O dia 22 de abril de 2017 foi de festa no AENelas! Alunos finalistas, aos quais se juntaram os de mérito, foram convidados para estarem na festa preparada para os agraciar. Entre luz, música e muita animação a todos foram entregues os diplomas, os troféus e os prémios monetários. Aos finalistas o Agrupamento "ofereceu" ainda este vídeo ilustrativo de alguns dos bons momentos vividos pelos alunos, tradutor do seu percurso estudantil. 

A Direção do AENelas, e todos os seus colaboradores, desejam as maiores felicidades e formulam votos do maior sucesso a todos!

No passado dia 21 de abril, a turma D do 9.º ano realizou uma visita de estudo ao Porto, no âmbito das disciplinas de Música e História.

Os principais objetivos desta viagem foram visitar a Casa da Música e o museu ´´World of Discoveries``.

De manhã, tivemos oportunidade de conhecer a Casa da Música, onde inicialmente assistimos ao ensaio de uma orquestra e, de seguida, fomos presenteados com uma visita guiada a este magnífico espaço.

À hora do almoço, reunimo-nos no Parque da Cidade, onde partilhámos o almoço e convivemos uns com os outros. Após essa pausa, dirigimo-nos ao Museu acima referido, onde fomos recebidos com um pequeno vídeo que nos orientou para várias atividades interativas e lúdico-didáticas que o Museu oferece. Todas foram do nosso agrado, mas apreciámos especialmente o passeio de barco que nos despertou grande curiosidade e nos fez recordar a História de Portugal.

Em suma, foi uma viagem que nos agradou bastante e que nos proporcionou momentos de aprendizagem diferente.

Os alunos do 9ºD

2016/2017

Decorreu de 30 de março a 4 de abril a IV edição da visita de estudo a Londres, desta vez com a participação de 58 alunos e 4 professores. Visitámos os lugares mais emblemáticos, e deu para perceber um pouco o funcionamento da cidade cosmopolita. Aqui ficam alguns testemunhos dos alunos.

“Mãe, ganha mais 600 euros, vou voltar a Londres!”

“Best trip, with the best people!”

“Apesar das dores de garganta e pés, só tenho a dizer que esta viagem foi melhor do que esperava. Todas as vivências superaram as minhas expectativas.”

“Esta foi a MELHOR viagem da minha vida…não me importava de voltar atrás, ir para o aeroporto e viver as mesmas experiências – mesmo o medo da primeira viagem de avião!”

eco_pagDuas alunas da Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida participaram na prova regional dos Eco - Cozinheiros 2017, que se realizou na Escola de Hotelaria e Turismo em Coimbra, no dia 2 de maio, no âmbito do Concurso Alimentação Saudável e Sustentável, dinamizado pelo Programa Eco-Escolas. Este concurso visava a elaboração, pelos alunos, de ementas saudáveis que pudessem ser implementadas na Cantina Escolar. Como o trabalho das alunas Andreia Marques Sá Bento e Íngride Paloma Pais Leite, do 6º D, venceu, numa primeira fase, o concurso interno da escola, o mesmo foi enviado para a Plataforma do Eco-escolas, tendo sido posteriormente, a escola convidada a participar na fase regional. Aqui, as jovens estudantes, no papel de Eco-Cozinheiras, apresentaram uma ementa saudável Primavera / Verão composta por sopa de feijão verde, um prato de peru grelhado com batata cozida acompanhado com uma salada colorida. A ementa terminava com uma salada de fruta “barquinhos de meloa” e uma limonada com hortelã. Como veem, uma ementa simples, saborosa e nutricionalmente completa, que pode ser reprodutível na cantina da escola!!!!

Algumas fotografias desta atividade:

  Inserida no Plano Anual de Atividades do Agrupamento, teve lugar uma atividade que decorreu das atividades curriculares da disciplina de História e Geografia de Portugal (2º ciclo) e que materializou o objetivo do aprender de forma ativa proporcionando o encontro com a História Nacional e Local integrando o património nos roteiros da aprendizagem.

DP17

Tertulia Inserido no PAA e no âmbito da comemoração do Patrono da Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida, teve lugar, no dia 21 de abril, a Tertúlia: “Por que não gostam (ou deixam de gostar) de ler os nossos filhos /alunos? ”, promovida pela Coordenação dos Diretores de Turma do 2º ciclo com a colaboração da Biblioteca Escolar, fundamentalmente direcionada aos encarregados de educação do Agrupamento, mas aberta a toda a comunidade educativa. Desde a primeira hora foi considerado pertinente, pela data em que se realiza, integrar esta atividade na Festa Literária, nesse momento a decorrer, com o envolvimento de entidades parceiras do Agrupamento. Por esta razão o tema deste ano foi “FAMÍLIA e LEITURA (S) ”. Debater esta temática assume bastante relevo quando se constata, pela observação em contexto escolar, que um considerável número de alunos, à medida que avança no seu percurso escolar, deixa de ter particular interesse pela leitura, com manifestos efeitos negativos a vários níveis. A leitura é uma “ferramenta” que estimula a criatividade, aumenta a concentração e o foco, desenvolve a escrita, melhora a comunicação oral, amplia conhecimento, enriquece vocabulário e que, por essas e outras razões, devia ser uma prática constante e para a vida.

Escola Secundária de Nelas na sessão Euroscola do Parlamento Europeu em Estrasburgo. 500 alunos de 20 países da União Europeia participaram no dia 3 de maio na sessão Euroscol, em Estraburgo e assumiram o lugar dos deputados no hemiciclo da sede do Parlamento Europeu. 24 alunos representaram a Escola Secundária de Nelas, sendo esta uma experiência única para se familiarizarem com o funcionamento das instituições europeias; de exprimirem as suas opiniões pessoais e de questionarem representantes das instituições europeias sobre temas atuais relacionadas com o projeto europeu; de valorizar a sua condição de cidadãos europeus e tomar consciência da importância da sua intervenção na organização futura da Europa;  e ainda de desenvolver competências linguísticas comunicando com jovens de diversos países em inglês, francês ou espanhol. Saber mais em http://josemiguelsilvajornalista.blogspot.pt/2012/05/deputados-europeus-por-um-dia.html e Jornal Folha do Centro, Maio (da responsabilidade do jornalista José Miguel Silva, que acompanhou a sessão do Euroscola)

No passado dia 5 de Maio, na Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro – Silgueiros decorreu o “XV Encontro de Música” onde os alunos do Clube de Música da nossa escola apresentaram com grande empenho as seguintes peças vocais e instrumentais: Tema universitário: “Ó Afonso”; Deolinda: “Movimento Perpétuo Associado” e “Perguntei ao vento” do intérprete Vitorino.

Algumas fotografias desta actividade:

Visita de estudo ao concelho de Nelas

De manhã estivemos à espera do autocarro enquanto o professor Armando nos explicava a freguesia de Felgueiras. Chegou o autocarro e seguimos a viagem para as Caldas da Felgueiras. Aí vimos o hotel, estivemos numa ponte, que pertencia já ao distrito de Coimbra. Debaixo da ponte passa o rio Mondego. Quando fomos para o autocarro vimos uma fonte. Seguimos viagem para Canas de Senhorim. Em Canas de Senhorim vimos os pelourinhos e tirámos fotografias. Fomos para Santar lanchar. Em Santar fomos visitar uma casa – Paço dos Cunhas. Lá dentro vimos um lagar, armas, a cadeira do rei e da rainha, quadros com fotografias de reis, uma mesa de jogo, a lareira acesa, dois móveis na entrada e um relógio antigo. Fomos para Vilar Seco e observamos o busto do Dr. Fortunato de Almeida (patrono do nosso agrupamento), um pelourinho, uma casa senhorial, uma igreja e no final vimos o Cristo Rei. Depois viemos par a escola. No autocarro cantámos várias canções. Gostámos muito da visita e prendemos coisas novas e interessantes e ficamos a conhecer melhor uma parte do nosso concelho.

Elaborado pelos alunos do 3º e 4º ano da Turma 4 da Eb1 de Nelas – Avenida

 

No dia 13 de Novembro, realizou-se na E.B.1 de Nelas (edifício da Serra), uma vez mais a já célebre Feira de Outono, onde se procedeu à venda dos mais variados produtos, os quais foram expostos nas já famosas barracas. Esta, decorreu no período da manhã e teve a envolvência e a dinâmica de toda a comunidade escolar. No período da tarde, contámos com a participação dos professores das A.E.C´S, auxiliares e respectivos professores pertencentes a esta escola, para a realização de actividades lúdicas com os alunos. A seguir, procedeu-se à realização do Magusto, onde se comemorou o Dia de São Martinho com o degustar das saborosas castanhas assadas. Em suma, assim se desenrolaram as referidas actividades num ambiente de harmonia e convívio saudável entre todos os elementos desta comunidade educativa.

Os alunos com CEI – Currículo Específico Individual, foram presenteados com a visita aos Museus do Brinquedo e do Pão, respectivamente, a partir de uma iniciativa tida em conta pelos professores de Educação Especial que com eles quiseram celebrar o Dia Nacional dos Museus, no passado dia 18 de Maio. Os docentes Ana Cardoso e Jorge Santos acompanharam os seis alunos e com a colaboração da guia Manuela (no Museu do Brinquedo) e da guia Vânia (no Museu do Pão), dinamizaram algumas actividades lúdicas com aquelas jovens. Os objectivos desta actividade permitiram aos alunos apreciarem e desenvolverem o gosto pelo património; evidenciarem um clima saudável de convivência e de relacionamento interpessoal; desenvolverem diversas competências (em especial na área de Recreação e Lazer); manterem contacto directo com brinquedos e com a massa do pão, manuseando-os e usufruírem de um salutar convívio entre professores e colegas. Para casa, cada um trouxe um “pão são”, comemorativo do dia, e outro com o nome deles gravado. No final destas actividades, os alunos e ambas as guias foram unânimes em considerar para breve uma nova visita aos respectivos Museus.

Ana Cardoso

No dia dezoito de Maio, das 10.00 às 10.20, toda a comunidade educativa teve a oportunidade de saborear chá inglês acompanhado de um “muffin”. Com esta actividade, todas as docentes do Grupo Disciplinar de Língua Inglesa da escola E.B 2,3 Dr. Fortunato de Almeida promoveram um convívio/confraternização salutar entre alunos/professores e mais elementos da comunidade educativa e, ao mesmo tempo, contribuíram mais uma vez para o enriquecimento cultural dos alunos, já que lhes deram a conhecer mais um hábito cultural da civilização inglesa, dando assim cumprimento ao programa de Língua Inglesa, que aponta para a veiculação de aspectos civilizacionais do País, cuja Língua estão a aprender.

Algumas fotografias desta actividade:

A Delegada : Graça Cardoso

O 25 de Abril de 1974 pôs fim a 48 anos de ditadura em Portugal, permitindo restaurar a democracia e recuperar a liberdade. É fundamental, que as novas gerações que não viveram em ditadura, tomem consciência das profundas transformações resultantes da revolução de Abril, participando em actividades com ela relacionadas.

Professora bibliotecária e professoras de História

No âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento, realizou-se no passado dia 6 de Maio, a Visita de Estudo a Aveiro. Estiveram envolvidos os alunos do 5º de escolaridade, num total de 102 elementos e 8 acompanhantes (sete professores e 1 assistente operacional). No período da manhã os alunos dividiram-se em dois grupos, com visitas simultâneas ao Barco Museu Santo André e Museu Marítimo de Ílhavo e outro grupo à Fabrica de Ciência Viva. O almoço decorreu no Jardim Oudinot. O período da tarde contemplou um passeio na Ria, no circuito exterior. Foi o momento mais apreciado do dia. Uma experiência absolutamente nova para muitos e marcada pelo convívio alegre e descontraído entre alunos e professores. A visita terminou na “Funceramics” com a apresentação do projeto “A roda da cerâmica”. O Sr Adelino, oleiro, fez uma demonstração ao vivo, levantando, na roda, uma panela a partir de um tosco pedaço de barro. Divertiu a assistência, envolveu-a, convidou alunos e professores a ajudar a construir a peça que foi oferecida à escola, animou o ato criativo da peça com cantigas do antigamente e o guia, Engenheiro Paulo Sequeira, proporcionou aos alunos uma aula fazendo uma abordagem histórica do aparecimento da olaria e dos seus artesãos.
Afinal … a passear também se aprende.
De outra maneira.
Precisamos só querer, estar disponíveis e com vontade de aprender.
Foram responsáveis pela organização os professores: Delfim Ferreira, Eugénia Figueiredo e Lúcia Ribeiro e contaram com a colaboração dos Diretores de turma.

Veja uma apresentação electrónica em Power Point, elaborada por um aluno que participou nesta visita de estudo com algumas fotografias:

Visita de estudo a Aveiro

Realizou-se no passado dia 4 de Maio uma visita de monitorização por parte da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) no âmbito do Programa Eco-Escolas. Esta iniciativa teve lugar na nossa escola, pelo facto de há três anos consecutivos desenvolvermos o programa e recebermos o galardão Bandeira Verde. Para tal a equipa tem contado com alguns patrocínios, individuais e, sobretudo, da empresa AKI que generosamente nos ofereceu material para a requalificação dos espaços exteriores e identificação da biodiversidade vegetal. Continuamos a contar com a colaboração de todos, agradecendo os esforços feitos até aqui.

Preserve o Meio Ambiente! Contamos consigo!

Algumas fotografias desta actividade:

 

 

A equipa do ECO-ESCOLAS

AVISO DE ABERTURA - eleição do Director do Agrupamento de Escolas de Nelas

 

Nos termos do disposto no artigo 22º do Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de Abril, e no artigo 5.º da Portaria nº 604/2008, de 9 de Julho, torna-se público que se encontra aberto concurso para o provimento de lugar de Director do Agrupamento de Escolas de Nelas, pelo prazo de dez dias úteis a contar do dia seguinte ao da publicação do Aviso n.º 10086/2011, no Diário da República, 2.ª série - N.º 86 - 4 de Maio de 2011. São deste modo disponibilizados alguns documentos relevantes:

- AVISO DE ABERTURA;

REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO DO DIRECTOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NELAS;

- REQUERIMENTO.

Com o objectivo de despertar nos alunos o interesse pela ciência e de os sensibilizar para a observação e compreensão dos diversos fenómenos naturais, dinamizou-se nas Jornadas do Patrono, na Escola Sede, o Laboratório Aberto.

O périplo das actividades realizadas incluiu:

- Exposição de trabalhos diversos alusivos à biodiversidade;

- Informação e esclarecimento de dúvidas sobre doenças do comportamento alimentar;

- Medição da tensão arterial;

- Observação microscópica de células;

- Observação de microrganismos de uma infusão;

- Realização de várias experiências laboratoriais;

- Simulação da actividade vulcânica do tipo explosiva e efusiva;

- Jogo da memória (Dicas para salvar o ambiente);

- Actividade lúdica alusiva à separação de resíduos “ Cada coisa no seu sítio”;

- Jogo da água.

O Laboratório Aberto foi muito concorrido. Agradecemos a participação de todos.

 

Algumas fotografias desta actividade:

Mais uma vez a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Fortunato de Almeida, homenageou o seu Patrono, colocando um ramo de flores junto do seu Busto na Avenida Dr. Fortunato de Almeida, em Nelas, no dia 15 de Abril de 2011. Este gesto pretendeu relembrar mais uma vez o extraordinário Homem, o seu legado, e o seu nascimento (15-04-1869).

Para concluir esta homenagem, realizaram-se no passado dia 9 de Junho um conjunto de actividades, estando já disponíveis algumas fotografias:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Algumas fotografias da colocação das flores junto ao Busto do Dr. Fortunato de Almeida:

Tudo é possível quando se sonha! Por isso, nada é impossível, como a possibilidade de ter mais uma vez entre nós os Fingertips. Agora com uma nova e muito bonita cara, lançaram, no recente Portugal Fashio, uma música que será concerteza um dos maiores sucessos do próximo verão: "Dreaming Of The Moon". Para os ouvir e ver, clique aqui.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011. D.R. n.º 17, Série I de 2011-01-25

A resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011, Diário da República n.º 17, Série I de 25-01-2011, determinou a aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no sistema educativo no ano lectivo 2011/2012 e, a partir de 1 de janeiro de 2012, ao Governo e a todos os serviços, organismos e entidades na dependência do Governo, bem como à publicação do Diário da República.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa em 1990, aprovado pela Resolução da Assembleia da República n.º 26/91 e ratificado pelo Decreto do Presidente da República n.º 43/91, ambos de 23 de Agosto, simplifica e sistematiza vários aspectos da ortografia e elimina algumas excepções ortográficas, garantindo uma maior harmonização ortográfica. O Acordo Ortográfico incide apenas sobre a ortografia, mantendo -se a pronúncia e o uso das palavras inalteráveis. Deve salientar -se que não se trata do primeiro acordo sobre a ortografia do português ou a primeira convenção ortográfica da língua portuguesa.
Esta resolução adopta, ainda, o Vocabulário Ortográfico do Português, produzido em conformidade com o Acordo Ortográfico, e o conversor Lince como ferramenta de conversão ortográfica de texto para a nova grafia, disponíveis e acessíveis de forma gratuita no sítio da Internet
www.portaldalinguaportuguesa.org e nos sítios da Internet de todos os departamentos governamentais, ambos desenvolvidos pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) com financiamento público do Fundo da Língua Portuguesa.


Deste modo, para um maior conhecimento e familiarização do referido acordo por parte de toda a comunidade educativa, pode ser consultado um guia prático aqui.

O Coordenador de Estabelecimento
Jaime Augusto de Matos Torrinhas

“A Comissão Europeia delineou o Indicador Europeu de Competência Linguística em 2005 e propôs uma abordagem estratégica detalhada para a criação de um Indicador Europeu sobre Competências Linguísticas. O estudo pretende fornecer aos estados membros dados comparáveis sobre competência e conhecimento de línguas estrangeiras, sobre boas práticas e também sobre o progresso de aprendizagem de línguas estrangeiras. O SurveyLang (SL) é responsável pelo estudo.
O número mínimo de escolas participantes no Estudo Principal (Fevereiro/Março 2011) é de 71 por cada língua testada (cada país irá testar duas línguas, de entre Inglês, Francês, Alemão, Italiano e Espanhol), sendo testados, em média, 25 alunos em cada escola”
A Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr. Fortunato de Almeida, foi uma das seleccionadas para testar a competência e conhecimento da língua Francesa pelos alunos do 9º ano. Cada aluno irá realizar dois Testes de Língua separados (de entre audição, leitura, escrita) apenas de um nível dos três níveis do teste (elementar, intermédio, superior) e um Questionário de enquadramento, sendo que, de acordo com os testes diagnósticos realizados no início do 1º período por estes alunos, será aplicado o nível elementar a doze alunos e o nível intermédio a um aluno.
Os testes irão decorrer numa quarta-feira de manhã, a partir das 9:00 horas, em data a anunciar pelo Gabinete de Avaliação Educacional, de entre três datas propostas pela escola: 2, 16 ou 23 de Março.    

Alguns documentos a consultar: SL French leaflet (Estudo Europeu sobre as Competências Linguísticas); ESLC SurveyLang poster; Surveylang_folheto_EN

Para mais informação consultar www.gave.min-edu.pt/ieclwww.surveylang.org

Nelas, 1 de Fevereiro de 2011
O Coordenador de Estabelecimento
Jaime Augusto de Matos Torrinhas

Enunciados, Resoluções, Critérios de Classificação e Grelhas dos Testes Intermédios já realizados:

         No âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral em Crianças e Jovens, já estão disponíveis, para entrega imediata, os cheques-dentista dos alunos nascidos em 1997 e 2000. A entrega será feita pelos Serviços Administrativos da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr. Fortunato de Almeida, Nelas. Informo, ainda, que o Prazo de Validade dos cheques-dentista termina em 31 de Agosto de 2011, pelo que devem proceder à marcação de consulta junto dos Médicos Dentistas que tenham aderido ao programa. Consulte aqui os médicos do Concelho de Nelas que aderiram ao programa e para visualizar outros médicos aderentes fora do Concelho vá ao endereço https://www.saudeoral.min-saude.pt/pnpso/public/ e faça click no menu MÉDICOS ADERENTES.

O Coordenador de Estabelecimento
Jaime Augusto de Matos Torrinhas

Já começou a votação on-line!

 A votação é feita online e para proceder à mesma será necessário cada utilizador fazer o registo no site.

  1. Cada utilizador só pode votar uma só vez na mesma árvore, contudo pode votar em vários trabalhos/árvores apresentadas.
  2. A votação só tem início após a colocação de todos os trabalhos online ou seja, dia 21 de Dezembro e decorrerá até dia 21 de Janeiro (inclusive).
  3. A divulgação dos trabalhos vencedores será no dia 28 de Janeiro: as 10 árvores mais votadas em cada escalão.

Votação em: http://natalamarelo.simenoamarelo.pt

ITIC

A iniciativa “Aprender e Inovar com TIC” tem como finalidade a promoção da utilização educativa das TIC, com vista à melhoria das aprendizagens dos alunos, através da rentabilização dos equipamentos disponíveis nas escolas.

Objectivos Gerais:

 

de2

O Clube de Desporto Escolar contribui para a consecução do Projecto Educativo de Escola através da formação de hábitos, atitudes e conhecimentos dos alunos nas diferentes práticas lúdicas e desportivas. Pretende promover também comportamentos promotores de saúde, de hábitos de vida saudáveis e de uma regular prática de actividade física desportiva. Afirma-se como uma actividade privilegiada para o desenvolvimento da consciência crítica, dos conhecimentos cientifico-pedagógicos e da responsabilidade individual e colectiva. Tem por fim o propósito de oferecer à população discente, prática desportiva de cariz competitivo que alargue os conhecimentos técnicos, tácticos e regulamentares, bem como habilidades motoras, de determinadas modalidades desportivas.


Hoje em dia as actividades desportivas e o desporto constituem uma linguagem que todas as pessoas falam. O desporto é muito importante na vida dos alunos, pois permite vivenciar vitórias, mas também derrotas, tornando-se assim uma forma de aprendizagem muito útil e eficaz. A escola está interessada em proporcionar aos alunos a prática das actividades físicas e do desporto, através do Clube de Desporto Escolar. A sua prática envolve duas componentes: uma interna, dentro da escola, e outra externa, que se traduz em competições com outras escolas. 

Mais informações sobre o Desporto Escolar em:

http://www.eaemangualde.com/

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/desporto/Paginas/default.aspx

http://www.cevde.no.sapo.pt