Aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Rádio, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Nelas acaba de dar um passo inovador na promoção da leitura, da criatividade e da divulgação do trabalho dos alunos, com a criação de um canal de podcast no Spotify. Esta nova ferramenta digital pretende ser um espaço dinâmico e acessível para partilhar os projetos, vozes e talentos da comunidade escolar.
O projeto surge com o apoio do Laboratório LED – Laboratório de Educação Digital, e insere-se numa estratégia mais ampla de valorização das práticas pedagógicas e da expressão dos alunos, promovendo a interdisciplinaridade e o uso criativo das tecnologias ao serviço da aprendizagem.
O podcast da biblioteca escolar contará com episódios regulares, onde serão partilhadas leituras expressivas, entrevistas, debates, dramatizações, projetos curriculares e outros conteúdos produzidos por alunos e professores.
O objetivo é dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos no contexto escolar e incentivar a literacia mediática e digital.
"Queremos criar pontes entre a escola e a comunidade, dando voz aos alunos e mostrando tudo aquilo que se constrói com empenho, imaginação e espírito colaborativo", refere a equipa da biblioteca escolar, sublinhando ainda a importância do apoio técnico e formativo do Laboratório LED na concretização desta iniciativa.
O canal já está disponível no Spotify e promete ser um novo espaço de encontro com a palavra, a criatividade e o saber. Todos estão convidados a escutar, partilhar e acompanhar esta nova aventura sonora da biblioteca escolar.
📢 Ouça já o primeiro episódio no Spotify e acompanhe todas as novidades!
https://open.spotify.com/episode/2gtwVVrC6Bh9KBFmJRUhfS?si=xJZub2JuTW2YE5w4Qkk7tw
#radio biblioteca
#1.º CEB
#radio
Alunos do 5.º e 6.º anos participam na atividade de leitura dramatizada "Se queres um amigo, cativa-me...", no âmbito do Projeto Cultural de Escola e em articulação com a BE.
Nos passados dias 16 e 17, os alunos do 5.º e 6.º anos da EB Dr. Fortunato de Almeida participaram numa sessão de leitura dramatizada, uma iniciativa promovida pela Biblioteca Escolar em colaboração com o Projeto Cultural de Escola.
A atividade teve como principal objetivo fortalecer as relações interpessoais através da cultura, da leitura e da arte. Durante a sessão, foram realizadas leituras dramatizadas do livro O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, com o apoio de alguns alunos do Clube de Teatro. Os participantes deram vida a diferentes personagens, explorando a expressividade e a interpretação textual, proporcionando momentos de partilha e envolvimento com a literatura de forma dinâmica e envolvente.
Esta iniciativa insere-se no compromisso do Agrupamento em fomentar o gosto pela leitura e potenciar a criatividade dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social.
A Biblioteca Escolar continuará a dinamizar atividades que incentivem o envolvimento dos alunos com a leitura e as artes, consolidando a escola como um espaço de aprendizagem criativa e colaborativa.
#PCE
#2.º CEB
#feiradolivro
No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro, e inserido no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas da periferia participaram de uma atividade inovadora. Eles foram convidados a dar os primeiros passos na programação robótica, usando como ponto de partida o conto "A Zebra que Não Gostava de Couves", de Filipa Coutinho. Esta iniciativa proporcionou uma maneira divertida e criativa de "recriar" a história, explorando diferentes formas de interação com o texto através da robótica.
#MIBE
#diamundialdaalimentação
#robótica
#1.º CEB
#diamundialdaalimentação
#produtosendogenos
#Leitura
#expressão plástica | PCE
#2º ano | CEN
#Leitura
#música
#pré-escolar