Li e gostei

Quando um livro nos marca

Li e gostei...

por Margarida Teixeira

As velas ardem até ao fim

 de Sándor Márai

Li o livro As velas ardem até ao fim do escritor húngaro, Sándor Márai. É a história de Kenrick e Konrad, dois amigos, separados há 41 anos e que se reencontram num jantar onde a revelação sobre os acontecimentos que os separaram se impõe.
Uma dança entre um diálogo urgente, onde as palavras são uma forma de libertação e um silêncio também ele revelador.
O enredo condensa-se num só dia, o do esperado reencontro, o que prende o leitor à história e lhe cria uma certa inquietação em relação ao desenlace.
Este é um romance sobre a amizade e a traição. Um questionamento que nos perturba e nos seduz…

Vocabulário 
Enredo 
Ritmo
Elegância
59614274._SY475_

Li e gostei

por Paula Toipa

A Breve Vida das Flores

Valérie Perrin

LI o livro «A Breve Vida das Flores» de Valérie Perrin, uma escritora francesa. A história cativa-nos desde o início, primeiro porque estranhamos as personagens: uma mulher jovem que trabalha como guarda de cemitério, com companheiros, também eles fora do comum - três coveiros, três agentes funerários e um padre. Vamos conhecendo uma mulher fria e amargurada pelo seu passado, mas que não abdica de lutar pela sua felicidade. A meio da narrativa, somos surpreendidos com uma reviravolta na história, com revelações surpreendentes que nos fazem compreender a dor da personagem.

Em suma: um livro que leva o leitor a deparar-se com sentimentos reais da vida: a morte, o luto, o ser humano na sua imperfeição e cheio de contrastes….E GOSTEI!

Vocabulário 
Enredo 
Ritmo
Elegância
59614274._SY475_

Li e gostei

por Bruno Cardina

Despojos do Dia

Kazuo Ishiguro

Este foi um dos livros que recentemente li e adorei. Possuindo uma linguagem elegante, com uma cadência perfeita entra a narrativa e ação, o leitor é levado por uma a prosa extremamente bem delineada, diria quase perfeita. A sua forma de escrever faz-nos sentir e viver o papel da figura central deste livro, Stevens, mordomo distinto, ao serviço dos seus diferentes “cavalheiros”, e responsável pela gestão da casa senhorial em diferentes aspetos. O mesmo vê-se imergido no bulício da política europeia, após a 1.ª Guerra Mundial e entre as convulsões geopolíticas vividas, fruto da sua tarefa. A escrita usada por Kazuo, permite enquadrar sempre a narrativa, de tal forma que o leitor seja capaz de ver coisas e adivinhar coisas que o protagonista não pode, tendo como notas deliciosas, o típico humor inglês, que agradará o leitor mais sisudo.
Um livro que recomendo vivamente e que necessita após a sua leitura, o visionamento da sua adaptação para filme com o título original Remains of the Days, protagonizado por Anthony Hopkinse e Emma Thompson, em 1993.

Vocabulário 
Enredo 
Ritmo
Elegância