E ASSIM SE CONSTRÓI O FUTURO

Combate imagem_net_cartaz_PJBao Insucesso Escolar”- tema pertinente pela sua atualidade, merecendo, por parte de todos nós, cidadãos europeus, uma reflexão profunda para encontrarmos respostas urgentes e adequadas. A participação da Escola Secundária de Nelas no programa Parlamento dos Jovens cativou logo os alunos pela pertinência do tema prop
osto e pelo seu carácter desafiador! Após a inscrição da nossa escola pelas professoras responsáveis, Sandra Póvoa e Manuela Campos, e consequente divulgação do Projeto pela comunidade estudantil, surgiram duas listas, constituídas por dez elementos cada, a candidatarem-se à Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens. Nesta, realizada no dia 16 de janeiro, tomaram posse os deputados eleitos e procedeu-se à eleição da Mesa da Sessão Escolar, com debate de propostas, elaboração do Projeto de Recomendação da Escola e eleição dos deputados à Sessão Distrital. Os deputados efetivos eleitos foram os alunos Manuel Borges da Silva (9.º B) e Francisca Mendes (9.º B), e a deputada suplente foi a Rute Monteiro.

O nosso aluno Edgar Almeida conseguiu ser eleito Presidente da Mesa da Sessão Distrital. Esta realizou-se no dia 9 de março, em Vouzela, onde o Edgar esteve à altura do acontecimento. Nesta fase, participaram 22 escolas de todo o distrito de Viseu, envolvendo um total de 66 deputados (44 efetivos e 22 suplentes).

Da parte da manhã, o deputado do PS, professor Acácio Pinto, teve oportunidade de responder a todas as perguntas que lhe foram colocadas. Seguidamente, os representantes de cada escola fizeram uma intervenção para defenderem as suas medidas e propostas. Antes da paragem para o almoço, os deputados participaram no debate, na generalidade, que visava esclarecer os conteúdos das propostas de cada escola.

Da parte da tarde, procedeu-se à votação, na generalidade, das medidas para servirem de base à votação na especialidade. Após a elaboração do Projeto de Recomendação do distrito de Viseu, foram eleitas quatro escolas para representarem este círculo eleitoral na Sessão Nacional: Escola Secundária de Nelas, Escola Secundária de Viriato, Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira e Escola Secundária de Cinfães. Como porta-voz do Circulo Eleitoral de Viseu foi eleito o nosso aluno Manuel Borges da Silva. Estas escolas irão nos dias 4 e 5 de maio à Sessão Nacional a decorrer na Assembleia da República. Parabéns aos nossos representantes! E assim vamos construindo o futuro!

A coordenadora do Programa Parlamento dos Jovens:

Sandra Póvoa