No passado dia 30 de outubro, os alunos do 11.º B e os de Inglês do 12.º A e B assistiram, à distância, na Biblioteca da Escola Secundária de Nelas, à sessão subordinada ao tema “Criar e imaginar” no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Nessa sessão, o auditório teve o prazer de conhecer Carolina Nunes, uma jovem de 23 anos, a trabalhar, atualmente, na Vogue Portugal como assistente de moda.
A jovem partilhou com os alunos as suas opções e experiências académicas, bem como o percurso percorrido até ao momento. Salientou que, apesar de no ensino secundário ter escolhido o curso de Ciências Socioeconómicas, esta escolha não a impediu de estudar moda e de trabalhar, atualmente, numa das maiores revistas de moda.
Após a conclusão do ensino secundário, e pensando ser a única alternativa a seguir no superior, a jovem entrou no curso de Gestão do ISCTE, em Lisboa. A este propósito, alertou os alunos para o facto de realizarem, cuidadosamente, a pesquisa acerca das opções a que se podem candidatar, bem como solicitarem junto das entidades competentes boa informação para que não cometam o mesmo erro que ela.
Terminada a licenciatura em Gestão, e não estando, realmente, feliz com as suas escolhas, depois de algumas “reviravoltas”, decidiu arriscar uma via diferente e seguir o seu sonho – a moda. Foi estudar Branding e Design de Moda para o IADE (Instituto de Arte, Design e Empresa), decisão que foi “life changing” para a Carolina.
Mais tarde, e por intermédio de uma amiga, candidata-se a uma vaga para assistente de moda na Vogue Portugal, lugar que ocupa até hoje na revista.
Durante a sessão, a jovem relatou, ainda, algumas das peripécias relacionadas com o seu trabalho, designadamente quando ela e a sua equipa tiveram de organizar um espaço, em poucos dias, para comemorar os 20 anos da Vogue - Vogue ICONIC Party ; referiu, também, alguns momentos marcantes , destacando que para a edição da Revista de outubro 2023, teve o prazer de conhecer Georgina Rodríguez – que Carolina contou ser uma personalidade extremamente simpática.
Por último, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas em relação à formação académica e profissional da jovem Carolina.
Os alunos perceberam que o percurso académico escolhido nem sempre coincide com a sua realização profissional, devendo desenvolver-se competências e soft skills, investir na qualificação e realização pessoal, e procurar novas oportunidades para se sentirem realizados no mundo do trabalho.
Dora Loureiro, 11.º B
#MIBE
#Biblioteca humana
#Critatividade #imaginação
#11.º - 12.º anos | ESN
#MIBE
#Biblioteca Escolar
#5.º - 8.º anos | EBFA
#Leitura
#expressão plástica | PCE
#2º ano | CEN
#Leitura
#Introdução à robótica
#pré-escolar | CEN