ATIVIDADES_

Ler é sonhar pela mão de outrem.
Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz.
A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo.

Fernando Pessoa 
banner_FINAL
  • 11 Abril
    Concurso 
    Leitura em Voz Alta


    Já na sétima edição, realiza-se o concurso de Leitura em Voz Alta, este ano organizado num formato on-line.
    O mesmo pode ser acompanhado pelas redes sociais. 

banner_FINAL
  • 11 a 17 Abril 
    Festival Literário de Nelas 


    Já na sua 5ª edição, realiza-se mais um Festival Literário de Nelas, este ano num formato mais digital, onde a figura central é o nosso Fernando Pessoa.

banner_FINAL
  • 1 FEV 
    Dia Mundial da Leitura em Voz Alta 


    O Plano Nacional de Leitura 2027 comemorou o Dia Mundial da Leitura em Voz, dia 1 de fevereiro e a  BE do AEN, associou-se a este efeméride  gravando uma série de vídeos e áudios do 1.º CEB ao ensino secundário, de forma a comemorar esta data.
    Ficam aqui alguns desses testemunhos.  

  • Comunic'arte

    Mala com histórias 

    A biblioteca em articulação com a disciplina de Comunic’arte, durante o mês de novembro desenvolveu a atividade “Mala com histórias”, com objetivo sensibilizar os alunos do 3.º CEB da EBFA, para arte e estética, bem como melhorar as competências a nível da comunicação.
    Esta atividade consistiu em colocar dentro de uma mala vários objetos, fazer com que os alunos achassem pontos de ligação entre entre os mesmos e construíssem um produto final, podendo este ter vários formatos. 

  • Semana da Alimentação

    O Coelhinho Branco 

    No âmbito da semana da alimentação, a equipa da biblioteca do Centro Escolar de Nelas adaptou e dramatizou a peça “O Coelhinho Branco” da autoria de António Torrado.
    Esta atividade envolveu todos os alunos do pré-escolar e alunos do 1º e 2ºs anos de escolaridade do CEN e teve como objetivo principal sensibilizar os alunos não só para as questões da alimentação saudável, mas também para os cuidados a ter com os dentes através de um jogo onde todos puderam participar. 

Hora do Conto 

Dia das Bruxas e não só...

Aproveitando a temática do Dia das Bruxas, a biblioteca inserido na Hora do Conto, andou pelos JIs do AEN a ler vários livros sobre esta temática onde destacamos o livro “Não tenhas medo Lobo Mau” de Clara Cunha, como forma de desconstruir nos mais pequenos esta temática.