2015_16

2016_17

2017_18

LER E OUVIR  //

RESIDÊNCIA SÃO DOMINGOS D' ALGERAZ

Durante a Festa Literária de Nelas, os alunos do 9.º ano de EMERC e a professora Sandra Póvoas visitaram a Lar de S. José e a Residência de S. Domingos, com intuito de trazer algumas leituras a quem ainda não esqueceu o prazer da leitura,  mas que já não o faz como antigamente.

Foram momentos bastante animados, onde a leitura e música estiveram de mãos dadas graças à animação destes jovens, a eles um grande bem haja.

Aqui ficam algumas imagens e uma promessa de voltar novamente para o ano.

TEATRO  //

O ROUBO DAS BARCAS E OUTROS DRAMAS FELIZES”

Na noite de sexta-feira, dia 15 de abril, a comunidade educativa teve oportunidade de assistir, no Cineteatro de Nelas, ao espetáculo “O ROUBO DAS BARCAS E OUTROS DRAMAS FELIZES” que integrou a Semana Literária – Elos de Leitura, projeto criado em colaboração com a Câmara Municipal.

A atividade, coordenada e apresentada pelo professor Bibliotecário, Bruno Cardina, desdobrou-se em momentos distintos com elos literários:

- Poesia, pela voz de alunos da EBFA, professores e os (in) oportunos “Homens do Fraque” – professores João Rui e Rui Fonte (da Fundação da Lapa do Lobo), que nos permitiram acertar contas com a poesia…;

- Teatro – com a participação da turma do 4º A, que apresentou uma peça baseada no conto que nos fez pensar, “O Gigante Egoísta”, de Óscar Wilde, e o Grupo de Teatro da EBFA, que levou ao palco um conjunto de textos bem humorados, porque rir faz bem – “O Roubo das Barcas”, “O amor” e “Pai e Filho”;

- Música – com a participação da aluna do Ensino Articulado, Filomena Andrade e do professor Rui Fonte, que criaram um elo perfeito entre a poesia e música.

LEITURAS //

LI, GOSTEI POR QUE...

 

CONCURSOS //

LEITURA EM VOZ ALTA [LEVA]

O 3º Concurso Leitura do Final em Voz Alta, bem como a entrega dos prémios aos alunos que participaram no Concurso Leitura a Par que visa promover a leitura nos mais novos.

Na competição de quem melhor lia, estiveram presentes  alunos dos Agrupamentos de Nelas, Canas de Senhorim e do Jardim Escola João de Deus, do 3º aos 5º anos de escolaridade.

Foram momentos de grande emoção, competição e alegria, mais uma vez organizado pela Rede Biblioteca de Nelas com o grande apoio da Fundação Lapa do Lobo.

 

 

PROJETO 3OL //

 

A expressão oral requer que quem aprende saiba não só utilizar aspectos específicos da linguagem como regras gramaticais, pronúncia ou vocabulário (competência linguística), mas que compreenda também quando, porquê e como produzir o discurso (competência sociolinguística). Finalmente, a expressão oral envolve capacidades, estrutura e convenções diferentes da expressão escrita (Burns e Joyce, 1997; Carter e McCarthy, 1995; Cohen, 1996). Um bom orador sintetiza este conjunto de capacidades e conhecimento para ser bem sucedido numa dada produção discursiva.

Desta forma este projeto visa:

1. Aumentar a fluência na leitura.

2. Melhorar as competências linguística e sociolinguística através da oralidade, recorrendo à construção de pequenos contos ou discussão de temas e ao uso correto dos articuladores e conectores de discurso.

3. Consolidar competências narrativas e na descrição física e psicológica de personagens.

4. Fortalecer a articulação entre níveis de ensino.

5. Fomentar o gosto e os hábitos de leitura de qualidade.

CADERNETA DA LEITURA|18 //

 

Que livros os nossos lêem mai? Como fazem eles esta seleção? Será que poderia haver uma lista de livros orientasse este processo?

São algumas das questões que fizeram com que este projeto, já em prática no 1.º CEB e com bons resultados, fosse agora implantado noutros ciclos de escolaridade com objetivo fomentar a leitura de uma forma lúdica, através do preenchimento de uma caderneta de leitura com títulos aconselhados por docentes de diferentes áreas.

Pretende-se assim, envolver toda a comunidade educativa, em prol de uma leitura orientada, com a principal preocupação de formar o aluno em diferentes áreas, da forma mais ecléctica possível.

VÍDEO

 

https://vimeo.com/215824536

PROJETO LER PARA ESCREVER //

Este projeto visa desenvolver nos alunos do 5ºs e 6ºs anos, o prazer da escrita através da leitura.

Para tal foram organizadas numa primeira fase várias oficinas de escrita criativa com o objectivo de criar o gosto pela escrita/leitura e numa fase mais avançada, transpor esta metodologia  da escrita criativa para o ambiente digital através do Storybird, culminando com um concurso de Contos relacionado com a temática da Semana da Leitura.

Ficam aqui os finalistas.

 

O Mistério das árvores faladoras

 

Semear palavras, ouvir as árvores.

 

A Floresta Encantada

 

A menina adulta e a árvore

 

 

CONCURSOS //

LEITURA EM VOZ ALTA [LEVA]

Concurso Leitura do Final em Voz Alta, bem como a entrega dos prémios aos alunos que participaram no Concurso Leitura a Par que visa promover a leitura nos mais novos.

Na competição de quem melhor lia, estiveram presentes  alunos dos Agrupamentos de Nelas, Canas de Senhorim e do Jardim Escola João de Deus, do 3º aos 6º anos de escolaridade.

Foram momentos de grande emoção, competição e alegria, mais uma vez organizado pela Rede Biblioteca de Nelas com o grande apoio da Fundação Lapa do Lobo como já tradição.

 

AE NELAS | 2018