No dia 13 de Outubro, as crianças do Jardim de Infância e os alunos do 1º CEB do Centro Escolar assinalaram o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, participando no exercício de simulação de prevenção do risco sísmico denominado "A Terra Treme".

A sensibilização para a data começou por ser realizada na 4ª feira anterior com os alunos da turma de Proteção Civil, onde foi partilhada a informação mais importante sobre o assunto com todos os alunos do 1º CEB, ressalvando a mensagem dos 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo - BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

Ficam algumas fotos das atividades realizadas:

Realizaram-se no passado dia 11 de Novembro as Feiras de Outono e os Magustos em algumas das Escolas e Jardins de Infância do Agrupamento, festejando-se a época outonal e a tradicional vivência do S. Martinho.

Esta é uma das muitas actividades que anima as experiências escolares e que valoriza as tradições como complemento dos saberes pedagógicos, onde toda a comunidade educativa é convidada a participar. Assim, professores, crianças, pais/encarregados de educação, assistentes operacionais e muitos outros parceiros envolveram-se na realização desta festa e foram o garante do seu sucesso, não só pelo trabalho realizado como pela presença confirmada.

De salientar a grata colaboração da Câmara Municipal com a cedência das barraquinhas que ajudou a criar o ambiente e facilitou na logística da disposição do espaço de feira.

A todos quantos estiveram envolvidos nesta actividade os nossos maiores agradecimentos.

Ficam algumas fotos das Feiras de Outono do Centro Escolar, de Santar e de Folhadal para relembrar a actividade – as fotos da Feira de Outono de Vilar Seco estão publicadas no FacebooK – eb1vilar

Decorreu no dia 27 de maio o XVI Interescolas Nacional do 1.º Ciclo com alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), em Fátima, subordinado ao tema "Contigo Sou Mais Feliz".

Organizado pelo Departamento do Ensino Religioso Escolar (DERE) do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) contou com cerca de 4000 alunos de todo o país.

O nosso Agrupamento também esteve presente com 116 alunos, que levaram a sua alegria até Jesus e Maria.

Durante a manhã, assistimos à celebração da palavra na Basílica da Santíssima Trindade. O almoço partilhado foi no Centro Paulo VI, onde reinou um saudável convívio e boa disposição entre todos.

Durante a tarde assistiu-se ao Grupo Musical “Contraponto”, que fez a delícia dos presentes.

Agradecemos a boa vontade de todos aqueles que ajudaram e contribuíram para que esta viagem se tornasse possível e bem sucedida.

Algumas fotografias desta atividade:

O Agrupamento de Escolas de Nelas participou no CONCURSO DE DESENHO INFANTIL - “DESENHAR PARA PROTEGER”, iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Nelas (CPCJ), com os alunos dos 3º e 4º anos no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

Com os trabalhos apresentados foram premiados os seguintes alunos:

Briana Micaela Coutinho Santos – 3º Ano – Escola Básica de Nelas (2º Prémio)

Lara Matilde Lopes - 3º ano - Escola Básica de Nelas (Certificado de Mérito)

criancas1

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Nelas (CPCJ) agradece, muito reconhecida, a participação de TODAS as crianças, bem como de todos os(as) professores(as), que se empenharam e responderam ao desafio, demonstrando nos trabalhos realizados enorme criatividade, mérito artístico e a grandeza do imaginário infantil, que aqui queremos realçar e valorizar. (ver mais)

As palavras são do mundo, mas o mundo é teu

No dia 18 de março, pelas 21:00 horas, pais/EE, professores foram convidados pelo Professor Bibliotecário a estarem presentes no «Sarau Palavras do Mundo». Tudo aconteceu no auditório multiusos da CMN que, uma vez mais, "esteve à pinha". Pais e avós, tios e tias, padrinhos e madrinhas, irmãos e irmãs, professores e AO's, elementos da autarquia estiveram presentes para assistirem a momentos de dança, teatro... e muita poesia. Dançaram-se e cantaram-se músicas da Espanha, da Holanda, da Argentina, do México, de África, da China; declamaram-se poemas da autoria dos alunos, de Sophia de Mello Breyner, de Miguel Torga, Álvaro Magalhães, Alexandre O'Neill, de Florbela Espanca, de Shakespeare; representou-se Olinda Beja (Um Grão de Café) e Mãos, hands, manos... tudo com um primor e um rigor acentuados.

E assim se cumpriu a Semana da Leitura no AENelas, e assim se vai cumprindo o Projeto Educativo, colocando a tónica no desenvolvimento de competências dos nossos alunos e no acompanhamento dos pais/EE/familiares/comunidade.

Algumas fotografias desta atividade...

- AUDIÇÃO DE PÁSCOA FOI UM VERDADEIRO ESPETÁCULO -

No dia 20 de março, pelas 20:30 horas, lá estiveram, no pavilhão gimnodesportivo da Câmara Municipal de Nelas, os pais, Encarregados de Educação, familiares e professores na Audição de Páscoa no âmbito das AEC's - Educação e Expressão Musical.

Se a banda apresentou sonoridades que encheram o espaço de notas musicais harmoniosas e bem dispostas, os cantores (alunos do 1.º ao 4.º ano do AENelas) entoaram canções cheias de ritmo, tematicamente muito complementares, acompanhadas por gestos e coreografias bastante bem relacionadas com as letras pronunciadas.

Foram cerca de duas horas que o Conservatório de Santa Comba Dão, agora encarregue de desenvolver o gosto musical das nossas crianças do 1.º CEB, ofereceu às comunidades escolar e educativa que muito agradecem a beleza de todo o espetáculo pautado pela alegria, pelo bom gosto e por um trabalho que agradou a todos os títulos a quem a ele assistiu.

Obrigado ao Conservatório e aos seus professores pelo que têm feito com/pelas as nossas crianças e pelo espetáculo proporcionado; obrigado aos jovens músicos e cantores pela sua disponibilidade e envolvimento na atividade; obrigado à CMN por ter apostado numa Educação Musical de qualidade e excelência; obrigado aos pais/EE pela sua presença e apoio manifestado ao longo da audição; obrigado ao senhor João (Fotomania) pela cedência das fotos que ilustram esta notícia.

Algumas fotografias desta atividade... 

No dia 13 de fevereiro as crianças do Centro Escolar de Nelas saíram à rua, da parte da tarde, para mostrarem os lindos fatos de carnaval com que ilustraram, antecipadamente, o tema da Semana da Leitura deste ano: «Palavras do Mundo». As 3 salas do JI de Nelas, os JI’s de Senhorim e de Folhadal associaram-se ao evento e, todos juntos, desfilaram com as turmas do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos. O colorido, a boa disposição, a diversidade de fatos assinalaram um desfile distinto, marcado pelo bom gosto, pelo envolvimento de professores, alunos, AO’s, pais e Encarregados de Educação, Direção do Agrupamento e Câmara Municipal de Nelas.

Desfilaram ante os olhares curiosos dos transeuntes da vila de Nelas os alunos representando vários países: Espanha (1.º A), Holanda (1.º B), Argentina (2.º A), Canadá (2.º B), México (2.º C), Marrocos (3.º A), Angola (3.º B), Egito (3.º C), Japão (4.º A), China (4.º B) e Turquia (4.º C). Os mais pequeninos do pré-escolar variaram na fatiota: uns, eram pinóquios (tantos do CE Nelas!), outros, "palavras do mundo" (Folhadal), outros ainda, havaianas (Senhorim).

Ora vejam!

Neste primeiro conjunto de fotografias temos os grupos: Angola, Argentina, Canadá e algumas da China

Ler mais: DESFILE CARNAVALESCO

A Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Nelas tem o prazer de convidar toda a comunidade educativa para abertura da Feira do Livro, que se irá realizar do dia 10 de dezembro e decorrerá até 14 de dezembro, das 9:30 às 17:30.

Contamos consigo!

k

(a equipa da BE CE|Nelas)