ATIVIDADES_

RÁDIO BIBLIOTECA

14 FEV
LOCAL: EB DR. FORTUNATO DE ALMEIDA

Aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Rádio, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Nelas acaba de dar um passo inovador na promoção da leitura, da criatividade e da divulgação do trabalho dos alunos, com a criação de um canal de podcast no Spotify. Esta nova ferramenta digital pretende ser um espaço dinâmico e acessível para partilhar os projetos, vozes e talentos da comunidade escolar.
O projeto surge com o apoio do Laboratório LED – Laboratório de Educação Digital, e insere-se numa estratégia mais ampla de valorização das práticas pedagógicas e da expressão dos alunos, promovendo a interdisciplinaridade e o uso criativo das tecnologias ao serviço da aprendizagem.

O podcast da biblioteca escolar contará com episódios regulares, onde serão partilhadas leituras expressivas, entrevistas, debates, dramatizações, projetos curriculares e outros conteúdos produzidos por alunos e professores.
O objetivo é dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos no contexto escolar e incentivar a literacia mediática e digital.

"Queremos criar pontes entre a escola e a comunidade, dando voz aos alunos e mostrando tudo aquilo que se constrói com empenho, imaginação e espírito colaborativo", refere a equipa da biblioteca escolar, sublinhando ainda a importância do apoio técnico e formativo do Laboratório LED na concretização desta iniciativa.
O canal já está disponível no Spotify e promete ser um novo espaço de encontro com a palavra, a criatividade e o saber. Todos estão convidados a escutar, partilhar e acompanhar esta nova aventura sonora da biblioteca escolar.

📢 Ouça já o primeiro episódio no Spotify e acompanhe todas as novidades!

https://open.spotify.com/episode/2gtwVVrC6Bh9KBFmJRUhfS?si=xJZub2JuTW2YE5w4Qkk7tw


#radio biblioteca 
#1.º CEB   

IMG_4120.jpeg

DIA MUNDIAL DA RÁDIO

13 FEV
AE NELAS
No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Rádio, assinalado a 13 de fevereiro, os alunos do 3.º ano do Centro Escolar de Nelas e das escolas de Carvalhal Redondo e Vilar Seco participaram numa iniciativa especial dedicada à importância da rádio no quotidiano.
Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de partilhar as suas opiniões sobre o papel da rádio nas suas vidas diárias, refletindo sobre como este meio de comunicação os informa, entretém e até acompanha em momentos especiais do dia.
As gravações realizadas incluíram testemunhos autênticos e espontâneos dos alunos, que revelaram as suas estações de rádio favoritas e os programas que mais gostam de ouvir.

Entre as rádios mais mencionadas pelos alunos, destacam-se aquelas que transmitem música, notícias e conteúdos infantis, demonstrando a diversidade de interesses das crianças. Além disso, muitos alunos referiram que ouvem rádio com a família, no carro ou em casa, destacando a rádio como um meio que promove momentos de partilha e companhia.

A iniciativa reforçou a importância da rádio enquanto veículo de comunicação intemporal e acessível a todos, incentivando os mais jovens a refletirem sobre a sua relevância na era digital.

No âmbito desta efeméride, foi também promovida a estação Rádio Miúdos, uma rádio online com programação dedicada ao público mais jovem, disponível em https://www.radiomiudos.pt
Deixamos aqui os registos sonoros captados durante as visitas às diferentes turmas, no novo canal da Biblioteca Escolar - Rádio Biblioteca Escolar, no Spotify em:
https://open.spotify.com/show/5dl2dXsUNlVAfxtnRPQ2Sg?si=MTonhIo_S16G1RXEUWK1DA

#radio

SE QUERE UM AMIGO...

16-17 JAN
LOCAL: EB DR. FORTUNATO DE ALMEIDA

Alunos do 5.º e 6.º anos participam na atividade de leitura dramatizada "Se queres um amigo, cativa-me...", no âmbito do Projeto Cultural de Escola e em articulação com a BE.
Nos passados dias 16 e 17, os alunos do 5.º e 6.º anos da EB Dr. Fortunato de Almeida participaram numa sessão de leitura dramatizada, uma iniciativa promovida pela Biblioteca Escolar em colaboração com o Projeto Cultural de Escola.
A atividade teve como principal objetivo fortalecer as relações interpessoais através da cultura, da leitura e da arte. Durante a sessão, foram realizadas leituras dramatizadas do livro O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, com o apoio de alguns alunos do Clube de Teatro. Os participantes deram vida a diferentes personagens, explorando a expressividade e a interpretação textual, proporcionando momentos de partilha e envolvimento com a literatura de forma dinâmica e envolvente.
Esta iniciativa insere-se no compromisso do Agrupamento em fomentar o gosto pela leitura e potenciar a criatividade dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social.
A Biblioteca Escolar continuará a dinamizar atividades que incentivem o envolvimento dos alunos com a leitura e as artes, consolidando a escola como um espaço de aprendizagem criativa e colaborativa.





#PCE 
#2.º CEB   

FEIRA DO LIVRO 

10 - 17 DEZ
AE NELAS
Entre os dias 10 e 17 de dezembro, as bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Nelas organizaram mais uma edição da Feira do Livro, um evento que proporcionou momentos de partilha em torno do universo literário e artístico em todas as bibliotecas do Agrupamento.

Entre as várias atividades, destacaram-se as presenças dos escritores Carlos Pais e Cristina Maltez, que enriqueceram a semana com sessões para os alunos do 2º CEB e do secundário.

Na Escola Secundária de Nelas, Carlos Pais, autor de "A Aranha", envolveu os alunos do 12º ano do Curso de Design Gráfico e aos alunos do 11º ano numa sessão especial onde apresentou o seu livro e partilhou técnicas de desenho digital utilizadas no processo criativo da obra e ana área da BD. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto ferramentas e estratégias que aliam arte e tecnologia, numa abordagem inspiradora para futuros profissionais da área.

Na Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida, foi a vez de Cristina Maltez, que escreve sob o pseudónimo Maria Rodrigues, encantar os alunos do 2.º Ciclo com a apresentação do seu livro "O Pano Branco de Todas as Cores". Além da apresentação, a autora realizou uma oficina de expressão oral, incentivando a criatividade nos participantes na exploração da palavra falada.

A Feira do Livro reafirmou o papel das bibliotecas do Agrupamento como espaços na promoção da leitura, da cultura e da inovação, fortalecendo o vínculo entre alunos, autores no mundo dos livros.

#feiradolivro

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

16 OUT
LOCAL: EBs da periferia

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro, e inserido no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas da periferia participaram de uma atividade inovadora. Eles foram convidados a dar os primeiros passos na programação robótica, usando como ponto de partida o conto "A Zebra que Não Gostava de Couves", de Filipa Coutinho. Esta iniciativa proporcionou uma maneira divertida e criativa de "recriar" a história, explorando diferentes formas de interação com o texto através da robótica.





#MIBE
#diamundialdaalimentação
#robótica 
#1.º CEB   

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

14 OUT
BIBLIOTECA EB DR. FORTUNATO DE ALMEIDA
No dia 14 de outubro, o Clube Ciência Viva organizou uma atividade para os alunos do 6º ano, com o tema "Alimentação Saudável e Produtos Endógenos", dinamizada pela Drª Sofia Santos, em parceria com o GEOPARK ESTRELA. O evento, realizado por videoconferência na Biblioteca Escolar do EB Dr. Fortunado de Almeida, abordou não apenas a importância de hábitos alimentares saudáveis, mas também as alterações climáticas e a necessidade de reduzir o desperdício alimentar, sensibilizando os jovens para as suas escolhas e o impacto no planeta.

#diamundialdaalimentação
#produtosendogenos

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

10 - 11 OUT
BE CEN
No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, a Biblioteca Escolar (BE), em colaboração com o Departamento de Psicologia AEN, organizou uma série de atividades destinadas aos alunos do 2.º e 3.º ano do CEN. Com o objetivo de promover a consciencialização sobre a saúde mental e ajudar os alunos a compreender e expressar as suas emoções, a BE e a psicóloga Dr.ª Joana Tavares prepararam um programa que incluiu o visionamento do vídeo “ABCDE da Saúde Mental”, a explorar as emoções a partir do livro “O Monstro das Cores”, e conversas sobre temas importantes para o desenvolvimento emocional.
A atividade ajudou as crianças a identificar e compreender diferentes emoções, associando-as a cores que facilitam a sua compreensão. Cada cor do monstro representa uma emoção — alegria, tristeza, raiva, medo, calma, entre outras —, e o livro permitiu aos alunos reconhecer e nomear o que sentem. Esta abordagem visual e lúdica foi especialmente eficaz para os mais novos, tornando o diálogo sobre emoções mais acessível.
Os alunos foram incentivados a falar sobre o que sentem no dia a dia, tanto em casa como na escola. Foram abordados temas como a importância de pedir ajuda quando necessário, estratégias para lidar com o stress e a ansiedade, e a valorização da empatia e do respeito pelo próximo.
Esta iniciativa, realizada no Dia Mundial da Saúde Mental, reforça a importância de proporcionar um ambiente de apoio e diálogo sobre a saúde mental nas escolas, promovendo o bem-estar emocional desde cedo e preparando os alunos para uma vida mais equilibrada e consciente.

#Leitura
#expressão plástica | PCE 
#2º ano | CEN 

DIA MUNDIAL DA MÚSICA 

1 OUT
LOCAL: JIs da periferia
No Dia Mundial da Música, celebrado a 1 de outubro, a Biblioteca Escolar (BE) assumiu um papel central na organização de atividades musicais para as crianças do pré-escolar do AEN. Com o intuito de despertar o interesse dos mais novos pela música e enriquecer o seu repertório cultural, a BE preparou uma atividade especial que combinou a leitura de livros temáticos com a audição de sons de diversos instrumentos.
A atividade começou com a leitura da história O Flautista de Hamelin, focada no universo musical. As personagens e as aventuras trazidas pelo livro permitiram que as crianças mergulhassem numa narrativas onde a música era o elemento principal, estimulando a sua imaginação e curiosidade.
Após a leitura, as crianças participaram numa sessão de audição com instrumentos musicais, onde, através de imagens, tinham de adivinhar qual o instrumento que estava a tocar.
Esta atividade lúdica foi uma oportunidade única para que as crianças experimentassem o universo sonoro de forma próxima, reforçando o papel da Biblioteca Escolar como um espaço que vai além dos livros, contribuindo para a formação integral das crianças e proporcionando experiências significativas em diversas áreas do saber.

#Leitura
#música
#pré-escolar