A professora de Área de Integração dos cursos profissionais, em parceria com o CLDS Nelas 4you, desafiaram as turmas 11º C e 11º D a desenvolverem o projeto “Conta-me como é…” para, desta forma se aproximarem dos avós.

Em Área de Integração, o projeto foi desenvolvido com base no estudo do tema 2.1. “Estrutura familiar e dinâmica social” em articulação com a componente de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito do domínio Direitos Humanos.

No CLDS Nelas 4you, o projeto está integrado na área de intervenção do eixo III – Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa.

De entre as várias atividades, deixamos o exemplo de duas alunas que desenvolveram a atividade “Ser digital – Infoinclusão” com as avós Judite e Maria Eduarda.

Fiquem atentos…em breve, partilhamos mais novidades.

 

Vivemos tempos difíceis, tempos desconcertantes em todo o mundo. Mas temos um passado, uma herança, uma cultura. Temos escritores como Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago que escreveram o que sentiam, o que lhes ia na alma. Foi com base na poesia destes três escritores que o Sond’Ar-te Eletric Ensemble criou um projeto para manter viva esta cultura e realizou um concerto – «Diz-concerto» -, no dia doze de abril, em direto para todas as escolas do país, online, em tempo real, que cruzou as duas artes – poesia e música. Este evento resultou de uma colaboração entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação.

Foi com base neste «Diz-concerto» que os professores de Área de Integração e de Português criaram um Domínio de Autonomia Curricular (DAC), concebendo um projeto interdisciplinar que possibilitou a promoção de aprendizagens dos alunos do 10.º C do Agrupamento de Escolas de Nelas. Nesta turma, que integra dois cursos – Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica e Curso Profissional de Técnico de Design de Comunicação Gráfica -, a temática comum do projeto desenvolvido foi a escrita. Em Área de Integração, a professora leciona o tema “De Alexandria à era digital – a difusão do conhecimento através dos seus suportes”, transmitindo aos alunos a invenção da escrita que ocorreu por volta de 3500 a.C. pelo povo Sumério, no sul da Mesopotâmia, sendo que o seu suporte eram placas de argila. Porém, com o decorrer do tempo, aconteceram grandes avanços e os suportes da escrita evoluíram, passando pelo papiro, pelo pergaminho, pelo papel usado pelos escritores supracitados e, hoje, temos as novas tecnologias – computadores, telemóveis, tablets, meios digitais que foram usados neste concerto pelos intérpretes espetaculares que executaram os textos musicais de uma forma exemplar e inovadora e, por isso, contemporânea. Aliás, após o concerto, Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes, disse que “temos de ser capazes de reinventar para passar [a cultura] às gerações futuras” e nós “fazemos parte desta tarefa infinita”. Foi também o que fizeram os compositores Daniel Martinho, Sofia Sousa Rocha e Ângela da Ponte. Fizeram uma construção cultural que deu vida aos escritos, às poesias, à arte de trabalhar as palavras. Eles deram uma nova roupagem e dimensão à palavra escrita, emprestando-lhe novas sonoridades através de instrumentos tão tradicionais quanto a flauta, o clarinete, o piano, o violino, o violoncelo e tão inovadores quanto a eletrónica, o elemento novo do presente que se juntou ao “antigo”.

           

Os finalistas dos cursos profissionais de Técnico de Mecatrónica e de Técnico de Design Gráfico do Agrupamento de Escolas de Nelas preparam-se para a última etapa do curso, que se traduz numa formação em contexto de trabalho (FCT) nas empresas do concelho, e que terá início em fevereiro.

Durante o primeiro período deste ano letivo, os alunos deram continuidade à aquisição e desenvolvimento de competências, através da componente de Cidadania e Desenvolvimento, realizando atividades e concretizando projetos. Neste âmbito, foi feito um trabalho interdisciplinar nos domínios da ‘segurança rodoviária’, ‘empreendedorismo’ e ‘direitos humanos’, em que as professoras de Área de Integração e de Inglês fizeram articulação curricular, cruzando aprendizagens.

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET),instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.
Neste sentido, o AENelas submeteu-se, no ano letivo 2019/2020, ao modelo de alinhamento dos sistemas de garantia da qualidade com o Quadro EQAVET, preparando a documentação que lhe permita obter o selo de qualidade na EFP.