#elos-festival-literário
FINALISTAS DO CUNCURSO LEVA 25
Centro Escolar de Nelas
VICENTE CARVALHO - 3.º A
CAROLINA DINIZ - 3.º A
NOA ALVES - 3.º B
SIMÃO MORAIS - EB VILAR SECO
LAURA PEREIRA - 4.º A
GUSTAVO SILVA - 4.º B
EB Dr. Fortunato de Almeida
DUARTE FERNANDES - 5ºA
LEONOR NUNES - 5.º B
SIMÃO BORGES - 5.º C
INÊS RODRIGUES - 6.º A
RAFAELA - 6.º A
VASCO CABRAL - 6.º C
Entre os dias 24 março e 3 de abril, decorreu a 10.ª edição do Concurso de Leitura em Voz Alta, uma iniciativa já emblemática no calendário escolar do concelho de Nelas, promovida no âmbito da Rede de Bibliotecas de Nelas. O concurso envolveu os alunos do 3.º ao 6.º ano de escolaridade dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Nelas, contando com a participação de dezenas de alunos das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como de alunos do 2.º Ciclo da EB Dr. Fortunato de Almeida.
As provas de leitura decorreram no Centro Escolar de Nelas e na biblioteca da Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida, onde os alunos, previamente selecionados nas suas turmas, tiveram a oportunidade de demonstrar as suas competências de leitura expressiva e interpretativa perante um júri composto por professores.
Mais do que uma competição, esta atividade revelou-se um verdadeiro momento de celebração da leitura e da palavra dita, promovendo o gosto pelos livros, incentivando o contacto com diferentes géneros literários e desenvolvendo a autoconfiança, a oralidade e a expressividade dos participantes.
A iniciativa insere-se na programação do ELOS – Festival Literário de Nelas, organizado pela Rede de Bibliotecas de Nelas, que tem vindo a apostar em projetos de promoção da leitura em contexto escolar, envolvendo de forma integrada professores, bibliotecas escolares e famílias.
Esta fase serviu para apurar os alunos finalistas, que no dia 16 de maio irão representar o Agrupamento de Escolas de Nelas na final do concurso, juntamente com os seus congéneres do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim.
O Concurso de Leitura em Voz Alta reafirma-se, assim, como um espaço privilegiado de valorização das competências dos alunos, da criatividade e do prazer de ler, abrindo caminho para que, desde cedo, se cultivem leitores atentos, críticos e apaixonados pelos livros.
3.º ano
Meia-final: As Fadas Verdes / Matilde Rosa Araújo
Final: A Colina da Alegria / Maria Natália Miranda
4.º ano
Meia-final: O Meu Primeiro Fernando Pessoa / Manuela Júdice
Final: O Príncipe Barbas de Milho e Outras Histórias / Maria Natália Miranda
5.º ano
Meia-final: André Topa-Tudo no País dos Minorcas / António Torrado
Final: O Pássaro da Cabeça / Manuel António Pina
6.º ano
Meia-final: Primeiro Livro de Poesia (seleção de Sophia de Mello Breyner Andresen)
Final: A Porta / José Fanha
#concursoLeVA
#diamundialdapoesia
Aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Rádio, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Nelas acaba de dar um passo inovador na promoção da leitura, da criatividade e da divulgação do trabalho dos alunos, com a criação de um canal de podcast no Spotify. Esta nova ferramenta digital pretende ser um espaço dinâmico e acessível para partilhar os projetos, vozes e talentos da comunidade escolar.
O projeto surge com o apoio do Laboratório LED – Laboratório de Educação Digital, e insere-se numa estratégia mais ampla de valorização das práticas pedagógicas e da expressão dos alunos, promovendo a interdisciplinaridade e o uso criativo das tecnologias ao serviço da aprendizagem.
O podcast da biblioteca escolar contará com episódios regulares, onde serão partilhadas leituras expressivas, entrevistas, debates, dramatizações, projetos curriculares e outros conteúdos produzidos por alunos e professores.
O objetivo é dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos no contexto escolar e incentivar a literacia mediática e digital.
"Queremos criar pontes entre a escola e a comunidade, dando voz aos alunos e mostrando tudo aquilo que se constrói com empenho, imaginação e espírito colaborativo", refere a equipa da biblioteca escolar, sublinhando ainda a importância do apoio técnico e formativo do Laboratório LED na concretização desta iniciativa.
O canal já está disponível no Spotify e promete ser um novo espaço de encontro com a palavra, a criatividade e o saber. Todos estão convidados a escutar, partilhar e acompanhar esta nova aventura sonora da biblioteca escolar.
📢 Ouça já o primeiro episódio no Spotify e acompanhe todas as novidades!
https://open.spotify.com/episode/2gtwVVrC6Bh9KBFmJRUhfS?si=xJZub2JuTW2YE5w4Qkk7tw
#radio biblioteca
#1.º CEB
#radio
Alunos do 5.º e 6.º anos participam na atividade de leitura dramatizada "Se queres um amigo, cativa-me...", no âmbito do Projeto Cultural de Escola e em articulação com a BE.
Nos passados dias 16 e 17, os alunos do 5.º e 6.º anos da EB Dr. Fortunato de Almeida participaram numa sessão de leitura dramatizada, uma iniciativa promovida pela Biblioteca Escolar em colaboração com o Projeto Cultural de Escola.
A atividade teve como principal objetivo fortalecer as relações interpessoais através da cultura, da leitura e da arte. Durante a sessão, foram realizadas leituras dramatizadas do livro O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, com o apoio de alguns alunos do Clube de Teatro. Os participantes deram vida a diferentes personagens, explorando a expressividade e a interpretação textual, proporcionando momentos de partilha e envolvimento com a literatura de forma dinâmica e envolvente.
Esta iniciativa insere-se no compromisso do Agrupamento em fomentar o gosto pela leitura e potenciar a criatividade dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social.
A Biblioteca Escolar continuará a dinamizar atividades que incentivem o envolvimento dos alunos com a leitura e as artes, consolidando a escola como um espaço de aprendizagem criativa e colaborativa.
#PCE
#2.º CEB
#feiradolivro
No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro, e inserido no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas da periferia participaram de uma atividade inovadora. Eles foram convidados a dar os primeiros passos na programação robótica, usando como ponto de partida o conto "A Zebra que Não Gostava de Couves", de Filipa Coutinho. Esta iniciativa proporcionou uma maneira divertida e criativa de "recriar" a história, explorando diferentes formas de interação com o texto através da robótica.
#MIBE
#diamundialdaalimentação
#robótica
#1.º CEB
#diamundialdaalimentação
#produtosendogenos
#Leitura
#expressão plástica | PCE
#2º ano | CEN
#Leitura
#música
#pré-escolar