O Ministério da Educação e Ciência manteve o Dia do Diploma, convidando as escolas a assinalar este dia de forma especial, através de uma cerimónia envolvendo a comunidade educativa, não só para a entrega dos certificados e diplomas aos alunos que no ano anterior concluíram o Ensino Secundário, mas também para destacar o mérito escolar dos seus melhores alunos.

Este evento ocorreu no passado dia 14 de dezembro, pelas 21:00 horas, no edifício multiusos da CMNelas, tendo tido uma assistência de pais e Encarregados de Educação verdadeiramente entusiastas e orgulhosos com os percursos dos seus educandos, uns que tinham terminado os seus estudos secundários, outros que figuram no quadro de excelência 2012/2013, e ainda uns terceiros que, pelos seus desempenhos desportivos ou de solidariedade, integram o quadro de valor.

Uma vez mais vamos ter livros entre nós. A feira está montada e à espera de todos. Venham visitar-nos de 2ª a 6ª feira (3-7 de dezembro) na sala anexa à Direção da ESN. A vossa presença será motivo de satisfação para a equipa da Biblioteca da ESN. Poderá ainda embelezar a sua casa com motivos artesanais alusivos ao Natal.

FeiraLivro_SEC12

A Feira do Livro teve um impacto significativo, expressando o empenho de todos os intervenientes na mesma. De acordo com o que se pôde observar, os alunos do 2º e 3º Ciclos mostraram interesse pela exposição de livros apresentada.  Foram vendidos, um número significativo de livros, que poderão contribuir para formar novos leitores e melhorar as competências leitoras de outros. Esta  atividade, permitiu o contacto dos alunos, com um número significativo de livros e de autores e desta forma, pretendeu-se incentivar a leitura.

Ler é fundamental. Ler para si,para o outro,com o outro.

Algumas fotografias desta atividade: 

Professora Bibliotecária(Isabel Sampaio) e Coordenadora de Língua Portuguesa (Graça Cardoso)

Decorreu no passado dia 14 de Dezembro o Torneio de Basquetebol 3x3, na Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida. Participaram 17 equipas de ambos os sexos e de todos os escalões (Infantis A e B, Iniciados e Juvenis). Realizaram-se 23 jogos arbitrados por 9 alunos do 9º A. Os jogos foram bem disputados, imperou o espírito desportivo competitivo e o Fair-Play. Os professores de Educação Física/Desporto Escolar da Escola agradecem a participação dos alunos neste tipo de atividade/modalidade, bem como a colaboração dos árbitros para que a referida atividade tivesse decorrido com sucesso.

Seguem-se as classificações e algumas fotografias ilustrativas do evento desportivo.

 Clas_Basq

O núcleo de Educação Física/Desporto Escolar

Está disponível na área reservada, um formulário (ligação) que permite o preenchimento do relatório de AVALIAÇÃO das atividades do Plano Anual de Atividades (PAA) 2011/2012.

O Plano Anual de Atividades para o corrente ano letivo 2011/2012, já se encontra disponível para consulta em: Agrupamento - Documentos - PAA 2011/2012.

No dia 17 de novembro de 2011, na escola básica Dr. Fortunato de Almeida, realizou-se o corta-mato escolar do ano letivo 2011/2012, organizado pelos professores de E.F.

A prova teve início às 10:30 da manhã, como previsto. Os participantes começaram com uma volta de aquecimento e reconhecimento para evitar lesões.

O escalão que deu início à prova foi “infantis A masculino”, com cerca de 20 participantes, cujo vencedor foi Gonçalo Silveira, que liderou a prova toda. A segunda corrida foi a de “infantis A femininos”, que ocorreu em simultâneo com a primeira, tendo sido Joana Bráz a vencedora, com uma prestação incrível, chegando mesmo a ultrapassar rapazes da primeira prova. Em seguida, foi a vez dos” infantis B femininos” mostrarem o que valiam em conjunto com os “infantis B masculinos”. Os vencedores foram Daniela Rodrigues e Gabriel Cardoso, respetivamente.

Na prova dos “ iniciados femininos” a vencedora foi Ana Sousa, depois de Maria Marques, que seguia na frente, se ter sentido mal. Mas, graças aos Bombeiros Voluntários de Nelas, que estavam presentes no local e sobretudo devido à sua rápida intervenção, não houve danos maiores a registar. Em Juvenis Femininos, sem oposição, a vencedora foi Ana Carina Carvalho.

Por fim, deu-se início às provas de “iniciados” e “juvenis” masculinos que decorreram em simultâneo. Como eram de escalões diferentes os juvenis tiveram de dar mais uma volta que os iniciados. Nos iniciados o vencedor foi Marco Ferreira, seguido por João Ferreira, que liderou quase toda a prova. Em Juvenis masculinos o vencedor foi Carlos Anselmo.

Como a escola não se preocupa só com a comunidade escolar, convidou alguns membros da 3ª idade para percorrer o trajeto da prova.

Podemos dizer que todos os participantes se esforçaram e que não houve desistências, tendo todos participantes terminado a prova, deixando os respetivos professores orgulhosos.

O percurso, segundo a opinião de alguns participantes, era lamacento e de dificuldade média, devido a ter o mesmo número de retas e de curvas.

Achámos a prova organizada, controlada, justa e interessante.

E, ao dizermos que a prova foi justa, temos 2 motivos: estavam controladores espalhados pela maior parte da pista e foi percorrido um diferente número de voltas, consoante o escalão de cada concorrente.

A presença dos Bombeiros serviu de muito, ao ajudar uma aluna que se sentiu mal e não pôde acabar a prova.

Nada é perfeito. E referimos esta frase para comunicar alguns incidentes, sendo eles a desclassificação de um aluno do 9ºA e alguma desatenção na meta, principalmente quando chegavam os primeiros concorrentes.

Os alunos do 8ºB

Seguem-se as classificações completas e algumas fotografias da actividade:

Decorreu no passado dia 30 de Novembro, entre as 09.00h e as 12.30h, o Corta-Mato Escolar, organizado pelos Professores de Educação Física das Escolas Secundária de Nelas. Estiveram presentes mais de 100 alunos, nos quais puderam finalmente testar a sua resistência aeróbia, mostrando empenho nesta verdadeira festa desportiva. Este ano, a competição contou ainda com as “Power Races” (inter-turmas de estafetas de resistência) do 3º C.E.B. e E. Secundário, do agrado dos participantes.
Os tão aguardados prémios foram entregues no final do evento, em cerimónia própria, contando com a participação do diretor da escola. De referir que os 6 primeiros classificados de cada escalão / género, estão apurados para o Corta-Mato Fase EAE.

Grupo Disciplinar de Educação Física 620 da Escola Secundária de Nelas; Clube de Desporto Escolar.

A entrega dos prémios vai ser no dia 6 de dezembro.

Conc_Cherub

Na sequência dos resultados do Concurso “CHERUB”, promovido pela Porto Editora, foi realizada, no dia seis, na Biblioteca da Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida, a cerimónia de entrega de prémios aos alunos vencedores. Os restantes receberam um prémio de participação.

Os alunos aderiram à atividade com entusiasmo, tendo referido que aquele estilo literário foi de encontro ao seu gosto e esperam que a escola acolha mais atividades do género.

Algumas fotografias desta atividade:

 

Mensalmente sairão três contos ilustrados, bem como as soluções dos contos do mês anterior.

Regulamento do concurso:

Contar_Conto_Regu
 
Participe, tentando decifrar os contos. Envie o resultado para o EMAIL da docente Isabel Saraiva: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

NOVOS CONTOS e SOLUÇÔES dos ANTERIORES já disponíveis!!!

 Contos_jan

Se pretender ficar com este Livro Digital - clique aqui

A Festa de Natal, na perspectiva dos alunos, é o prenúncio do Natal e, consequentemente, de férias e de prendas.

A festa decorreu nas instalações da nossa escola, nomeadamente no átrio, embelezado pelos professores e alunos com decorações alusivas à época, com a participação de toda a escola, tendo também assistido alguns encarregados de educação. Todos os participantes demonstraram os seus dotes artísticos e, no final, foram distribuídos os prémios dos concursos do Halloween e SMS (Saber Mais Sobre)

Antes deste evento, foram entregues algumas lembranças a todos os alunos, como, por exemplo, embalagens de cereais, que generosa e altruisticamente a Nestlé ofereceu. Neste âmbito, gostaria de agradecer o extraordinário gesto a esta empresa e à empresa Pessoas & Impressões, sediada em Oliveirinha, Carregal do Sal, pela intermediação de todo o processo.
Nestle

Boas Festas

O Coordenador de Estabelecimento
Jaime Augusto de Matos Torrinhas

Decorreu no dia 15/12/2010, pelas 9:30 horas na sala da bancada, do Parque Desportivo do Fontelo, a Formação Distrital de Juízes/Árbitros/Cronometristas, do Desporto Escolar, organizada pala EAE de Viseu, tendo como prelector o professor José Carlos Couto.

Estiveram presentes na formação, alunos das Escolas/Agrupamento de escolas que possuem o com Grupo - equipa de Atletismo de Pista, das EAE de Viseu e Mangualde.

Os alunos envolvidos foram participativos e interessados e de certeza ficaram mais aptos para participarem nas concentrações que se aproximam e cuja calendarização é a seguinte:

1ª Concentração – dia 03/02/2011 – 5ª feira às 9:30 horas;

2ª Concentração – dia 01/03/2011 – 3ª feira às 9:30 horas;

3ª Concentração – dia 23/03/2011 – 4ª feira às 9:30 horas.

A professora responsável pelo Grupo – equipa de Atletismo.
Maria Augusta Patrício

Algumas fotografias desta actividade:

"A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo." (Joseph Addison)

Na semana de 6 a 10 de Dezembro irá decorrer a Feira do Livro nas escolas EBFA e ESN, em simultâneo. Esta estará aberta às comunidades escolar e educativa nos seguintes horários: 9:30h. - 12:30h., 14:00h. - 17:00h. Contamos com a sua presença... porque ler faz bem.