O Clube de Teatro da Escola Básica Dr Fortunato de Almeida comemora o seu décimo ano de existência.

Os nove anos que passaram não ficaram para trás, antes estão bem presentes nas memórias das alegrias, das aventuras e da cultura de que puderam usufruir alunos, pais, escola, comunidade, autarquia. E os nove anos cumpridos trouxeram à comunidade, a escola que também somos, brincando ao teatro com textos a sério, porque a sério e brincar é a vida… e os grandes da literatura nacional e do mundo estiveram presentes. E os nove anos cumpridos trouxeram a um espaço da escola um lugar para todos, em que todos tiveram a nota máxima e couberam no quadro de excelência que é o nosso palco. E os nove anos cumpridos deixaram-nos na memória a frase, todos os anos celebrada “Aqui somos felizes!”.

E neste ano de celebração a atividade do Clube de Teatro continua, sempre na senda de novas experiências, aventuras e aprendizagens e participou, durante, várias semanas, numa divertida oficina de teatro de fantoches, com o apoio da Biblioteca Municipal, da Dra Lira Keil do Amaral e com a dinamização da artista britânica Petra. E grande aventura foi preparar, entre muitos testes e aulas, o presente de Natal que os alunos do Clube de Teatro ofereceram aos “avós” do Lar de S. Miguel, em Nelas, no dia vinte de dezembro. Ao longo de quarenta minutos, os nossos atores aqueceram e mimaram um público muito especial e atento com poesia, teatro e música. Alexandre O’ Neil, Aníbal Jorge Mendonça, Sebastião da Gama, entre outros, foram os poetas escolhidos para as vozes dos jovens artistas, tivemos um “Zé das Moscas” que foi à tropa para arrelia de sua mãe e uma repórter de TV que não se atrapalhou com as loucas respostas sobre o Nata,l que lhe deram uma intelectual obsessiva, um vendedor da “banha da cobra” e um guloso compulsivo… A participação do Clube de Teatro terminou com um apontamento musical sublime, por dois alunos do Ensino Articulado de Música. A tarde de festa terminou com a bonita participação dos utentes do Lar, que leram poesia, cantaram e construíram um presépio “vivo”. Adorámos!!!!

Os alunos que participaram? Vamos dizer, porque eles merecem - Francisca Seixas, Margarida Pereira, Matilde Antunes, Lourenço Marques, Ana Carolina Barbosa, Bárbara Almeida, Maria Marques, Cátia Neves, Adriana Quintas, João Nuno Oliveira, Mafalda Veiga, Rui Andrade, Filomena Andrade e Alícia Santos - da EBFA - Inês Lopes e Paulo Gouveia – da ESN.

Agradecemos a quem? À Sra. Diretora, Dra Olga Carvalho e Adjunto Dr. João Rui, que nos fizeram a proposta de trabalho e estiveram presentes para apoiar o grupo no dia do espetáculo, aos Animadores Cuturais, Srs Carlos Henriques e Luís Ribeiro, que ajudaram a preparar o espetáculo, ao professor Álvaro Silva, que se disponibilizou para construir o painel do cenário, à D. Marta, Assistente Operacional da Escola, que esteve no apoio de bastidores, à Maria João Antunes, ex-aluna do Clube de Teatro, aos pais, que permitiram a participação dos seus educandos no evento e finalmente, às responsáveis do Lar de S. Miguel, pela forma calorosa como nos receberam.

Juntamos as fotografias de que dispomos. Esperamos apresentar mais algumas.

A Professora responsável pelo Clube de Teatro

Clotilde Santos