No âmbito das disciplinas de História e de E.M.R.C., os alunos do 8º ano realizaram uma visita de estudo, no dia 6 de janeiro, a Viseu, nomeadamente ao Museu Grão Vasco, à exposição “ Entre Deus e os Homens” e às Igrejas da Misericórdia, do Carmo e dos Terceiros.

Foi objectivo das docentes que os alunos estreitassem laços de amizade e de convívio, contactassem com o património histórico, cultural, religioso e artístico, possibilitando o alargamento/aprofundamento de conhecimentos de âmbito histórico-cultural e religioso.

A Catedral de Viseu, o Museu Nacional Grão Vasco, Museu da Misericórdia e o Museu Almeida Moreira acolheram, em conjunto, entre 21 de setembro de 2015 e 18 de fevereiro de 2016, 170 peças de arte religiosa, numa Exposição destinada a assinalar os 500 anos da Dedicação da Catedral e a conclusão do Sínodo Diocesano.

Esta iniciativa pretendeu ser um testemunho de uma Igreja viva, que acolhe a Palavra e a vive em acção e presença, a anuncia como caminho da salvação, constituindo a arte uma forma privilegiada de anúncio e de caminho com o Ressuscitado.
           As peças expostas são todas oriundas dos espaços religiosos da diocese de Viseu, tendo sido seleccionadas 170 peças, provenientes de 102 das 208 paróquias. Para a sua seleção foi determinante o recurso ao inventário já realizado em grande parte do território diocesano, através do qual foi possível identificar as obras necessárias à construção de uma narrativa capaz de explorar os grandes temas do amor de Deus pela humanidade.
As 170 peças são de tipologia muito diversificada. Ourivesaria, paramentaria, pintura, escultura, talha dourada e policromada, mobiliário e património imaterial preenchem um arco cronológico que vai desde o século XIV ao século XXI.

Os objectivos foram alcançados plenamente. Esta visita foi profícua na medida em que os alunos tomaram consciência de espaços históricos e religosos de grande importância.

Há a destacar a forma cívica e ordeira como os alunos se comportaram ao longo de toda a visita, num clima de agradável convívio entre alunos/alunos e alunos/professores.

Algumas fotografias desta atividade: