No dia 17 de novembro de 2011, na escola básica Dr. Fortunato de Almeida, realizou-se o corta-mato escolar do ano letivo 2011/2012, organizado pelos professores de E.F.

A prova teve início às 10:30 da manhã, como previsto. Os participantes começaram com uma volta de aquecimento e reconhecimento para evitar lesões.

O escalão que deu início à prova foi “infantis A masculino”, com cerca de 20 participantes, cujo vencedor foi Gonçalo Silveira, que liderou a prova toda. A segunda corrida foi a de “infantis A femininos”, que ocorreu em simultâneo com a primeira, tendo sido Joana Bráz a vencedora, com uma prestação incrível, chegando mesmo a ultrapassar rapazes da primeira prova. Em seguida, foi a vez dos” infantis B femininos” mostrarem o que valiam em conjunto com os “infantis B masculinos”. Os vencedores foram Daniela Rodrigues e Gabriel Cardoso, respetivamente.

Na prova dos “ iniciados femininos” a vencedora foi Ana Sousa, depois de Maria Marques, que seguia na frente, se ter sentido mal. Mas, graças aos Bombeiros Voluntários de Nelas, que estavam presentes no local e sobretudo devido à sua rápida intervenção, não houve danos maiores a registar. Em Juvenis Femininos, sem oposição, a vencedora foi Ana Carina Carvalho.

Por fim, deu-se início às provas de “iniciados” e “juvenis” masculinos que decorreram em simultâneo. Como eram de escalões diferentes os juvenis tiveram de dar mais uma volta que os iniciados. Nos iniciados o vencedor foi Marco Ferreira, seguido por João Ferreira, que liderou quase toda a prova. Em Juvenis masculinos o vencedor foi Carlos Anselmo.

Como a escola não se preocupa só com a comunidade escolar, convidou alguns membros da 3ª idade para percorrer o trajeto da prova.

Podemos dizer que todos os participantes se esforçaram e que não houve desistências, tendo todos participantes terminado a prova, deixando os respetivos professores orgulhosos.

O percurso, segundo a opinião de alguns participantes, era lamacento e de dificuldade média, devido a ter o mesmo número de retas e de curvas.

Achámos a prova organizada, controlada, justa e interessante.

E, ao dizermos que a prova foi justa, temos 2 motivos: estavam controladores espalhados pela maior parte da pista e foi percorrido um diferente número de voltas, consoante o escalão de cada concorrente.

A presença dos Bombeiros serviu de muito, ao ajudar uma aluna que se sentiu mal e não pôde acabar a prova.

Nada é perfeito. E referimos esta frase para comunicar alguns incidentes, sendo eles a desclassificação de um aluno do 9ºA e alguma desatenção na meta, principalmente quando chegavam os primeiros concorrentes.

Os alunos do 8ºB

Seguem-se as classificações completas e algumas fotografias da actividade:

 

 

 

Como puderam constatar, os artigos estão assinados pela turma B do 8º ano. Pois este ano o Corta-Mato Escolar teve uma ligação interdisciplinar com Língua Portuguesa, mais concretamente com a turma do 8º B que, no âmbito dos conteúdos da disciplina, decidiram, em boa hora, associar-se a esta manifestação desportiva escolar e efetuar a aplicação desses conteúdos, traduzida na elaboração destes dois tipos de trabalhos muito interessantes e importantes.

Assim, apraz-nos registar a colaboração da turma do 8º B e respetiva docente de Língua Portuguesa, da participação dos idosos que efetuaram o percurso, embora de uma forma bastante mais suave do que os atletas participantes, dos alunos-colaboradores, que estiveram impecáveis no controlo do percurso ao longo das várias provas, e dos dois elementos que garantiram o som e a animação, indispensável para que tudo funcionasse em harmonia. Os nossos agradecimentos também a todos quantos colaboraram para que a realização deste evento fosse possível: pessoal docente, não docente e pais/encarregados de educação.

Por fim, resta agradecer aos bravos alunos que participaram nesta prova desportiva. Estão todos de parabéns!

Fica também o nosso apelo para que a interdisciplinaridade continue e até possa ser alargada a outras disciplinas.

A equipa do Desporto Escolar