O Lobo Culto
A Princesa Da Chuva
Versos De Cacaracá
Mistérios
Teatro às Três Pancadas
A maior flor do mundo Ed.Literaria
O Gigante Egoista E O Principe Feliz
Seleçao de Contos de Andersen Ed.Literar
O Beijo Da Palavrinha
A Água e a Águia
Leitura silenciosa de um livro que o aluno traz sempre consigo.
A atividade e respetiva seleção de livros é organizada pela biblioteca e desenvolve-se de forma articulada com o professor titular de turma/ professor de português/ diretor de turma, podendo aderir qualquer docente do conselho de turma.
"O rapaz de bronze";
"O Príncipe Nabo";
"A viúva e o papagaio";
"Primeiro livro de Poesia";
"A menina que detestava livros";
"O Narciso com pelos no nariz";
"As mais belas fábulas de Esopo";
"As fábulas de Esopo";
"As mais belas fábulas de La Fontaine";
"Fábulas de La Fontaine";
"Portugal: história e lendas";
"Lendas portuguesas";
"Lendas do mar";
"Histórias e lendas da Europa";
"Os mais belos contos de Grimm";
"Contos para rir";
"A Menina do Mar";
"O Livro dos Erros";
"Versos para gatos";
"A cavalo no Tempo";
"O Pássaro da Cabeça";
"O Limpa-palavras e Outros Poemas”;
"O Menino da sua Mãe";
"Poemas da Mentira e da Verdade";
"Poemas para brincalhar";
"Mar";
"O livro das rimas traquinas"
"Primeiro livro de Poesia";
"Nau Catrineta";
"Ulisses";
"Bela Infanta" ;
"Robinson Crusoé";
"Ali Babá e os Quarenta Ladrões" (conto);
“O fuso, a lançadeira e a agulha” (conto);
“A Bela Adormecida”;
"Os Piratas";
"Anne Frank";
"A primeira prenda do Pai Natal"
"O Cavaleiro da Dinamarca";
"Miura" (conto);
"Leandro, rei da Helíria";
"História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar".
"A Saga";
"Avó e neto contra vento e areia";
"Assobiando à vontade" ;
"Vanessa vai à luta";
"Natal" de Miguel Torga ;
"Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho"
"Os Lusíadas" ;
"Auto da Barca do Inferno”
"A Aia" (conto)
"O rapaz de bronze";
"O Príncipe Nabo";
"A viúva e o papagaio";
"Primeiro livro de Poesia";
"A menina que detestava livros";
"O Narciso com pelos no nariz";
"As mais belas fábulas de Esopo";
"As fábulas de Esopo";
"As mais belas fábulas de La Fontaine";
"Fábulas de La Fontaine";
"Portugal: história e lendas";
"Lendas portuguesas";
"Lendas do mar";
"Histórias e lendas da Europa";
"Os mais belos contos de Grimm";
"Contos para rir";
"A Menina do Mar";
"O Livro dos Erros";
"Versos para gatos";
"A cavalo no Tempo";
"O Pássaro da Cabeça";
"O Limpa-palavras e Outros Poemas”;
"O Menino da sua Mãe";
"Poemas da Mentira e da Verdade";
"Poemas para brincalhar";
"Mar";
"O livro das rimas traquinas"
"Primeiro livro de Poesia";
"Nau Catrineta";
"Ulisses";
"Bela Infanta" ;
"Robinson Crusoé";
"Ali Babá e os Quarenta Ladrões" (conto);
“O fuso, a lançadeira e a agulha” (conto);
“A Bela Adormecida”;
"Os Piratas";
"Anne Frank";
"A primeira prenda do Pai Natal"
"O Cavaleiro da Dinamarca";
"Miura" (conto);
"Leandro, rei da Helíria";
"História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar".
"A Saga";
"Avó e neto contra vento e areia";
"Assobiando à vontade" ;
"Vanessa vai à luta";
"Natal" de Miguel Torga ;
"Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho"
"Os Lusíadas" ;
"Auto da Barca do Inferno”
"A Aia" (conto)
Leitura e exploração de livros, jornais, revistas e/ ou outros materiais de leitura na biblioteca escolar em articulação com docentes de diferentes áreas curriculares, com periodicidade e tempo estipulados (desejavelmente mensal, em cada turma).
Definição dos elementos a integrar o "Escola a Ler" em 2022/2023.
Reuniões de trabalho com a Equipa do "Escola a Ler".
Orientação e definição de tarefas.
Seleção de títulos a adquirir com a verba atribuída ao "Escola a Ler".
Auscultação dos colegas (titulares de turma e docentes da disciplina de Português) sobre os títulos a adquirir para o "Escola a Ler".
Sessões de preparação - Livr´à mão (2.º e 3. ºCiclo).
Aquisição dos títulos selecionados para a ação "Escola a Ler".
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Leitura orientada de "Anne Frank”.
Comemoração do Dia Internacional da Leitura em Voz Alta
Seleção e gravação de textos em vídeo na comunidade escolar/ educativa.
Festa Literária de Nelas
Concurso Municipal de Leitura em Voz Alta.
Comemoração do Dia Mundial da Poesia
Gravação de poemas em formato vídeo na comunidade.
Avaliação do projeto
Leitura e exploração de livros, jornais, revistas e/ ou outros materiais de leitura na biblioteca escolar em articulação com docentes de diferentes áreas curriculares, com periodicidade e tempo estipulados (desejavelmente mensal, em cada turma).