contados a partir do dia ime­diato ao da publicação no Diário da República, concurso para o cargo de Diretor/a do Centro de Formação da Associação de Agrupamentos de Escolas (CFAE) EduFor, doravante designado por EduFor, com sede na Escola Secundária Felismina Alcântara, em Mangualde.

Documentos a consultar:
Aviso n.0 15151/2022
Anexo I - Critérios de Avaliação
Regulamento do procedimento concursal para diretor/a do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) EduFor

O Agrupamento de Escolas (AE) de Nelas irá receber, entre os dias 27 e 30 de junho, o artista Nuno Pólvora do Teatro Nacional de São Carlos – OPArt, numa Residência Artística (R-A) que vai procurar desmistificar a Ópera, mostrando “o que está atrás do pano”. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) que envolve os alunos e professores do 4.º A do Centro Escolar de Nelas. O Projeto desenvolve-se ao longo da semana e culminará com uma apresentação pública aberta à comunidade, no dia 30 de junho, no Cineteatro Municipal de Nelas, pelas 18:00 horas.
O PEEA é desenvolvido pela Equipa de Educação Artística da Direção-Geral da Educação, em articulação com os Embaixadores do Programa distribuídos pelo país, que, junto das escolas, têm como missão enriquecer a abordagem da Educação Artística contextualizada na Organização Curricular através de ações de formação, projetos, colaborações e parcerias com diferentes entidades. Através de iniciativas como as R-A, pretende-se transformar as vivências em sala de aula, através de experiências culturais e educativas marcantes e, assim, contribuir para a formação integral dos alunos. Esta residência artística resulta de uma candidatura apresentada pelo AE de Nelas à edição das R-A 2022 e conta com a colaboração ativa, e essencial, da Autarquia local na concretização deste Projeto destinado às crianças do primeiro ciclo do ensino básico, com o objetivo de integrar as práticas artísticas no dia-a-dia dos alunos.