No ano passado, como neste, a escola candidatou-se ao Projeto aLer+ (iniciativa promovida e apoiada pelo PNL, pela RBN e pela DGLB). Se este ano ainda só fizemos a candidatura, no ano transacto fizemos orgulhosamente parte das 33 escolas seleccionadas para integrar esta iniciativa nacional de inspiração britânica. Ao querermos manter o projecto, pretendemos espelhar a ideia de que a escola está interessada em continuar a apostar na leitura como ‘a forma’ consistente de apreender e compreender o mundo. Trata-se de uma iniciativa ambiciosa que tem por meta colocar todos a ler, independentemente da forma como o fazem e do(s) recurso(s) que utilizam.
Se se atentar no Plano Anual de Actividades da BE, facilmente se constata que as iniciativas aí registadas se organizam em torno dos 4 domínios previstos pelo Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares (A – Apoio ao Desenvolvimento Curricular; B – Leitura e Literacias; C – Projectos, Parcerias e Actividades Livres e de Abertura à Comunidade; D – Gestão da Biblioteca Escolar), com especial enfoque nos A e B, significando isto que a BE vai procurar, num trabalho continuado de articulação curricular e de proximidade com os professores, e não só, estimular todos, de modo a que a leitura passe a fazer parte integrante da vida escolar e social dos nossos estudantes.