O deputado Hélder Amaral, eleito pelo CDS-PP no círculo eleitoral de Viseu, dinamizou o debate sobre os temas deste ano do Parlamento dos Jovens – “Ensino Público e Privado: Que desafios?” para o Ensino Secundário e “ (In)Sucesso Escolar” para o Ensino Básico -, realizado na escola sede do Agrupamento.

A intervenção do deputado começou com uma breve descrição das funções de deputado e do funcionamento da Assembleia da República.

Seguiu-se o debate propriamente dito, ocasião para os candidatos a deputados esgrimirem argumentos a favor das propostas de medidas que constituem o programa das respetivas Listas. Foi também a altura para lançamento de novas ideias sobre o tema que poderão ser utilizadas na melhoria das propostas já apresentadas. Para além do debate acerca dos temas em questão houve ainda oportunidade para reflectir sobre a actualidade política e social. De entre estes, destaco a municipalização da educação, a corrupção e as questões em torno das coligações de governo e da governabilidade do país.questões em torno das coligações de governo e da da governabilidade do país.Foi uma boa sessão em torno do tema que estava em debate - "ensino público e privado: que desafios" - mas que também passou por outros temas da atualidade política e social.

Dentre estes destaco a municipalização da educação, a corrupção e as questões em torno das coligações de governo e da da governabilidade do país.Foi uma boa sessão em torno do tema que estava em debate - "ensino público e privado: que desafios" - mas que também passou por outros temas da atualidade política e social. Dentre estes destaco a municipalização da educação, a corrupção e as questões em torno das coligações de governo e da da governabilidade do país.Foi uma boa sessão em torno do tema que estava em debate - "ensino público e privado: que desafios" - mas que também passou por outros temas da atualidade política e social. Dentre estes destaco a municipalização da educação, a corrupção e as questões em torno das coligações de governo e da da governabilidade do país.

Seguem-se as eleições de onde sairão os deputados à Sessão Escolar, primeiro grande momento onde serão escolhidas as medidas que constituirão o projeto de recomendação da escola e eleitos os deputados que as defenderão na Sessão Distrital.