2015//16

FEIRA DO LIVRO  // EBFA

 

Decorreu entre os dias 9 e 16 de dezembro, a Feira do Livro do AEN tendo como principal objetivo  a promoção da leitura junto da comunidade educativa. De referir que esta atividade contou com a colaboração da Biblioteca Municipal de Nelas, que emprestou as sua instalações, para que desta forma um maior número de leitores tivesse acesso a esse tão bem precioso que é o livro.

De forma a abrilhantar este evento, a feiras contou ainda com  a presença do arquiteto Pitum Keill do Amaral, que fez as delícias dos alunos da EBFA ao apresentar o seu raríssimo livro "Zbiriguidófilo" em diferentes sessões ao longo da semana.

 ESCRITA EM AMBIENTE DIGITAL//

VIAGEM À TERRA NATAL

 

De forma a comemorar esta época natalícia, os alunos dos 5º B/C DA EBFA, criaram este belo no Storybird contado com a preciosa ajuda da prof. Clotilde Santos e com uma pequena colaboração da Biblioteca Escolar.

Fica aqui patente a forma como a imagem, som e texto, são uma excelente forma de promover a escrita em ambiente digital, e como alunos e professores a sabem por vezes tão bem aproveitar estes recursos.

 

 

 

 

 

EFEMÉRIDES //

DIA DOS DIREITOS HUMANOS

 

No dia 10 de dezembro os alunos dos 8ºs anos do AE Nelas, deslocaram-se ao multisusos da CMN, para aí abordarem uma temática tantas vezes esquecida, os Direitos Humanos.

Nesta data tão icónica, os alunos assistiram a um trabalho realizado pela aluna Mariana Pereira, baseada na vida e obra de Anne Frank, contando com a ajuda preciosa da professora Margarida Teixeira e com a colaboração da Biblioteca Escolar.

No final os alunos assistiram ao filme "A rapariga que roubava livros",  baseado no livro do mesmo nome de Markus Zusak.

Fica patente a importância da comemoração desta data, já que cada vez mais assistimos aos atropelos destes direitos.

 

ENCONTRO  DE AUTOR //

CONCEIÇÃO TOMÉ

 

A escritora e professora Conceição Tomé mora em Viseu, “dentro” de bibliotecas. Por gostar tanto dos livros com que partilha esse importante espaço da sua vida, decidiu escrever outras histórias, que pudessem fazer parte da vida dos alunos e de todos os que gostam de livros. E escreveu “O Caderno do avô Heinrich”, a partir de uma história «de um avô que viveu uma história verdadeira numa guerra que não se pode repetir».

E foi para falar do seu livro que a escritora esteve na inauguração da Feira do Livro da EBFA, que teve lugar na Biblioteca Municipal, no dia quatro de dezembro. Para a conhecer rumaram à biblioteca os alunos das turmas B e C do 5º ano e da turma B, do 6º ano. Numa profícua e simpática conversa com a escritora, os alunos ficaram especialmente sensibilizados para a importância do respeito que os seres humanos devem promover e ter uns pelos outros.

 

PORQUE AS GUERRAS ACABAM QUANDO TODOS QUISERMOS.

AE NELAS | 2018