No passado dia 2 de Junho foi realizada a visita de estudo do Departamento de Educação Pré Escolar ao "Lugar dos Afectos" em Eixo - Aveiro.

O Lugar dos Afectos  é um lugar onde "todos em qualquer idade podem descobrir um caminho nem que seja um pequeno carreirinho, para chegar ao coração dos outros e de si próprios".

Com esta visita as crianças puderam, através do contato real com espaços temáticos, realizar atividades diversas que induziam às emoções e sentimentos aliados aos afetos.

 Gostámos muito deste Lugar!

Para rematar esta visita de estudo ainda deu para ir molhar o pé à praia da Barra - o que fez as delícias de todos!

Foi um dia bem passado e divertido! Ficam algumas fotos comprovativas!

Brevemente estarão disponíveis algumas fotografias desta atividade...

No Jardim de Infância de Vilar Seco, realizaram-se atividades alusivas à Semana da Leitura, que neste ano, foi dedicada ao tema "PALAVRAS DO MUNDO".

Desta vez, foram convidados alguns dos irmãos das crianças do grupo, alunos do 2º Ciclo que na tarde de 4ª feira, partilharam momentos animados de leitura e até de brincadeiras com os irmãos mais pequenos.

Tivemos ainda a colaboração de algumas mães e do Prof. Bruno! 

Ficam algumas fotos de registo.

A propósito do desenvolvimento das atividades relacionadas com o Inverno e com as suas caraterísticas - frio, gelo, neve - realizámos algumas experiências para aprendermos e tentarmos compreender o que algumas vezes acontece na natureza, como a solidificação e a fusão da água. Percebemos o que são líquidos... o que são sólidos... como não é só a água que pode solidificar... e, a melhor parte, como fazer gelados e deliciarmo-nos com eles!

Divertimo-nos muito com estas experiências e descobertas!

O Carnaval no Jardim de Vilar Seco foi vivenciado com muita alegria, Desde a confeção dos fatos e perucas até ao momento do desfile e sempre a "Brincar com as Palavras" andámos todos muito atarefados e animados.

O desfile de carnaval realizou-se em conjunto com os colegas do 1º CEB e com os amigos do Jardim de Infância do Centro Paroquial, sem que a chuva estragasse a folia! No final houve um lanche convívio que contou com familiares e amigos de todos os intervenientes. Aqui ficam algumas fotos dessa festa.

As docentes da Educação Pré Escolar, registam uma referência muito positiva da atividade “Miocárdio”, dinamizada pela Fundação Lapa do Lobo, onde de forma simples, lúdica e interativa foram vivenciadas as emoções, os afetos, num ambiente mágico cheio de cor e música, em que através do movimento se produziram momentos de uma envolvência especial em que todas as crianças se entregaram espontânea e alegremente.

Apresentam-se algumas fotos:

No Jardim de Infância de Vilar Seco fez-se a sensibilização para a Pessoa/Criança com Deficiência (assinalando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência) promovendo algumas simulações que, de uma forma simples mas concreta, deram uma pequena ideia do que é ser diferente pelo fato de ter algumas limitações físicas ou mentais - simulamos a cegueira e a deficiência motora. Visualizámos também um vídeo que mostrava que há crianças deficientes que com ajuda, conseguem fazer muitas das coisas que todos os meninos conseguem! 

Podemos ser diferentes mas todos iguais em direitos!

Algumas fotografias desta atividade:

No dia 20 de novembro, o Jardim de Infância de Vilar Seco aderiu à iniciativa do Dia do Pijama num ato de solidariedade, com o objetivo de sensibilizar para o Direito de todas as crianças crescerem numa Família. 

Para além de cantarmos e dançarmos ao som da canção do Pedro Abrunhosa e de escutarmos a história dedicada ao dia, fizemos ainda uma passagem de modelos dos pijamas e o Baile do Pijama !

Foi um dia muito divertido e grande a nossa generosidade.

Algumas fotografias desta atividade:

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, tivemos também no Jardim de Infância de Vilar Seco a dramatização da Lenda da Sopa da Pedra animada  pela equipa da Biblioteca - Prof. Bruno, Educadora Fátima e Educadora Lurdes. 

Foi uma atividade muito divertida que nos ensinou uma lenda tradicional portuguesa muito adequada ao dia que sinalizámos.

Algumas fotografias desta atividade...


No Jardim de Infância de Vilar Seco, sinalizou-se e festejou-se o Dia Mundial da Alimentação com a realização de várias atividades associadas à data, com a finalidade de sensibilizar para o consumo de fruta e de mais alimentação saudável.
Começámos por fazer o registo do peso e medida de cada criança... fizemos a decoração do painel de entrada... brincámos com as amigas frutas... cantámos, dançámos, contámos histórias, e muito mais... e acabámos por festejar com as nossas famílias num lanche de confraternização.

Para este lanche, fizemos no Jardim de Infância um Bolo de Maçã, uns Folhados de Maçã, um Pão de Passas e Canela e Salada de Fruta.
Foi muito divertido e prometemos continuar a trazer sempre para o lanche da manhã, uma peça de fruta!

A Educadora Maria José Martins

As crianças do Jardim de Infância de Vilar Seco sinalizaram a chegada da Primavera com atividades realizadas na Quinta da Cerca, onde a boa disposição e o divertimento não faltou, tanto para as crianças como para alguns Encarregados de Educação que se quiseram associar a este evento. As crianças apadrinharam a plantação de um abrunheiro, visitaram a quinta e as estufas, apanharam flores, aprenderam com a Mãe da Sofia e da Leonora a fazerem bailarinas com papoilas, brincaram, fizeram jogos e muito mais... O almoço foi nas instalações da Quinta da Cerca e ainda deu para festejar o aniversário do João! A chuva só chegou quando estávamos para regressar... e foi para regar a nossa árvore!

Viva a Primavera!!!!!

Algumas fotografias desta atividade: