FEIRA DO LIVRO | 22 

12.12

Pedro Miguel 

Escola Secundária de Nelas

Sendo um “filho da casa”, já que estudou na ES de Nelas, Pedro Miguel, atualmente a concluir o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade da Beira Interior, é um leitor compulsivo, amante de romances e da literatura portuguesa como Eça de Queiroz ou Fernando Pessoa. Reconhecendo-se como um sonhador, foi o primeiro convidado da abertura da Feira do Livro na ESN.
Perante uma plateia constituída por alunos do 9.º ao 12.º ano, o autor apresentou a sua obra” As Loucuras de Corações Des(a)tinados e as razões pela qual o levaram a escreve-la, bem como o seu processo. 

NUMA SOCIEDADE DOMINADA PELO PRAZER DO IMEDIATO E PELA FUGA À REALIDADE, A PAIXÃO É UM TREMENDO DESAFIO.Vilma, sensual e mulher fatal. Felipe, mulherengo, vaidoso e imaturo. Maria, hábil, determinada e focada no trabalho. Rute, amorosa e obsessiva. Bernardo, criatura miserável. Conseguirá Patrick reprimir o que sente? Como sarar as feridas do passado?Uma história que nos transporta para as loucuras da paixão e para os prazeres do desejo e do erotismo. Nessa luta que travamos contra o «estar só», a paixão, por vezes, pode...

13.12

Helena Júlio 

Escola Secundária de Nelas

Helena S. Júlio, licenciada em Controlo de Gestão, com uma paixão pela escrita que funciona como escape aos exigentes números, foi a nossa convidada do dia 13, que nos falou do seu processo de escrita, a importância da leitura no seu processo profissonal e que apresentou alguns dos seu livros mais recentes como “Uma escolha improvável” e “O som do Luar”.  

A escolha improvável

O passado consegue ser asfixiante… se o permitirmos! Sem fé no amor, o destino empurrou Alexa para o meio de dois homens, forçando-a a escolher. Ao iniciar uma batalha interior sobre se somos nós que definimos as escolhas ou se são elas que nos definem, procurou consenso entre a razão e o coração… Pura perda de tempo, já que, raramente, ambos se alinham.

Ainda assim, a sua natureza genuína fê-la ver o que outros dificilmente veriam. Um mundo cheio de opulências e excessos, completamente diferente do seu, onde o ofuscante brilho dos diamantes fascinaria a maioria das mulheres, não a ludibriou, mas afetou-a! E, quando a mão do destino forçou uma escolha improvável, ficou irremediavelmente presa a esse mesmo mundo. Ao descobrir a arte da sedução, encontrou na intimidade o ponto de equilíbrio. Contudo, para além da riqueza e da beleza singular de um homem, deparou-se com algo impensável… demasiado!

Muitos são os que acreditam que o destino está escrito nas palmas das mãos, nas cartas de tarot, no alinhamento dos astros,… se assim é, poderemos reescrevê-lo?

13.12

Guilherme Fonseca

Escola Secundária de Nelas

Humorista, argumentista ou apresentador, Guilherme Fonseca, faz stand-up comedy desde 2006, já apresentou programas no Canal Q e na SIC Radical e fez parte de sucessos televisivos como DDT - Dono Disto Tudo, 5 Para a Meia-Noite e Cabaret da Coxa, estando atualmente na equipa do programa Isto é Gozar Com Quem Trabalha
Foi um dos nossos convidados do dia 13, que nos apresentou o seu útlimo livro “Deve ser Deve”, onde através da evidência científica, de uma dose generosa de bom senso e muito humor, o autor falou e desmontou alguns mitos urbanos. 

Negar um vírus que virou o mundo do avesso parece coisa pouca quando, pela Internet (e por aí fora), proliferam as mais variadas conspirações contra factos históricos, a existência de figuras lendárias e até de cidades portuguesas. Olá, Leiria!

Partindo da mui antiga caça aos gambuzinos - quem nunca! - e de mais um conjunto de mentirinhas inofensivas que os nossos pais nos contaram, Guilherme Fonseca embarca numa viagem pela chalupice e dá palco a um extenso leque de teorias rocambolescas que vieram à tona com a pandemia.

Socorrendo-se da evidência científica, de uma dose generosa de bom senso e de um enorme sentido de humor, o autor analisa e desmonta, uma a uma, as teses mais absurdas dos últimos anos, para que não haja dúvidas de que contra factos - sobretudo os científicos - não há argumentos.

A não ser que a Internet diga o contrário.

14.12

Rui Fonte

EB Dr. Fortunato de Almeida

Amigo das nossas bibliotecas, tendo em conta as inúmeras atividades de parceria que já realizou com a BE, Rui Fonte, atualmente Diretor de Programação Cultural da Fundação Lapa do Lobo, com especial dedicação às atividades desenvolvidas na Biblioteca da Fundação e também professor Auxiliar Convidado do Departamento de Educação e Psicologia da UTAD, foi o nosso convidado na realização de uma oficina de escrita com os alunos do 6º. ano de escolaridade.  
Usando um conjunto de cartas de grandes animações como mote inspiracional, os alunos realizaram pequenos texto, culminando com a leitura dos mesmo. Ficam algumas fotos desta fantástica atividade. 

elosArtboard%203@2x

15.12

Bruno Courinha

Escola Secundária de Nelas

A partir Sequência de Fibonacci, Bruno Courinha formado Tecnologias de Infor­mação, e apaixonado por música, filmes e livros, apresentou o seu primeiro livro “CLARAMENTE - A HISTÓRIA DE UMA ADOLESCENTE QUE ADORA LIVROS E NÚM3R0S”, resultado de uma formação de escrita realizado durante a pandemia.

1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34
Clara é uma adolescente que vive com o pai, André, que é escritor. Ela é apaixonada pelas histórias que lê nos livros e pelos números presentes em tudo o que a rodeia. A mãe foi vítima de um terrível acidente no dia em que Clara nasceu e o seu pai tornou-se tudo para ela. Clara, por vezes, mistura a realidade com as histórias presentes nos livros. Adora o mar e correr pelos trilhos sem destino, imaginando a sua vida futura e tentando perceber como escrever a sua história.
Durante as várias fases do seu crescimento, descobre que to­dos os números presentes na sua vida têm um propósito. E, no fim … está tudo interligado.

55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597

16.12

Sérgio Luís de Carvalho 

Escola Secundária de Nelas

No último dia de Feira do Livro, Sérgio Luís de Carvalho foi o nosso último convidado que remotamente brincou um pouco com a história, já que eu área que domina muito bem tendo em conta que se licenciou em História (1981) e é mestre em História Medieval (1988) e já conta com 81 livros publicados. Neste encontro com o escritor, ficou patente que de uma forma descontraída é possível conhecer factos históricos, desconstruir alguns mitos e motivar os alunos para a leitura de livros de diferente índole.

https://www.sergioluisdecarvalho.com/romances