No dia 22 de abril de 2022, dois alunos do 11.º ano, Afonso Maria Sousa Figueirinha Dias da Rocha e José Miguel Maltez Xavier, representaram a Escola Secundária de Nelas, na fase Regional das Olimpíadas de Física 2022, em regime presencial, na Faculdade de Física da Universidade de Coimbra. Um dia intenso de provas Teóricas e Experimentais, visitas ao Museu Machado de Castro, ao Jardim Botânico e à zona mais antiga da cidade. Despedimo-nos da cidade dos estudantes com a entrega dos prémios. E trouxemos connosco a medalha de prata ganha pelo José Miguel Maltez Xavier.

Esta fase apurou para a Fase Nacional. Parabéns aos alunos pela maturidade e empenho dedicado à Ciência e, em especial, à Física.

No dia 28 de maio o José Miguel Maltez Xavier voltou à Faculdade de Física da Universidade de Coimbra para mais um desafio: superar a fase Nacional e seguir rumo à fase Internacional. Atingido este objetivo, vislumbra-se o Japão através do Projeto Quark!. Uma vez mais, o AENelas esteve bem representado. Quanto orgulho e satisfação!

Obrigado José, obrigado pais, obrigado professores.

No passado dia 5 de maio, alunos do 9.º, 10.º e 11.º anos da Escola Secundária de Nelas participaram na 9.ª Edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa 2022. Este projeto, iniciado na Direção-Geral da Educação (DGE), no ano letivo de 2012/2013, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa (AE Aurélia de Sousa) e a Associação de Professores de Português (APP), visa incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Ora, este ano, as Olimpíadas coincidiram com o Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído pela Unesco em 2019 e celebrado pela primeira vez em 2020. Achamos que é uma boa forma de conhecermos e aprofundarmos os nossos conhecimentos acerca da língua mãe!

Dos cerca de 60 alunos que participaram na prova, passou à segunda fase do escalão B (Ensino Secundário) a aluna Matilde Carvalho Sofia, do 10º Ano, que irá agora representar a Escola, em Coimbra, no dia 31 de maio. Parabéns!

Sendo a  Literacia para os Media um dos objetivos do nosso Projeto Educativo, não só a leitura dos vários  géneros  jornalísticos é feita em sala de aula, como também incentivamos os nossos estudantes a praticar a escrita desses mesmos géneros. Respondendo ao desafio lançado pela professora de Português, a nossa aluna, Margarida Monteiro do 10.°B, quis dar a conhecer a Banda Filarmónica de Santar, na qual toca fagote. Nasceu assim esta reportagem, que venceu o concurso Jornalistas em Rede, parceria do jornal Público e RBE.

 

Para assinalar o Dia de São Valentim, os alunos do 9º ano de Francês e de Espanhol redigiram mensagens celebrando o amor e a amizade, as quais foram expostas em dois painéis no átrio do bloco de aulas da Escola Secundária, criando-se um ambiente festivo e de partilha de afetos.

Com o objetivo de levar os alunos a tomar consciência da intemporalidade e universalidade do amor, criou-se ainda um cenário alusivo aos afetos que possibilitasse tirar fotografias de amigos e namorados.

Foi com muito entusiasmo que os alunos dos diversos anos escolares participaram na atividade e festejaram com “amor” o Dia dos Namorados.

INFORMAÇÃO

Informam-se os Encarregados de Educação de que, no âmbito da Ação Social Escolar, estão abertas as candidaturas aos auxílios económicos, para o ano letivo de 2021/22, destinados aos alunos de agregados familiares cuja condição socio­económica não lhes permita suportar integralmente os encargos decorrentes da frequência da educação pré-escolar ou dos ensinos básico e secundário.
A candidatura é apresentada presencialmente nos Serviços Administrativos da Escola Sede ou, se tal não for possível, por correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.). 

1. Subsídio Escolar
Prazo: até 15 de junho de 2021
Documentos 
a apresentar:
- Boletim de candidatura - AÇÃO SOCIAL ESCOLAR: AUXÍLIOS ECONÓMICOS - disponível na página do Agrupamento e nos Serviços Administrativos, devidamente preenchido e assinado. 

- Declaração do Escalão de abono de família (emitida pela Segurança Social}
OU
- no caso dos trabalhadores que se encontrem desempregados há três ou mais meses e que estejam inscritos nos Centros de Emprego, devem trazer comprovativo emitido pelo respetivo Centro de Emprego.


Nota: os Encarregados de Educação que apresentem as candidaturas por correio eletrónico deverão receber, pela mesma via, a confirmação da sua receção pelos Serviços Administrativos. 

Para aceder ao documento completo CLIQUE AQUI

 

Os alunos dos cursos profissionais ouvem falar sobre a primeira entrevista de emprego

Foi no dia 23 de fevereiro, pelas 14,30 horas, que os alunos do 12.º ano dos cursos profissionais de Técnico de Mecatrónica e de Técnico de Design Gráfico (12.º C) tiveram mais uma oportunidade de assistir e participar numa sessão de formação, de sensibilização e de esclarecimento. Desta vez foi sobre a forma como agir e como se comportar numa situação em que, inevitavelmente, todos vão vivenciar e que causa muita ansiedade – a primeira entrevista de emprego/trabalho.

A transição de estatutos, de aluno para colaborador de uma empresa, não é fácil. Quem já passou por ela sabe que se sente muita insegurança, muito nervosismo, muita ansiedade e algum receio.