DESCRIÇÃO DO PROJETO


À Biblioteca Escolar é reconhecido um papel determinante na dinâmica da Escola, nomeadamente o seu contributo para a criação de hábitos de leitura e a promoção das literacias centradas no aluno.

Numa sociedade cada vez mais de informação, o livro em formato físico tem, cada vez mais, perdido espaço para o livro eletrónico.

 

Desta forma, urge acompanhar estas tendências e fornecer meios e estruturas (Biblioteca Digital) para que alunos e professores possam estar a par destas novas tecnologias de acesso à informação e servir-se delas para melhorar os níveis de literacia da nossa população.

 

Este projeto, que abrange todos os anos de escolaridade do 1º CEB, tem como principal função a promoção da leitura em contexto domiciliário, desde o pré – escolar até ao 3.º ano.

 

No 4.º ano, o projeto promove a escrita e criação de textos de forma autónoma em contexto de sala de aula/BE. Desta forma, ao longo dos períodos, os alunos são sensibilizados para a criatividade com a produção de textos/contos/poemas a partir de sugestões que os docentes fazem para cumprirem os objetivos da oficina de formação que frequentam. Desses textos far-se-á uma seleção e, a posteriori, serão transformados em livros digitais e/ou livros interativos recorrendo a software adequado. Os mesmos serão públicos após construção de uma plataforma que albergue os materiais produzidos.

 

Os tablets terão uma função preponderante nesta fase, já que promoverão os trabalhos realizados e permitirão a partilha dos mesmos em diferentes estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo em contexto de sala de aula, motivando, desta forma, os alunos para a leitura, bem como para a construção de novos ebooks.

 

AE NELAS | 2018