O dia 22 de abril de 2017 foi de festa no AENelas! Alunos finalistas, aos quais se juntaram os de mérito, foram convidados para estarem na festa preparada para os agraciar. Entre luz, música e muita animação a todos foram entregues os diplomas, os troféus e os prémios monetários. Aos finalistas o Agrupamento "ofereceu" ainda este vídeo ilustrativo de alguns dos bons momentos vividos pelos alunos, tradutor do seu percurso estudantil. 

A Direção do AENelas, e todos os seus colaboradores, desejam as maiores felicidades e formulam votos do maior sucesso a todos!

No passado dia 21 de abril, a turma D do 9.º ano realizou uma visita de estudo ao Porto, no âmbito das disciplinas de Música e História.

Os principais objetivos desta viagem foram visitar a Casa da Música e o museu ´´World of Discoveries``.

De manhã, tivemos oportunidade de conhecer a Casa da Música, onde inicialmente assistimos ao ensaio de uma orquestra e, de seguida, fomos presenteados com uma visita guiada a este magnífico espaço.

À hora do almoço, reunimo-nos no Parque da Cidade, onde partilhámos o almoço e convivemos uns com os outros. Após essa pausa, dirigimo-nos ao Museu acima referido, onde fomos recebidos com um pequeno vídeo que nos orientou para várias atividades interativas e lúdico-didáticas que o Museu oferece. Todas foram do nosso agrado, mas apreciámos especialmente o passeio de barco que nos despertou grande curiosidade e nos fez recordar a História de Portugal.

Em suma, foi uma viagem que nos agradou bastante e que nos proporcionou momentos de aprendizagem diferente.

Os alunos do 9ºD

2016/2017

Decorreu de 30 de março a 4 de abril a IV edição da visita de estudo a Londres, desta vez com a participação de 58 alunos e 4 professores. Visitámos os lugares mais emblemáticos, e deu para perceber um pouco o funcionamento da cidade cosmopolita. Aqui ficam alguns testemunhos dos alunos.

“Mãe, ganha mais 600 euros, vou voltar a Londres!”

“Best trip, with the best people!”

“Apesar das dores de garganta e pés, só tenho a dizer que esta viagem foi melhor do que esperava. Todas as vivências superaram as minhas expectativas.”

“Esta foi a MELHOR viagem da minha vida…não me importava de voltar atrás, ir para o aeroporto e viver as mesmas experiências – mesmo o medo da primeira viagem de avião!”

eco_pagDuas alunas da Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida participaram na prova regional dos Eco - Cozinheiros 2017, que se realizou na Escola de Hotelaria e Turismo em Coimbra, no dia 2 de maio, no âmbito do Concurso Alimentação Saudável e Sustentável, dinamizado pelo Programa Eco-Escolas. Este concurso visava a elaboração, pelos alunos, de ementas saudáveis que pudessem ser implementadas na Cantina Escolar. Como o trabalho das alunas Andreia Marques Sá Bento e Íngride Paloma Pais Leite, do 6º D, venceu, numa primeira fase, o concurso interno da escola, o mesmo foi enviado para a Plataforma do Eco-escolas, tendo sido posteriormente, a escola convidada a participar na fase regional. Aqui, as jovens estudantes, no papel de Eco-Cozinheiras, apresentaram uma ementa saudável Primavera / Verão composta por sopa de feijão verde, um prato de peru grelhado com batata cozida acompanhado com uma salada colorida. A ementa terminava com uma salada de fruta “barquinhos de meloa” e uma limonada com hortelã. Como veem, uma ementa simples, saborosa e nutricionalmente completa, que pode ser reprodutível na cantina da escola!!!!

Algumas fotografias desta atividade:

  Inserida no Plano Anual de Atividades do Agrupamento, teve lugar uma atividade que decorreu das atividades curriculares da disciplina de História e Geografia de Portugal (2º ciclo) e que materializou o objetivo do aprender de forma ativa proporcionando o encontro com a História Nacional e Local integrando o património nos roteiros da aprendizagem.

DP17

Tertulia Inserido no PAA e no âmbito da comemoração do Patrono da Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida, teve lugar, no dia 21 de abril, a Tertúlia: “Por que não gostam (ou deixam de gostar) de ler os nossos filhos /alunos? ”, promovida pela Coordenação dos Diretores de Turma do 2º ciclo com a colaboração da Biblioteca Escolar, fundamentalmente direcionada aos encarregados de educação do Agrupamento, mas aberta a toda a comunidade educativa. Desde a primeira hora foi considerado pertinente, pela data em que se realiza, integrar esta atividade na Festa Literária, nesse momento a decorrer, com o envolvimento de entidades parceiras do Agrupamento. Por esta razão o tema deste ano foi “FAMÍLIA e LEITURA (S) ”. Debater esta temática assume bastante relevo quando se constata, pela observação em contexto escolar, que um considerável número de alunos, à medida que avança no seu percurso escolar, deixa de ter particular interesse pela leitura, com manifestos efeitos negativos a vários níveis. A leitura é uma “ferramenta” que estimula a criatividade, aumenta a concentração e o foco, desenvolve a escrita, melhora a comunicação oral, amplia conhecimento, enriquece vocabulário e que, por essas e outras razões, devia ser uma prática constante e para a vida.

Calendário das PROVAS FINAIS e EXAMES NACIONAIS  para 2016

Calendário das Provas de Equivalência à Frequência dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (NOVO)

Calendário das Provas de Equivalência à Frequência dos 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (ALTERADO)

Guia Geral de Exames 2016 - Exames Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Secundário.

Norma 01/JNE/2016 - Instruções para a Inscrição - Provas e Exames do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Norma 02/JNE/2016 - Instruções para Realização, Classificação | Reapreciação e Reclamação de Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Informações-Prova 2015/2016 - encontram disponíveis no endereço eletrónico do IAVE as informações-prova relativas às provas de aferição, provas finais do ensino básico e exames do ensino secundário.

Deliberação n.º 146-A/2016Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior

Despacho normativo n.º 1-D/2016 -  o presente Despacho normativo vem, por um lado, concretizar as atribuições, composição, funcionamento do Júri Nacional de Exames e, por outro lado, materializar informação sobre a realização das provas de equivalência à frequência e dos exames finais no ensino secundário, sem prejuízo de, em momento ulterior, se proceder à aprovação de regulamento no âmbito do ensino básico.

Despacho Normativo n.º 1-G/2016 - Aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e de Equivalência à Frequência do Ensino Básico e revoga o Despacho normativo n.º 6-A/2015.

Ofício S-DGE/2016/1798, de 6 de maio - Utilização de Calculadoras Gráficas no Ensino Secundário: Exames Finais Nacionais de Física e Química A, de Matemática A, Matemática B e Matemática Aplicada às C.

INFORMAÇÕES-PROVA DAS PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

Escola Secundária de Nelas na sessão Euroscola do Parlamento Europeu em Estrasburgo. 500 alunos de 20 países da União Europeia participaram no dia 3 de maio na sessão Euroscol, em Estraburgo e assumiram o lugar dos deputados no hemiciclo da sede do Parlamento Europeu. 24 alunos representaram a Escola Secundária de Nelas, sendo esta uma experiência única para se familiarizarem com o funcionamento das instituições europeias; de exprimirem as suas opiniões pessoais e de questionarem representantes das instituições europeias sobre temas atuais relacionadas com o projeto europeu; de valorizar a sua condição de cidadãos europeus e tomar consciência da importância da sua intervenção na organização futura da Europa;  e ainda de desenvolver competências linguísticas comunicando com jovens de diversos países em inglês, francês ou espanhol. Saber mais em http://josemiguelsilvajornalista.blogspot.pt/2012/05/deputados-europeus-por-um-dia.html e Jornal Folha do Centro, Maio (da responsabilidade do jornalista José Miguel Silva, que acompanhou a sessão do Euroscola)

No passado dia 5 de Maio, na Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro – Silgueiros decorreu o “XV Encontro de Música” onde os alunos do Clube de Música da nossa escola apresentaram com grande empenho as seguintes peças vocais e instrumentais: Tema universitário: “Ó Afonso”; Deolinda: “Movimento Perpétuo Associado” e “Perguntei ao vento” do intérprete Vitorino.

Algumas fotografias desta actividade:

Escola Básica do 1º Ciclo de Carvalhal Redondo

Escola Básica do 1º Ciclo de Santar

Escola Básica do 1º Ciclo de Vilar Seco

 

Equipa de Apoios Educativos do 1º C.E.B.

Professora

Cecília Maria Silva

Professora

Fernanda Maria Albuquerque Brites

Professora

Armando António Ferreira de Morais

Professora

Fátima Carla L. Albuquerque Cabral

Professora

Paula Raquel Figueiredo Costa

Professora

Paula Margarida Almeida Pinto

Professora

Cristina Pina

Professora

Sónia Simões

Professora

Maria do Carmo Henriques Diniz

Professora

Sandra Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Biblioteca Escolar

Professora Bibliotecária

Maria Isabel Santos Sampaio

eb1Moreira

Professora

Maria dos Prazeres M. Amaral Almeida

  

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DESACTIVADA

 

eb1Carvalhas

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eb1VilaRuiva

Professora

Lara Cecília Ribeiro M. Augusto

Professora

Rosa Maria F. Martins Reina

 

 www.eb1-vila-ruiva-nelas.rcts.pt

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eb1FolhadalPolo2

Professor: Vitor Jorge Leal Oliveira

www.eb1-folhadal-polo-1.rcts.pt

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eb1FolhadalPolo1

Professor: Sara Patrícia Estevs Lopes

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Visita de estudo ao concelho de Nelas

De manhã estivemos à espera do autocarro enquanto o professor Armando nos explicava a freguesia de Felgueiras. Chegou o autocarro e seguimos a viagem para as Caldas da Felgueiras. Aí vimos o hotel, estivemos numa ponte, que pertencia já ao distrito de Coimbra. Debaixo da ponte passa o rio Mondego. Quando fomos para o autocarro vimos uma fonte. Seguimos viagem para Canas de Senhorim. Em Canas de Senhorim vimos os pelourinhos e tirámos fotografias. Fomos para Santar lanchar. Em Santar fomos visitar uma casa – Paço dos Cunhas. Lá dentro vimos um lagar, armas, a cadeira do rei e da rainha, quadros com fotografias de reis, uma mesa de jogo, a lareira acesa, dois móveis na entrada e um relógio antigo. Fomos para Vilar Seco e observamos o busto do Dr. Fortunato de Almeida (patrono do nosso agrupamento), um pelourinho, uma casa senhorial, uma igreja e no final vimos o Cristo Rei. Depois viemos par a escola. No autocarro cantámos várias canções. Gostámos muito da visita e prendemos coisas novas e interessantes e ficamos a conhecer melhor uma parte do nosso concelho.

Elaborado pelos alunos do 3º e 4º ano da Turma 4 da Eb1 de Nelas – Avenida

 

eb1NelasAvenida

Professora

Isabel Mª Serafim Albuquerque Boto

Professora

Fátima Mª Martins Mendes Figueiredo

Professora

António Pedro M. Amaral de Almeida

Professora

Carla Maria Alves Morgado

Professora

Maria de Lurdes A. Coelho Pereira

 

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No dia 13 de Novembro, realizou-se na E.B.1 de Nelas (edifício da Serra), uma vez mais a já célebre Feira de Outono, onde se procedeu à venda dos mais variados produtos, os quais foram expostos nas já famosas barracas. Esta, decorreu no período da manhã e teve a envolvência e a dinâmica de toda a comunidade escolar. No período da tarde, contámos com a participação dos professores das A.E.C´S, auxiliares e respectivos professores pertencentes a esta escola, para a realização de actividades lúdicas com os alunos. A seguir, procedeu-se à realização do Magusto, onde se comemorou o Dia de São Martinho com o degustar das saborosas castanhas assadas. Em suma, assim se desenrolaram as referidas actividades num ambiente de harmonia e convívio saudável entre todos os elementos desta comunidade educativa.

eb1NelasSerra

Professora

Aurora Maria A. R. S. de Morais

Professora

Anabela Santos Gomes

Professora

Fernando José Cardoso Rodrigues

Professora

Ana Marília Tomás Ferreira

Professora

Berta Maria Ferreira Henriques Morais (Sede)

Professora

Isabel Maria Peres Gomes (Sede)

 

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eb1Senhorim

Professora

Ana Paula Sebastião Alves Pinheiro

Professora

Eduarda Maria Abrantes Marialva

  

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Os alunos com CEI – Currículo Específico Individual, foram presenteados com a visita aos Museus do Brinquedo e do Pão, respectivamente, a partir de uma iniciativa tida em conta pelos professores de Educação Especial que com eles quiseram celebrar o Dia Nacional dos Museus, no passado dia 18 de Maio. Os docentes Ana Cardoso e Jorge Santos acompanharam os seis alunos e com a colaboração da guia Manuela (no Museu do Brinquedo) e da guia Vânia (no Museu do Pão), dinamizaram algumas actividades lúdicas com aquelas jovens. Os objectivos desta actividade permitiram aos alunos apreciarem e desenvolverem o gosto pelo património; evidenciarem um clima saudável de convivência e de relacionamento interpessoal; desenvolverem diversas competências (em especial na área de Recreação e Lazer); manterem contacto directo com brinquedos e com a massa do pão, manuseando-os e usufruírem de um salutar convívio entre professores e colegas. Para casa, cada um trouxe um “pão são”, comemorativo do dia, e outro com o nome deles gravado. No final destas actividades, os alunos e ambas as guias foram unânimes em considerar para breve uma nova visita aos respectivos Museus.

Ana Cardoso

Integrada na Rede Nacional de Bibliotecas Escolares desde 1996/1997, a Biblioteca da E.S.NELAS é entendida como um núcleo da organização pedagógica da escola, vocacionada para as actividades culturais e para a informação. Destina-se, em primeiro lugar, a proporcionar aos membros da comunidade um espaço de auto-formação, através da disponibilização de um fundo documental diversificado incluindo material bibliográfico, publicações periódicas, material audiovisual e multimédia, software educativo e acesso à Internet. A Biblioteca/ CRE apresenta, anualmente, um Plano de Actividades que visa o cumprimento dos seguintes objectivos:

1 - Desenvolver competências e hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação; desenvolver um trabalho de pesquisa ou estudo, individualmente ou em grupo.

2 - Ajudar os professores a planificarem as suas actividades de ensino e a diversificarem as situações de aprendizagem.

3 - Estimular nos alunos o prazer de ler e o interesse pela ciência, a arte e a cultura.

4 - Associar a leitura, os livros e a frequência de Bibliotecas à ocupação lúdica de tempos livres.

5 - Promover o livro e a leitura e o enriquecimento cultural da comunidade escolar estimulando a sua curiosidade por acontecimentos relevantes para a História da Humanidade.

Para mais informações consulte o site da biblioteca em: http://biblioteca.esec-nelas.rcts.pt

 

A emergência do conceito actual de saúde segundo a OMS liberta-se da redução ao estado de ausência de doença para uma visão global que compreende o bem-estar físico, psíquico, emocional e social.
Neste contexto abrangente, educação e saúde articulam-se e cruzam-se num objectivo comum: a construção de um projecto de vida saudável, o que implica que cada cidadão tenha acesso a informação e à sua gestão crítica para a tomada de decisões e construção da sua identidade.
A Escola não deve demitir-se do seu papel na edificação deste projecto de vida, deve desenvolver e potenciar nos seus alunos competências orientadas no sentido da cidadania e democracia, dotá-los da capacidade de desenvolver uma atitude crítica sem refúgio nas ideias feitas e nos preconceitos e, fundamentalmente, habilitá-los para a escolha de um estilo de vida saudável; o projecto PES pretende servir este propósito.A elaboração do projecto para 2009/10 teve como ponto de partida a diagnose dos problemas e necessidades seguida da determinação das áreas de intervenção:
Alimentação e actividade física;
Consumo de substâncias psico activas;
Sexualidade;
Infecções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH-Sida;
Violência em meio escolar;
Segurança.
As vertentes curricular, psicossocial, ecológica e comunitárias, serviram de princípios orientadores na construção deste projecto.
No planeamento da intervenção foram definidos os objectivos para cada área de intervenção, bem como as actividades e a respectiva operacionalização.
Para a operacionalização das actividades privilegiou-se, como estratégia principal, o envolvimento dos alunos tornando-os não só destinatários mas também agentes promotores e divulgadores do estilo de vida saudável. Ao tornarem-se vectores de informação, os alunos sentem-se mais comprometidos com o projecto; o envolvimento dos alunos na avaliação das actividades realizadas pretende promover neles o sentido crítico e de responsabilidade. O estabelecimento de parcerias constitui também uma estratégia prioritária: entre as interligações previstas realça-se a da educação com a unidade de saúde local, conseguindo-se, assim, uma cooperação estreita e uma intervenção com pessoal especializado em áreas relacionadas com a saúde.
Como instrumentos de avaliação serão considerados a qualidade do produto final, a participação e envolvimento dos promotores, o grau de interesse dos destinatários o preenchimento de inquérito relativo ao grau de satisfação e relatórios feitos pelos alunos.

Dando continuidade à participação, bem sucedida, nas sessões anteriores do Hemiciclo – Parlamento dos Jovens, a escola, tomará parte no programa “Parlamento dos Jovens”, uma iniciativa institucional da Assembleia da República, realizada com a colaboração do Ministério da Educação, através das respectivas Direcções Regionais de Educação e com a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto através do Instituto Português da Juventude. A dinamização /organização está a cargo da professora de EMRC.
O programa tem os seguintes objectivos:
Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;
Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político;
Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
Os temas para debate, no Ensino Secundário e no 3º Ciclo do Ensino Básico, no ano lectivo 2009/2010 são, respectivamente “A República” e “A Educação Sexual”.
Tal como o modelo preconiza e após a constituição de listas subscritoras de um conjunto de recomendações, internas à Escola, e respectiva eleição, os alunos eleitos participarão numa sessão distrital, apresentando aí o seu projecto de recomendação ao escrutínio eleitoral para eventual participação na etapa seguinte – Nacional.

No ano passado, como neste, a escola candidatou-se ao Projeto aLer+ (iniciativa promovida e apoiada pelo PNL, pela RBN e pela DGLB). Se este ano ainda só fizemos a candidatura, no ano transacto fizemos orgulhosamente parte das 33 escolas seleccionadas para integrar esta iniciativa nacional de inspiração britânica. Ao querermos manter o projecto, pretendemos espelhar a ideia de que a escola está interessada em continuar a apostar na leitura como ‘a forma’ consistente de apreender e compreender o mundo. Trata-se de uma iniciativa ambiciosa que tem por meta colocar todos a ler, independentemente da forma como o fazem e do(s) recurso(s) que utilizam.
Se se atentar no Plano Anual de Actividades da BE, facilmente se constata que as iniciativas aí registadas se organizam em torno dos 4 domínios previstos pelo Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares (A – Apoio ao Desenvolvimento Curricular; B – Leitura e Literacias; C – Projectos, Parcerias e Actividades Livres e de Abertura à Comunidade; D – Gestão da Biblioteca Escolar), com especial enfoque nos A e B, significando isto que a BE vai procurar, num trabalho continuado de articulação curricular e de proximidade com os professores, e não só, estimular todos, de modo a que a leitura passe a fazer parte integrante da vida escolar e social dos nossos estudantes.

No dia dezoito de Maio, das 10.00 às 10.20, toda a comunidade educativa teve a oportunidade de saborear chá inglês acompanhado de um “muffin”. Com esta actividade, todas as docentes do Grupo Disciplinar de Língua Inglesa da escola E.B 2,3 Dr. Fortunato de Almeida promoveram um convívio/confraternização salutar entre alunos/professores e mais elementos da comunidade educativa e, ao mesmo tempo, contribuíram mais uma vez para o enriquecimento cultural dos alunos, já que lhes deram a conhecer mais um hábito cultural da civilização inglesa, dando assim cumprimento ao programa de Língua Inglesa, que aponta para a veiculação de aspectos civilizacionais do País, cuja Língua estão a aprender.

Algumas fotografias desta actividade:

A Delegada : Graça Cardoso

O Projeto IncluNET surge como o crescimento, como uma vertente, do Projecto Pela Inclusão, que existe na Escola Secundária de Nelas desde há quatro anos. É um site que resulta de uma parceria entre os membros que integram este segundo Projecto, que é o primeiro, Maria de Fátima Almeida, professora de Educação Especial, e Pedro Varandas, Psicólogo Escolar, e uma das Professoras de TIC da mesma Escola, Inês Ventura. O âmbito do IncluNET é ambicioso – e desejamos que cresça, à medida da nossa vontade e da dos que percorrerem as páginas que forem nascendo. Sobre o que é, basta descobrir. Aqui, deixamos apenas que pretende apontar respostas e construir mais perguntas sobre a Inclusão. Saber Mais

IncluNET

Eco - Escolas

Projecto aLeR+

Parlamento dos jovens

EPS - Educação para a Promoção da Saúde

Outros projetos do Agrupamento:

Projeto Investir na Capacidade II

Este projeto pretende desenvolver uma cultura empreendedora nos jovens; melhorar a cooperação entre a escola, a família e o meio, diversificando a participação dos Pais/Encarregados de Educação; fortalecer a ligação com (…) empresas e instituições do concelho; promover os valores do mérito e da excelência; estimular a curiosidade intelectual e a ambição cultural dos alunos.

Projeto "Firmar Competências e Conhecimentos" – Disciplina de Biologia

Este projeto pretende intervir em áreas que contribuam para uma melhoria dos resultados, habilitando os alunos com métodos de estudo mais ajustados, ajudando-os e apoiando-os a mobilizar saberes na interpretação e aplicação do conhecimento em novas situações. Os principais objetivos deste projeto são: desenvolver hábitos de trabalho ajustados às necessidades dos alunos; proporcionar situações de ajuda entre pares; apoiar os alunos na resolução de exames nacionais e ajudar os alunos a interpretar os critérios de classificação das provas nacionais elaborados pelo GAVE. É de realçar que, embora este trabalho seja feito em sala de aula no horário destinado à disciplina, o desenvolvimento deste projeto, com um bloco extra não letivo, possibilita o desenvolvimento de estratégias como a ajuda entre pares e outras estratégias de consolidação de conhecimentos que o horário letivo não permite.

Projeto Pela Memória de Trabalho

Este projeto pretende  cumprir os seguintes objetivos:
1.“Melhorar a cooperação entre a escola, a família e o meio, diversificando a participação dos Pais/Encarregados de Educação”;
2.“Fortalecer a ligação com (…) empresas e instituições do concelho”:
3.Promover o uso diversificado de metodologias no processo de ensino-aprendizagem.
4. Desenvolver a memória de trabalho, partindo de investigação realizada neste contexto.
5.Melhorar a compreensão da leitura.
6.Melhorar o cálculo mental.

Projeto Reciclar com Criatividade

Com este projeto, pretende-se reforçar o desenvolvimento de aptidões e capacidades, com vista à melhoria das condições de vida e inserção socio-profissional dos alunos com CEI. Contribuindo desta forma para a formação global e integral da pessoa humana. Pretende ainda aprofundar e desenvolver capacidades cognitivas (saber), organizativas (saber fazer) e relacionais (saber ser), respeitando os limites e visando uma futura integração na sociedade mais harmoniosa.

Projeto “Promoção do Empreendedorismo na Região de Dão-Lafões”

(i) Criar uma Rede de Dinamização e Apoio ao Empreendedorismo na Região;
(ii) Propor um Plano de Ação de modo a potenciar as eventuais oportunidades de negócio existentes em cada Município;
(iii) Desenvolver Ações de Formação que visem sensibilizar as populações para o empreendedorismo;
(iv) Criar um sistema de apoio aos empreendedores durante os primeiros anos de atividade.

Projeto PERA

Este projeto, pretende promover hábitos alimentares saudáveis e conciliar a educação alimenta, com a necessidade de suprir eventuais carências alimentares, nos alunos das escolas públicas.

Ideias com mérito – DigiLER


À Biblioteca Escolar é reconhecido um papel determinante na dinâmica da Escola, nomeadamente o seu contributo para a criação de hábitos de leitura e a promoção das literacias centradas no aluno. Numa sociedade cada vez mais de informação, o livro em formato físico tem, cada vez mais, perdido espaço para o livro eletrónico. Desta forma, urge acompanhar estas tendências e fornecer meios e estruturas (Biblioteca Digital) para que alunos e professores possam estar a par destas novas tecnologias de acesso à informação e servir-se delas para melhorar os níveis de literacia da nossa população. O presente projeto organiza-se em duas fases.

Programa ECO-ESCOLAS

O Agrupamento de Escolas de Nelas - Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Fortunato de Almeida participou no ano lectivo 2008/2009 neste Programa, tendo sido reconhecido com a Bandeira Verde Eco-Escolas pelo trabalho desenvolvido em benefício do ambiente. No presente ano lectivo voltou a candidatar-se a este programa. Os objectivos do Programa Eco-Escolas são:

- Encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade;
- Estimular o hábito de participação envolvendo activamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implementação das acções;- Motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário;
- Contribuir para a criação de parcerias e sinergias locais (autarquias, empresas, instituições, etc.);
- Fornecer formação, enquadramento e apoio a muitas das actividades que as escolas desenvolvem;
- Divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede a nível nacional e internacional.

Algumas actividades a realizar no Agrupamento para dar continuidade a este programa do Eco-Escolas:

- Comemoração do Dia da Alimentação;
- Concurso Eco-Natal;
- Projecto Escola Electrão;
- Campanha de troca de lâmpadas.

Apenas duas  palavras!
Todos estão de PARABÉNS pelos resultados alcançados. Lembrem-se que para a maioria de vocês, esta, foi a vossa primeira competição e de certeza, que a primeiríssima em Atletismo. Agora meus campeões, sem empenho, vontade, sacrifício e trabalho e humildade nada se consegue…

Por isso para o próximo ano, já sabem…quero o dobro do peso das medalhas e têm que ser novamente campeões!!!  
Há pois é!... Não aceito desculpas.

Muito obrigada a todos por terem acreditado e aparecido!

Algumas fotografias desta actividade:

 

Classificações individuais... 

...

 

Horário de Atendimento aos Encarregados de Educação - ESN

ÁREA DE COORDENAÇÃO DOS DIRETORES DE TURMA 

 icon Horario atendimento ESN (337.85 kB)

 

 

Historial

Em 26 de Maio de 2005 a nossa escola completou 30 anos de existência.

Fazer a sua história e dos estabelecimentos de ensino que a precederam não tem sido tarefa fácil. As memórias encontram-se espalhadas, muito perdidas e não tem sido fácil encontrá-las e reuni-las. Há também muitas incertezas, muitas dúvidas, e nem sempre foi possível encontrar as datas correctas e confirmar os nomes verdadeiros.

No entanto, sabe-se hoje que em:

 

1935

Foi criada a primeira estrutura de ensino secundário em Nelas. Tinha sede na Vila Rosa, edifício ainda hoje existente e há pouco tempo restaurado, situado na estrada Nelas - Viseu, em frente da Adega Cooperativa.
Nesta data o número de alunos era reduzido e só dois professores aqui se encontravam a trabalhar. Tratava-se de uma casa de habitação de férias cedida pela sua proprietária - D. Rosa - para ali funcionar a escola.

1937

1945

A escola passou a funcionar numa outra casa particular - Casa dos Humbertos, situada na estrada nacional nº 234, ainda hoje de pé.

1945

Criou-se a Sociedade do Colégio de Nelas, Lda, a 25 de Julho de 1945. Neste mesmo ano iniciou-se a construção do edifício-sede, em frente da então capela de S. Miguel, hoje Igreja Matriz.

1971

O Colégio Grão Vasco passa a secção liceal, funcionando como pólo do Liceu Alves Martins de Viseu. Estes foram tempos de euforia e aqui foram recebidas figuras ilustres do país com destaque para o então Ministro da Educação, Dr. Veiga Simão

1974

O reitor é destituído do seu cargo, cria-se um vazio de poder e, temporariamente, a Dr.a Júlia Capelo, docente na nossa escola já aposentada, assume o lugar. 
1975 26/05/1975 - é criada a Escola Secundária, pelo Decreto-Lei 260 - B/75, que funciona nas mesmas instalações do Colégio Grão Vasco até 1983.
1983 A Escola Secundária passa a funcionar no actual edíficio construído propositadamente para o efeito.

 

 

Planta da Escola

 

planta_escola

 

1 - Pavilhão Polivalente
2 - Secretaria
3 - Comissão Administrativa Provisória
4 - Cantina
5 - Pavilhão de Aulas
6 - Pavilhão de Tecnologias
7 - Pavilhão de Ginástica

 

Localização - Vista Satélite 

 



 QUADRO DE EXCELÊNCIA

 

Ano Lectivo 2008-2009

      Ensino Nome do Aluno   Ano Média

3º Ciclo

Carolina Inês Maltez Xavier

7ºA

5

Filipa Pires Pereira e Paula

7ºA

5

Marta da Costa Sampaio

7ºA

5

Daniel Fernando D. R. Abrantes Garcia

7ºB

4,8

Rodrigo Ferreira

7ºB

4,5

Beatriz Correia Dias

8ºA

4,7

Catarina Alexandra Duarte Almeida

8ºA

4,6

Ana Beatriz Rodrigues Sampaio

8ºB

4,5

Mariana Pires Pereira e Paula

8ºB

4,9

Ana Sofia Lopes Borges

9ºA

5

Daniela Filipa da Silva Oliveira

9ºA

5

Henrique Nuno Costa Liberato

9ºA

4,6

Maria Nogueira Lopes Ferreira

9ºA 

 4,8

Carlos Miguel Henriques Cabrita

9ºB

 4,6

Maria de Lurdes R. B. Pais Monteiro

9ºB 

 4,8

 Ensino

Secundário

 

Sónia Alexandra Ramos dos Santos
10ºB 17,8
Paulo Ricardo dos Santos Correia 
10ºB 17,8
Ana Catarina da Silva Fernandes 
10ºB 19,3
Liliana Catarina da Silva Fernandes
11ºA 17,9
Adriana Sofia Camões Martins
12ºA 18

 

Ano Lectivo 2007-2008

      Ensino Nome do Aluno   Ano Média

3º Ciclo 

Catarina Alexandra Duarte Almeida

7ºA

4,6

Inês Cláudia Rodrigues Veiga

7ºA

4,5

Mariana Pires Pereira e Paula

7ºB

4,9

Ana Sofia Lopes Borges

8ºA

4,8

Daniela Filipa da Silva Oliveira

8ºA

4,9

Henrique Nuno Costa Liberato

8ºA

4,7

Maria Nogueira Lopes Ferreira

8ºA

4,8

Carlos Miguel Henriques  Cabrita

8ºB

4,6

Joana Isabel Gonçalves Ribeiro

8ºB

4,6

Maria de Lurdes R. B. Pais Monteiro

8ºB

4,8

Ana Rita Pereira de Almeida

9ºA

4,5

João Pedro Rodrigues de Jesus

9ºB

4,5

 

 

 

 Ensino

Secundário

 

Ana Catarina Maltez Xavier
10ºB 18,7
Cristiana Filipa Alves da Silva Rosa
10ºB 17,7
Liliana Catarina da Silva Fernandes
10ºB 17,6
Adriana Sofia Camões Martins
11ºA 18,1
Ana Filipa Garcia Morais
11ºC 17,6
Maria Rita Corceiro Vaz
12ºA 18,6
Ricardo Miguel Monteiro Santos
12ºC 17,9

 

Ano Lectivo 2006/2007

    Ensino Nome do Aluno   Ano Média

3º Ciclo

Ana Sofia Lopes Borges

7ºA

4,8

Daniela Filipa da Silva Oliveira

7ºA

4,8

Maria Nogueira Lopes Ferreira

7ºA

4,8

Joana Isabel Gonçalves Ribeiro

7ºB

4,5

Maria de Lurdes R. B. Pais Monteiro

7ºB

4,8

Ana Rita Pereira de Almeida

8ºA

4,5

André Henriques Nunes Coelho

8ºB

4,5

Paulo Ricardo dos Santos Correia

9ºA

4,6

Vítor Nuno Correia Dias

9ºA

4,5

Ana Catarina Maltez Xavier

9ºB

5

Cristiana Filipa Alves da Silva Rosa

9ºB

5

Liliana Catarina da Silva Fernandes

9ºD

4,9

Micaela Andreia Montriro Lopes

9ºD 4,8

 

  

   Ensino

Secundário

 

Ana Filipa Garcia Morais
10ºC 17,7
Emanuel Pais Monteiro
11ºA 17,6
Maria Rita Corceiro Vaz
11ºA 18,9
Ricardo Miguel Monteiro Santos
11ºC 17,8
João Miguel Pereira de Almeida
12ºA 18,8

As Provas de Aferição de Língua Portuguesa e de Matemática dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico visam avaliar o modo como os objectivos e as competências essenciais de cada ciclo estão a ser alcançados pelo sistema de ensino. A informação que os resultados destas provas fornecem mostra-se relevante para todos os intervenientes no sistema educativo, alunos, pais, encarregados de educação, professores, administração e para os cidadãos em geral. Estes resultados permitem uma monitorização da eficácia do sistema de ensino, devendo ser objecto de uma reflexão ao nível de escola que contribua para alterar práticas em sala de aula, que assim podem e devem ser ajustadas de modo sustentado.

 

CALENDÁRIO
 
- Língua Portuguesa 4º e 6º Ano - 06 de Maio de 2011 (10:00 horas);

- Matemática 4º e 6º Ano - 11 de Maio de 2011 (10:00 horas);

- Publicação das pautas com os resultados - 17 de Junho de 2011

 

Prova


Língua Portuguesa: 4º Ano; 6º Ano


Matemática: 4º Ano; 6º Ano

 

Critérios de Classificação


Língua Portuguesa: 4º Ano; 6º Ano

 


Matemática: 4º Ano; 6º Ano

 

Informacão sobre as Provas de Aferição do 1º Ciclo do Ensino Básico - Língua Portuguesa e MAtemática (4º Ano)

 
Informacão sobre as Provas de Aferição do 2º Ciclo do Ensino Básico - Língua Portuguesa e MAtemática (6º Ano)

Clique aqui para ter acesso às PROVAS DE ANOS ANTERIORES

Normativos: Norma PAEB/2011 

Manual do Aplicador para o 1º CEB 1011

Manual do Aplicador para o 1º CEB 1011

Ensino Básico (9º ano)

Ensino Secundário

Exames de Equivalência à Frequência


Calendário de Exames de Equivalência à frequência do Secundário

Encontra-se disponível, o calendário de Exames do Secundário: 1ª Fase | 2ª Fase.


Calendário de Exames de Equivalência à frequência do 3º ciclo

Encontra-se disponível nesta página, o calendário de Exames do 3º Ciclo.


Matrizes dos Exames de Equivalência à Frequência do Secundário

Encontram-se disponíveis nesta página, as matrizes dos Exames de Equivalência à Frequência do Secundário, estando os respectivos originais nos Serviços Administrativos do Agrupamento.

Português (Escrita) (Cód. 139)                 

Geografia (Cód. 319)

Português (Oral) (Cód. 139)

Direito (Cód. 329)

Filosofia (Cód. 161)

Psicologia (Cód. 340)

Biologia (Cód. 302)

Química (Cód. 342)

Área de Projecto (Cód. 305)

Inglês (Escrita-Oral) (Cód. 367)

Educação Física (Cód. 311)

Espanhol (Oral) (Cód. 375)

Física (Cód. 315)

Espanhol (Escrita) (Cód. 375)                       

 
Matrizes dos Exames de Equivalência à Frequência do 3º Ciclo

Encontram-se disponíveis nesta página, as matrizes dos Exames de equivalência à frequência do 3º ciclo, estando os respectivos originais nos Serviços Administrativos do Agrupamento.



Ciências Naturais (Cód. 10)                          

Geografia (Cód. 18)                                     

Físico-Química (Cód. 11)

História (Cód. 19)

Educação Tecnológica (Cód. 13)

Inglês (Oral)-LEI (Cód. 21)

Educação Visual  (Cód. 14)

Inglês (Escrita)-LEI (Cód. 21)

Espanhol (Oral)-LEII (Cód. 15)

TIC (Cód.24)

Espanhol (Escrita)-LEII (Cód. 15)

Área de Projecto (Cód. 25)

Francês (Oral)-LEII (Cód. 16)

Educação Física (Cód. 26)

Francês (Escrita)-LEII (Cód. 16)

Teatro (Cód.31)

O 25 de Abril de 1974 pôs fim a 48 anos de ditadura em Portugal, permitindo restaurar a democracia e recuperar a liberdade. É fundamental, que as novas gerações que não viveram em ditadura, tomem consciência das profundas transformações resultantes da revolução de Abril, participando em actividades com ela relacionadas.

Professora bibliotecária e professoras de História

No âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento, realizou-se no passado dia 6 de Maio, a Visita de Estudo a Aveiro. Estiveram envolvidos os alunos do 5º de escolaridade, num total de 102 elementos e 8 acompanhantes (sete professores e 1 assistente operacional). No período da manhã os alunos dividiram-se em dois grupos, com visitas simultâneas ao Barco Museu Santo André e Museu Marítimo de Ílhavo e outro grupo à Fabrica de Ciência Viva. O almoço decorreu no Jardim Oudinot. O período da tarde contemplou um passeio na Ria, no circuito exterior. Foi o momento mais apreciado do dia. Uma experiência absolutamente nova para muitos e marcada pelo convívio alegre e descontraído entre alunos e professores. A visita terminou na “Funceramics” com a apresentação do projeto “A roda da cerâmica”. O Sr Adelino, oleiro, fez uma demonstração ao vivo, levantando, na roda, uma panela a partir de um tosco pedaço de barro. Divertiu a assistência, envolveu-a, convidou alunos e professores a ajudar a construir a peça que foi oferecida à escola, animou o ato criativo da peça com cantigas do antigamente e o guia, Engenheiro Paulo Sequeira, proporcionou aos alunos uma aula fazendo uma abordagem histórica do aparecimento da olaria e dos seus artesãos.
Afinal … a passear também se aprende.
De outra maneira.
Precisamos só querer, estar disponíveis e com vontade de aprender.
Foram responsáveis pela organização os professores: Delfim Ferreira, Eugénia Figueiredo e Lúcia Ribeiro e contaram com a colaboração dos Diretores de turma.

Veja uma apresentação electrónica em Power Point, elaborada por um aluno que participou nesta visita de estudo com algumas fotografias:

Visita de estudo a Aveiro

Realizou-se no passado dia 4 de Maio uma visita de monitorização por parte da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) no âmbito do Programa Eco-Escolas. Esta iniciativa teve lugar na nossa escola, pelo facto de há três anos consecutivos desenvolvermos o programa e recebermos o galardão Bandeira Verde. Para tal a equipa tem contado com alguns patrocínios, individuais e, sobretudo, da empresa AKI que generosamente nos ofereceu material para a requalificação dos espaços exteriores e identificação da biodiversidade vegetal. Continuamos a contar com a colaboração de todos, agradecendo os esforços feitos até aqui.

Preserve o Meio Ambiente! Contamos consigo!

Algumas fotografias desta actividade:

 

 

A equipa do ECO-ESCOLAS

AVISO DE ABERTURA - eleição do Director do Agrupamento de Escolas de Nelas

 

Nos termos do disposto no artigo 22º do Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de Abril, e no artigo 5.º da Portaria nº 604/2008, de 9 de Julho, torna-se público que se encontra aberto concurso para o provimento de lugar de Director do Agrupamento de Escolas de Nelas, pelo prazo de dez dias úteis a contar do dia seguinte ao da publicação do Aviso n.º 10086/2011, no Diário da República, 2.ª série - N.º 86 - 4 de Maio de 2011. São deste modo disponibilizados alguns documentos relevantes:

- AVISO DE ABERTURA;

REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO DO DIRECTOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NELAS;

- REQUERIMENTO.

Com o objectivo de despertar nos alunos o interesse pela ciência e de os sensibilizar para a observação e compreensão dos diversos fenómenos naturais, dinamizou-se nas Jornadas do Patrono, na Escola Sede, o Laboratório Aberto.

O périplo das actividades realizadas incluiu:

- Exposição de trabalhos diversos alusivos à biodiversidade;

- Informação e esclarecimento de dúvidas sobre doenças do comportamento alimentar;

- Medição da tensão arterial;

- Observação microscópica de células;

- Observação de microrganismos de uma infusão;

- Realização de várias experiências laboratoriais;

- Simulação da actividade vulcânica do tipo explosiva e efusiva;

- Jogo da memória (Dicas para salvar o ambiente);

- Actividade lúdica alusiva à separação de resíduos “ Cada coisa no seu sítio”;

- Jogo da água.

O Laboratório Aberto foi muito concorrido. Agradecemos a participação de todos.

 

Algumas fotografias desta actividade:

Mais uma vez a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Fortunato de Almeida, homenageou o seu Patrono, colocando um ramo de flores junto do seu Busto na Avenida Dr. Fortunato de Almeida, em Nelas, no dia 15 de Abril de 2011. Este gesto pretendeu relembrar mais uma vez o extraordinário Homem, o seu legado, e o seu nascimento (15-04-1869).

Para concluir esta homenagem, realizaram-se no passado dia 9 de Junho um conjunto de actividades, estando já disponíveis algumas fotografias:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Algumas fotografias da colocação das flores junto ao Busto do Dr. Fortunato de Almeida:

Tudo é possível quando se sonha! Por isso, nada é impossível, como a possibilidade de ter mais uma vez entre nós os Fingertips. Agora com uma nova e muito bonita cara, lançaram, no recente Portugal Fashio, uma música que será concerteza um dos maiores sucessos do próximo verão: "Dreaming Of The Moon". Para os ouvir e ver, clique aqui.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011. D.R. n.º 17, Série I de 2011-01-25

A resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011, Diário da República n.º 17, Série I de 25-01-2011, determinou a aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no sistema educativo no ano lectivo 2011/2012 e, a partir de 1 de janeiro de 2012, ao Governo e a todos os serviços, organismos e entidades na dependência do Governo, bem como à publicação do Diário da República.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa em 1990, aprovado pela Resolução da Assembleia da República n.º 26/91 e ratificado pelo Decreto do Presidente da República n.º 43/91, ambos de 23 de Agosto, simplifica e sistematiza vários aspectos da ortografia e elimina algumas excepções ortográficas, garantindo uma maior harmonização ortográfica. O Acordo Ortográfico incide apenas sobre a ortografia, mantendo -se a pronúncia e o uso das palavras inalteráveis. Deve salientar -se que não se trata do primeiro acordo sobre a ortografia do português ou a primeira convenção ortográfica da língua portuguesa.
Esta resolução adopta, ainda, o Vocabulário Ortográfico do Português, produzido em conformidade com o Acordo Ortográfico, e o conversor Lince como ferramenta de conversão ortográfica de texto para a nova grafia, disponíveis e acessíveis de forma gratuita no sítio da Internet
www.portaldalinguaportuguesa.org e nos sítios da Internet de todos os departamentos governamentais, ambos desenvolvidos pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) com financiamento público do Fundo da Língua Portuguesa.


Deste modo, para um maior conhecimento e familiarização do referido acordo por parte de toda a comunidade educativa, pode ser consultado um guia prático aqui.

O Coordenador de Estabelecimento
Jaime Augusto de Matos Torrinhas

“A Comissão Europeia delineou o Indicador Europeu de Competência Linguística em 2005 e propôs uma abordagem estratégica detalhada para a criação de um Indicador Europeu sobre Competências Linguísticas. O estudo pretende fornecer aos estados membros dados comparáveis sobre competência e conhecimento de línguas estrangeiras, sobre boas práticas e também sobre o progresso de aprendizagem de línguas estrangeiras. O SurveyLang (SL) é responsável pelo estudo.
O número mínimo de escolas participantes no Estudo Principal (Fevereiro/Março 2011) é de 71 por cada língua testada (cada país irá testar duas línguas, de entre Inglês, Francês, Alemão, Italiano e Espanhol), sendo testados, em média, 25 alunos em cada escola”
A Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr. Fortunato de Almeida, foi uma das seleccionadas para testar a competência e conhecimento da língua Francesa pelos alunos do 9º ano. Cada aluno irá realizar dois Testes de Língua separados (de entre audição, leitura, escrita) apenas de um nível dos três níveis do teste (elementar, intermédio, superior) e um Questionário de enquadramento, sendo que, de acordo com os testes diagnósticos realizados no início do 1º período por estes alunos, será aplicado o nível elementar a doze alunos e o nível intermédio a um aluno.
Os testes irão decorrer numa quarta-feira de manhã, a partir das 9:00 horas, em data a anunciar pelo Gabinete de Avaliação Educacional, de entre três datas propostas pela escola: 2, 16 ou 23 de Março.    

Alguns documentos a consultar: SL French leaflet (Estudo Europeu sobre as Competências Linguísticas); ESLC SurveyLang poster; Surveylang_folheto_EN

Para mais informação consultar www.gave.min-edu.pt/ieclwww.surveylang.org

Nelas, 1 de Fevereiro de 2011
O Coordenador de Estabelecimento
Jaime Augusto de Matos Torrinhas

Enunciados, Resoluções, Critérios de Classificação e Grelhas dos Testes Intermédios já realizados:

         No âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral em Crianças e Jovens, já estão disponíveis, para entrega imediata, os cheques-dentista dos alunos nascidos em 1997 e 2000. A entrega será feita pelos Serviços Administrativos da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr. Fortunato de Almeida, Nelas. Informo, ainda, que o Prazo de Validade dos cheques-dentista termina em 31 de Agosto de 2011, pelo que devem proceder à marcação de consulta junto dos Médicos Dentistas que tenham aderido ao programa. Consulte aqui os médicos do Concelho de Nelas que aderiram ao programa e para visualizar outros médicos aderentes fora do Concelho vá ao endereço https://www.saudeoral.min-saude.pt/pnpso/public/ e faça click no menu MÉDICOS ADERENTES.

O Coordenador de Estabelecimento
Jaime Augusto de Matos Torrinhas

A Escola Básica do 2º e 3º ciclos Dr. Fortunato de Almeida teve a sua génese na década de 70, nomeadamente no ano lectivo de 1972/1973. Começou por ser uma escola preparatória com a denominação General José da Cunha Cabral e funcionava numa antiga casa de habitação na rua das Morgadas, em Nelas.
No ano lectivo de 1984/1985, deixou a rua das Morgadas para se instalar no largo Dr. Veiga Simão, e a partir do ano lectivo de 1996/1997 verifica-se nova mudança de instalações, começaram a ser utilizadas as actuais instalações, construídas de raiz e situadas na avenida Dr. Fortunato de Almeida, também em Nelas, passando a ter a estrutura de funcionamento Escola Básica do 2º e 3º Ciclos (2º e 3º CEB), com uma frequência média de 320 alunos.
 

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O concelho de Nelas situa‑se num planalto a sul do distrito de Viseu – compreendido entre as serras do Caramulo e da Estrela e, tbém, delimitado pelos rios Mondego (a Sul) e Dão (a Norte), – com uma área de 127.9 Km2 (dados do INE) distribuída por 9 freguesias.
A Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr. Fortunato de Almeida situa-se numa dessas freguesias, nomeadamente a norte da vila de Nelas, sede do concelho, junto à avenida Dr. Fortunato de Almeida e contígua ao pavilhão e piscinas municipais. O acesso à escola faz-se, principalmente, pelas estradas nacionais EN 234 ( Santa Comba Dão – Mangualde) e EN 231 (Viseu – Seia).

 



Use o rato para movimentar a imagem, e os botões do mapa para aumentar ou diminuir a ampliação.

Localização
 
 

Desporto:

Responsável

Duarte Costa

Professor

Filipa Silveira

Professor

 Mª Augusta Ferreira

Professor 

Paulo Silva 

 

 

 

 

 

 

Prevenção Rodoviária:

Responsável

João Alfredo

 

 

 

EPS:

Responsável

Ana Cristina Lemos Rodrigues

  


 

 

Música:

Responsável

Ana Maria Alves

Professor 

Fernanda

 

 

 


Teatro:

Responsável

Clotilde Santos

Professor 

Eugénia Figueiredo 

  

 

 

 


Clube de Artes:

Responsável

Eugénia Figueiredo

Professor 

 Sara Bogarim

Já começou a votação on-line!

 A votação é feita online e para proceder à mesma será necessário cada utilizador fazer o registo no site.

  1. Cada utilizador só pode votar uma só vez na mesma árvore, contudo pode votar em vários trabalhos/árvores apresentadas.
  2. A votação só tem início após a colocação de todos os trabalhos online ou seja, dia 21 de Dezembro e decorrerá até dia 21 de Janeiro (inclusive).
  3. A divulgação dos trabalhos vencedores será no dia 28 de Janeiro: as 10 árvores mais votadas em cada escalão.

Votação em: http://natalamarelo.simenoamarelo.pt

ITIC

A iniciativa “Aprender e Inovar com TIC” tem como finalidade a promoção da utilização educativa das TIC, com vista à melhoria das aprendizagens dos alunos, através da rentabilização dos equipamentos disponíveis nas escolas.

Encontram-se disponíveis algumas informações para todos os Docentes no respectivo separador (Comunidade - Professores), a Portaria n.º 1181/2010, de 16 de Novembro - que vem estabelecer orientações para o reordenamento da rede escolar e os procedimentos de criação, alteração e extinção dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, bem como de estabelecimentos públicos de ensino. Estão ainda disponíveis alguns Ofícios Circulares tais como: Despacho n.º 15248-A/2010 - Progressão na Carreira Docente; Formação Contínua - Orientações/Esclarecimento e Ponderação Curricular - Docentes em exercício de cargos ou funções cujo estatuto salvaguarde o direito de progressão na carreira de origem.

Para aceder a mais informações relacionadas com a Carreira Docente pode consultar o Portal da DGRHE (Direcção Geral dos Recursos Humanos da Educação).

Objectivos Gerais:

 

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O Clube de Desporto Escolar contribui para a consecução do Projecto Educativo de Escola através da formação de hábitos, atitudes e conhecimentos dos alunos nas diferentes práticas lúdicas e desportivas. Pretende promover também comportamentos promotores de saúde, de hábitos de vida saudáveis e de uma regular prática de actividade física desportiva. Afirma-se como uma actividade privilegiada para o desenvolvimento da consciência crítica, dos conhecimentos cientifico-pedagógicos e da responsabilidade individual e colectiva. Tem por fim o propósito de oferecer à população discente, prática desportiva de cariz competitivo que alargue os conhecimentos técnicos, tácticos e regulamentares, bem como habilidades motoras, de determinadas modalidades desportivas.


Hoje em dia as actividades desportivas e o desporto constituem uma linguagem que todas as pessoas falam. O desporto é muito importante na vida dos alunos, pois permite vivenciar vitórias, mas também derrotas, tornando-se assim uma forma de aprendizagem muito útil e eficaz. A escola está interessada em proporcionar aos alunos a prática das actividades físicas e do desporto, através do Clube de Desporto Escolar. A sua prática envolve duas componentes: uma interna, dentro da escola, e outra externa, que se traduz em competições com outras escolas. 

Mais informações sobre o Desporto Escolar em:

http://www.eaemangualde.com/

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/desporto/Paginas/default.aspx

http://www.cevde.no.sapo.pt

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Clube das Artes e Restauros

As áreas que se pretendem explorar são: o desenho, a pintura, a escultura, a cerâmica, a pirogravura, o restauro, a reciclagem de materiais, a fotografia, a informática, o vídeo e o design gráfico.
O Atelier de Artes e Restauro será dinamizado nos seguintes dias da semana: segunda-feira, quinta-feira e sexta-feira do 12h:15 às 13:00h pelos seguintes professores: Isabel Saraiva, Paulo Moura, Antonieta Fialho e Marcelino Correia.
O clube propõe, entre outras actividades, a desenvolver ao longo do Ano Lectivo, que visam o enriquecimento cultural dos alunos e da própria escola, continuar com o projecto iniciado no Ano Lectivo de 2006/07 (Conjunto Escultórico), assim como o Restauro/ Conservação/ Reciclagem de objectos de vários materiais e Pintura Mural.

 

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Clube da Ciência Viva

O Clube Ciência Viva, com o projecto “Carro Solar Nelas,” procura sensibilizar a comunidade de uma região para a utilização de energias alternativas, bem como, criar condições propiciadoras do desenvolvimento de competências de índole científica, tecnológica e ambiental nos alunos. Neste âmbito o clube tem à sua responsabilidade a manutenção do veículo solar alfa-sun. No entanto, as actividades a desenvolver, pretendem ser mais abrangentes e ir de encontro aos interesses dos alunos. Com base neste contexto e seguindo uma orientação CTS, considera-se muito interessante a investigação e construção de dispositivos que evidenciem de forma inequívoca conceitos subjacentes ao estudo da ciência nomeadamente, da Física e da Química.
Tem como objectivos:

Desenvolver competências de índole científica e tecnológica nos alunos;

Utilizar a metodologia de resolução de problemas por via experimental;

Compreender que os recursos naturais são finitos, uma vez que a rapidez do seu gasto excede largamente a da sua formação;

Associar a sustentabilidade da vida na Terra ao desenvolvimento e utilização de fontes de energia alternativas, à preservação do ambiente e dos recursos naturais.

O Clube será responsável pela dinamização da 4ª edição do “Ciência em Acção” onde será efectuada a divulgação dos trabalhos desenvolvidos.

 

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Rádio Escolar

A Rádio Escolar funciona durante o intervalo da manhã e à hora do almoço, dinamizada por alunos e/ou professores com objectivos lúdicos. Este ano, a Associação de Estudantes fez uma parceria com a Biblioteca e elaboraram um programa com o objectivo de divulgar actividades a decorrer na escola, lembrar acontecimentos e divulgar música variada ao gosto dos alunos.

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Clube de Robótica

O clube de Robótica surge do empenho em divulgar a aprendizagem das diversas vertentes da robótica: construção, programação e controlo. Pretende desenvolver atividades que permitam promover situações de aprendizagem como comandos básicos para efetuar percursos, usar sensores para desenhar figuras geométricas e para criar situações mais elaboradas.

As áreas abrangidas utilizam os conhecimentos desenvolvidos ao longo do percurso escolar dos alunos e  pretende complementar os conhecimentos aquiridos nas aulas possibilitando a sua aplicação prática.