Devido às recentes alterações curriculares, deverá consultar o Agrupamento antes de adquirir os manuais.

Lista de manuais escolares adotados - Escola Básica de Nelas



Lista de manuais escolares adotados - Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida

 

Lista de manuais escolares adotados - Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida

 

Lista de manuais escolares adotados - Escola Secundária de Nelas

 

Obs: O valor de custo dos manuais poderá ser acrescido do valor do(s) auxiliar(es), pois normalmente as editoras efetuam a venda por bloco pedagócio( Manual, Livro de exercícios, CD/DVD e/ou outros recursos.

Relativamente ao livro de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - 9º ano, adotado na Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida, não será necessário adquiri-lo. 

biblioteca_de_livros_digitaisFoi criada a Biblioteca de Livros Digitais (BLD), cujas obras reúnem diversas vertentes que tornam a leitura particularmente apelativa, convidando os leitores a transformarem-se em escritores ou ilustradores e a partilharem as suas produções com os cibernautas inscritos na Biblioteca dos Livros da Malta. Neste momento, a BLD disponibiliza nove obras para diversas faixas etárias, desde o pré-escolar até à idade adulta, e está previsto que sejam disponibilizadas mais 35 durante o próximo semestre.

Todos os alunos que residam a mais de 3km da escola e que estejam dentro da escolaridade obrigatória. O pedido é feito no acto da matricula e em impresso próprio.

O transporte da empresa Marques abrange as seguintes povoações: Senhorim, Carvalhas, Vila Ruiva, Santar, Vilar Seco, Casal Sancho e S. João do Monte. O passe precisa de vinheta actualizada todos os meses.

O transporte da Câmara Municipal abrange as seguintes povoações: Folhadal, , Póvoa de Luzianes, Póvoa da Roçada, Carvalhal Redondo, Moreira, Pisão, Caldas da Felgueira e Aguieira. O passe da Câmara é válido para todo o ano, não sendo, por isso, necessária a actualização da vinheta mensal.

Sim. Apesar de se achar que seria bom tirar partido das funcionalidades disponibilizadas por este serviço, tais como os mais de 6 Gigabytes de armazenamento disponível, entre outras, é possível configurar a conta para reenviar os seus emails.

Para configurar o reencaminhamento de emails, aceda ao seu email institucional e clique na opção Configurações. Dentro desta escolha a opção Encaminhamento e POP.

Na secção de encaminhamento deve escolher “encaminhar uma cópia dos emails recebidos para”. Na caixa endereço de e-mail, deve introduzir o endereço para onde quer que as mensagens sejam reencaminhadas.

Na caixa imediatamente a seguir poderá escolher entre manter uma cópia da mensagem reencaminhada, na caixa de entrada da conta institucional; arquivar uma cópia da mensagem reencaminhada, na conta institucional (a mensagem sai da caixa de entrada e passa a estar acessível na pasta Todos os e-mails); ou simplesmente excluir a mensagem da conta institucional depois de esta ser reencaminhada.

Em seguida clique em Salvar mudanças.

No início do ano forneci o meu email pessoal à escola, e estou agora a receber o recibo de vencimento nesse email. Agora passo a recebe-lo no novo endereço?

Não. A situação mantém-se como anteriormente.

Contudo, se pretender alterar o endereço para onde quer que seja enviado o seu recibo de vencimento, deve dirigir-se aos serviços de secretaria e solicitar a alteração do seu email.

Deve entrar em contacto com o administrador das contas de email, enviando uma mensagem para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  usando um serviço de email alternativo, ou contactar pessoalmente a professora Carla Lopes para que seja gerada uma nova palavra-passe.

Depois de lhe serem entregues os seus dados de acesso (nome de utilizador e palavra-passe), pode aceder ao serviço de email usando um dos seguintes métodos:

  • - Aceder ao Site do Agrupamento www.aenelas.edu.pt, e no menu lateral clicar em Serviço de Email. Na janela que se abrirá entretanto deve introduzir os seus dados e clicar em Iniciar sessão.

          NOVIDADE

  • - Também pode aceder ao seu email através do seu telemóvel ou de outro dispositivo móvel. Para tal basta que tenha o seu telemóvel ou outro dispositivo configurado para aceder à internet, e introduzir o endereço

    http://mail.google.com/a/aenelas.edu.pt, depois basta introduzir os seus dados (nome de utilizador e palavra-passe) como faria num computador comum.

NOTA: tenha em atenção que a utilização deste serviço móvel normalmente implica custos de tráfego de internet, com o seu operador de telecomunicações.

A principal finalidade deste serviço de email institucional é proporcionar um meio que facilite a comunicação entre os vários elementos da comunidade educativa, nomeadamente entre os vários professores ou funcionários do agrupamento, ou entre os professores e os serviços administrativos, ou até entre o Conselho Executivo.

Este serviço não pretende contudo, substituir o email pessoal que eventualmente já possua. Aconselha-se entretanto que consulte regularmente o seu email institucional, pois quando houver informação de carácter geral da qual deva ter conhecimento, este será um dos meios de divulgação.

O seguro escolar é um complemento do subsistema de saúde de cada aluno. Exemplo: na compra de um medicamento deve ser entregue no SASE a fotocópia da receita e o recibo original da importância paga para que se proceda ao reembolso da parte custeada pelo utente.

Cobre os acidentes na escola; o percurso a pé casa/escola e escola/casa, dentro do horário previsto para percorrer tais percursos; e, as actividades programadas, autorizadas e realizadas fora da escola. Em caso de acidente de viação, quando transportado em viatura particular ou em transporte público, o aluno é abrangido pelo respectivo seguro da viatura e não pelo seguro escolar.

O Agrupamento de Escolas de Nelas já possui cartão magnético na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Fortunato de Almeida, e brevemente também já todos os alunos, docentes e não docentes da Escola Secundária terão um cartão magnbético.  

É um cartão recarregável que permite comprar senhas para as refeições, material de papelaria e alimentos/bebidas no bar dos alunos, entre outras operações. Evita que o aluno ande diariamente com dinheiro e os encarregados de educação, sempre que o desejarem, podem consultar os movimentos efectuados pelos seus educandos. Custa 3 Euros e os alunos terão de comprar outro sempre que o percam ou danifiquem.

  • Jardim de Infância de Nelas
  • Jardim de Infância do Folhadal
  • Jardim de Infância de Carvalhal Redondo
  • Jardim de Infância de Moreira
  • Jardim de Infância de Santar
  • Jardim de Infância de Senhorim
  • Jardim de Infância de Vila Ruiva
  • Jardim de Infância de Vilar Seco
  • Pólo Itinerante: Carvalhas e Póvoa de Luzianes

No dia 17 de Junho realizou-se uma visita de estudo à Base Aérea de Maceda-Ovar com as crianças do Pré-Escolar do Agrupamento. Os quatro autocarros lá partiram, às 8,30h da manhã, cheios de crianças bem-dispostas e curiosas. Depois de uma breve paragem para o lanche, lá chegámos à Base onde fomos recebidos por um simpático grupo de militares. A primeira visita foi ao campo de treinos onde assistimos a uma demonstração dos cães do Centro de treino Cinotécnico.
As crianças adoraram, e ficaram ainda mais despertas para o que viria a seguir. E a seguir vieram os carros dos bombeiros da Base, e uma pequena "palestra "sobre a sua função, em simultâneo com uma amostra dos fatos usados pelos militares quando vão apagar um fogo num avião. As crianças puderam ver um dos carros em acção na pista da Base, e o entusiasmo de todos era visível. Mas o maior espanto foi quando entraram no Museu do Ar e "deram de caras" com os aviões! Entravam e saíam, admiravam, faziam perguntas e mais perguntas, e não fosse o adiantado da hora e particularmente a muita fome que já sentiam, seria difícil tirá-los dali!
O almoço decorreu num lugar bem agradável, onde depois de comer ainda foi possível correr e saltar.
E finalmente o mar! Apesar do vento, o tempo estava agradável, e o tempo que estivemos na praia foi muito bem aproveitado e apreciado!
A viagem de regresso a casa foi tranquila com a maioria dos pequenos guerreiros a deixarem-se vencer pelo sono!
Para o ano há mais.

Algumas fotografias desta actividade:

Quando uma criança conta uma história, imprime nela  não só o prazer da palavra, de comunicação, mas sobretudo o prazer de se deixar seduzir pela sua criação…

As crianças do Jardim de Infância de Senhorim, recontaram e ilustraram a famosa lenda de São Martinho!

 Veja aqui o resultado final em forma de apresentação!  PP

 

Image

 Educadora Maria de Lurdes dos Santos Mendonça

Envie-nos uma mensagem através do nosso e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.