2.º momento de Formação

Decorreu, no dia 10 de janeiro de 2023, o segundo evento agendado sob a designação “I Encontro da EMAEI do AENELAS sobre Perturbações do Neurodesenvolvimento”, este ano dedicado a duas perturbações que, frequentemente, coocorrem e que têm uma elevada prevalência no nosso Agrupamento: PEA – Perturbação do Espectro do Autismo – e PHDA – Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Este segundo momento, dedicado a uma junção teórico-prática sobre a PEA, teve como público-alvo Professores do nosso Agrupamento, tendo contado com 40 participantes.

A Formação foi dinamizada pela Dra. Nicole Dias, Psicóloga Clínica, Consultora da APPDA-Viseu e Cofundadora do Centro ABA.

Com um público muito motivado e participante, as 3 horas de formação (ACD) puderam cumprir o propósito de contribuir para a capacitação de Professores em questões relacionadas com a PEA, de um ponto de vista teórico-prático. No dia 8 de fevereiro, haverá a continuação desta formação, em mais 4 horas acreditadas.

Um agradecimento é devido a todos os Professores que estiveram presentes, à Dra. Nicole Dias e à Dra. Prazeres Domingues.

3.º momento de Formação

Decorreu, no dia 10 de janeiro de 2023, o terceiro evento agendado sob a designação “I Encontro da EMAEI do AENELAS sobre Perturbações do Neurodesenvolvimento”, este ano dedicado a duas perturbações que, frequentemente, coocorrem e que têm uma elevada prevalência no nosso Agrupamento: PEA – Perturbação do Espectro do Autismo – e PHDA – Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Este segundo momento, dedicado à PHDA, teve como público-alvo Professores do nosso Agrupamento, tendo contado com 20 participantes.

A Formação foi dinamizada pelo Dr. Paulo Santos, Pedopsiquiatra, Coordenador da Equipa de Psiquiatria infantil · Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

Com um público muito motivado e participante, as 2 horas de formação puderam cumprir o propósito de contribuir para a capacitação de Professores em questões relacionadas com a PHDA, de um ponto de vista teórico-prático.

Um agradecimento é devido a todos os Professores que estiveram presentes e um sentido agradecimento devemos todos ao Dr. Paulo Santos.

O Clube de Ciência Viva na Escola, "Nel@sience", comemorou o Dia Nacional da Cultura Científica. Sob o tema " Da ovelha ao queijo", foram feitas várias atividades, nos laboratórios, realizadas por alunos do 9.º e 10.º anos, que frequentam o CCVnE e ainda  apresentada uma  exposição de cartazes com informação relativa ao tema, espetros de absorção e emissão de alguns elementos químicos presentes no queijo e degustação de "moléculas", confecionadas com queijo e outros alimentos, representativos de átomos, bem como, apresentação de trabalhos /mini projetos, realizados pelos alunos nas disciplinas de Física (12.º ano), Química(12.º ano), Matemática e Biologia. Sendo esta a data do aniversário do professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional, Rómulo de Carvalho, cuja veia poética se afirmou sob o pseudónimo de António Gedeão, os alunos do 10.º ano recitaram um dos seus poemas e os do 9.º ano, em articulação com as disciplinas de Português e Físico-Química, elaboraram poemas sobre temas de física e recitaram-nos para alunos de outras turmas. Foram também recitados excertos de estrofes de Os Lusíadas alusivos à Ciência.

No dia 22 de abril de 2022, dois alunos do 11.º ano, Afonso Maria Sousa Figueirinha Dias da Rocha e José Miguel Maltez Xavier, representaram a Escola Secundária de Nelas, na fase Regional das Olimpíadas de Física 2022, em regime presencial, na Faculdade de Física da Universidade de Coimbra. Um dia intenso de provas Teóricas e Experimentais, visitas ao Museu Machado de Castro, ao Jardim Botânico e à zona mais antiga da cidade. Despedimo-nos da cidade dos estudantes com a entrega dos prémios. E trouxemos connosco a medalha de prata ganha pelo José Miguel Maltez Xavier.

Esta fase apurou para a Fase Nacional. Parabéns aos alunos pela maturidade e empenho dedicado à Ciência e, em especial, à Física.

No dia 28 de maio o José Miguel Maltez Xavier voltou à Faculdade de Física da Universidade de Coimbra para mais um desafio: superar a fase Nacional e seguir rumo à fase Internacional. Atingido este objetivo, vislumbra-se o Japão através do Projeto Quark!. Uma vez mais, o AENelas esteve bem representado. Quanto orgulho e satisfação!

Obrigado José, obrigado pais, obrigado professores.

No passado dia 5 de maio, alunos do 9.º, 10.º e 11.º anos da Escola Secundária de Nelas participaram na 9.ª Edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa 2022. Este projeto, iniciado na Direção-Geral da Educação (DGE), no ano letivo de 2012/2013, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa (AE Aurélia de Sousa) e a Associação de Professores de Português (APP), visa incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Ora, este ano, as Olimpíadas coincidiram com o Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído pela Unesco em 2019 e celebrado pela primeira vez em 2020. Achamos que é uma boa forma de conhecermos e aprofundarmos os nossos conhecimentos acerca da língua mãe!

Dos cerca de 60 alunos que participaram na prova, passou à segunda fase do escalão B (Ensino Secundário) a aluna Matilde Carvalho Sofia, do 10º Ano, que irá agora representar a Escola, em Coimbra, no dia 31 de maio. Parabéns!