A ação Formação "Fotografia Patrimonial" insere-se no Projeto Cultural de Escola/Plano Nacional das Artes e será o ponto de partida de uma viagem que permitirá aos alunos "olhar" o seu lugar, no papel do fotógrafo que observa o mundo e recolhe os elementos relevantes do património natural e edificado, do ponto de vista do passado, do presente, pessoal, social e estético.

“Fotografias há de dois tipos: As mais raras são obras de arte, belezas que o olho do fotógrafo percebeu e nos mostra. Olhamos a foto e ficamos espantados: não havíamos visto a beleza que estava lá, coisas com as quais um turista jamais desperdiçaria uma foto - tais como folhas secas sobre o chão, um pau seco saindo da lagoa, as marcas do vento sobre a areia - e a gente leva um susto. Não é a boa câmera que faz a fotografia. É o olho do fotógrafo.”

- Rubem Alves, em "Quarto de Badulaques". São Paulo: Parábola, 2003.