logo_somoFP 01-1

SOMOS TODOS PESSOA 0_12º

Todos somos Fernando Pessoa
“Tive sempre, desde criança, a necessidade de aumentar o mundo com personalidades fictícias, sonhos meus rigorosamente construídos, visionados com clareza fotográfica, compreendidos por dentro das suas almas. Não tinha eu mais que cinco anos, e, criança isolada e não desejando senão assim estar, já me acompanhavam algumas figuras de meu sonho — um capitão Thibeaut, um Chevalier de Pas — e outros que já me esqueceram, e cujo esquecimento, como a imperfeita lembrança daqueles, é uma das grandes saudades da minha vida.
Isto parece simplesmente aquela imaginação infantil que se entretém com a atribuição de vida a bonecos ou bonecas. Era porém mais: eu não precisava de bonecas para conceber intensamente essas figuras. Claras e visíveis no meu sonho constante, realidades exactamente humanas para mim, qualquer boneco, por irreal, as estragaria. Eram gente.
Além disto, esta tendência não passou com a infância, desenvolveu-se na adolescência, radicou-se com o crescimento dela, tornou-se finalmente a forma natural do meu espírito”.
1935

Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação. Fernando Pessoa. (Textos estabelecidos e prefaciados por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho.) Lisboa: Ática, 1966.
Cf. Carta a Adolfo C. Monteiro -13 Jan. 1935

E é assim, a partir de Fernando Pessoa menino, que percebemos o ecletismo e transversalidade intelectual do Poeta.
Por isso, e porque temos o privilégio de comungar a pátria de Fernando Pessoa, na Língua que é de todos nós, o projeto que a Biblioteca ora propõe, desafia-nos a tomar o Poeta pelas mãos dos nossos alunos da pré-escolar ao 12º ano, no âmbito do projeto aLer+.

Porque todos somos Fernando Pessoa, porque todos somos Chevalier de Pas.


Curta metragem em stpomotion, baseado no livro “O meu primeiro Fernando Pessoa"
Trabalho Realizado por: 4.º C  | Centro Escolar de Nelas
O Mostrengo

Poemas

Liberdade

Havia um menino
fernando pessoa

 Fernando Pessoa

 Mar Português  

 LIDO POR_

 José R.
 9.º B
fernando pessoa

 Fernando Pessoa

 Mar Português 

 LIDO POR_

 Ingrid P. 
 9.º E
Tudo o Que faço ou Medito
Alentejo seen from a Train
Mar Português
Sonho. Não Sei quem Sou
Saber? Que sei eu?